Artigo 48 da Lei nº 8.213 de 24 de Julho de 1991

LBPS - Lei nº 8.213 de 24 de Julho de 1991

Dispõe sobre os Planos de Benefícios da Previdência Social e dá outras providências.
Subseção II
Da Aposentadoria por Idade
Art. 48. A aposentadoria por idade será devida ao segurado que, cumprida a carência exigida nesta Lei, completar 65 (sessenta e cinco) anos de idade, se homem, e 60 (sessenta), se mulher. (Redação dada pela Lei nº 9.032, de 1995)
Parágrafo único. A comprovação de efetivo exercício de atividade rural será feita com relação aos meses imediatamente anteriores ao requerimento do benefício, mesmo que de forma descontínua, durante período igual ao da carência do benefício, ressalvado o disposto no inciso II do art. 143.
(Revogado)
§ 1o Os limites fixados no caput são reduzidos para sessenta e cinqüenta e cinco anos no caso de trabalhadores rurais, respectivamente homens e mulheres, referidos na alínea a do inciso I, na alínea g do inciso V e nos incisos VI e VII do art. 11. (Redação Dada pela Lei nº 9.876, de 26.11.99)
§ 2º Para os efeitos do disposto no parágrafo anterior, o trabalhador rural deve comprovar o efetivo exercício de atividade rural, ainda que de forma descontínua, no período imediatamente anterior ao requerimento do benefício, por tempo igual ao número de meses de contribuição correspondente à carência do benefício pretendido. (Incluído pela Lei nº 9.032, de 1995)
(Revogado)
§ 2º Para os efeitos do disposto no parágrafo anterior, o trabalhador rural deve comprovar o efetivo exercício de atividade rural, ainda que de forma descontínua, no período imediatamente anterior ao requerimento do benefício, por tempo igual ao número de meses de contribuição correspondente à carência do benefício pretendido. (Incluído pela Lei nº 9.032, de 1995)
§ 3o Os trabalhadores rurais de que trata o § 1o deste artigo que não atendam ao disposto no § 2o deste artigo, mas que satisfaçam essa condição, se forem considerados períodos de contribuição sob outras categorias do segurado, farão jus ao benefício ao completarem 65 (sessenta e cinco) anos de idade, se homem, e 60 (sessenta) anos, se mulher. (Incluído pela Lei nº 11,718, de 2008)
§ 4o Para efeito do § 3o deste artigo, o cálculo da renda mensal do benefício será apurado de acordo com o disposto no inciso II do caput do art. 29 desta Lei, considerando-se como salário-de-contribuição mensal do período como segurado especial o limite mínimo de salário-de-contribuição da Previdência Social. (Incluído pela Lei nº 11,718, de 2008)

Petição - TJSP - Ação Urbana (Art. 48/51) - Procedimento Comum Cível

EXCELENTÍSSIMO(A) SENHOR(A) DOUTOR(A) JUIZ(A) DA E. 1a VARA CÍVEL DA COMARCA DE ORLÂNDIA (SP). 1a Vara Cível Processo n.° Benefício Previdenciário , já devidamente qualificada nos presentes autos de…

Petição - TJSP - Ação Rural (Art. 48/51) - Procedimento Comum Cível - contra Instituto Nacional do Seguro Social - Inss

EXCELENTÍSSIMO (A) SENHOR (A) DOUTOR (A) JUIZ (A) DE DIREITO DA VARA ÚNICA DA COMARCA DE ARTUR NOGUEIRA- SP. AUTOS N.° AUTOR (A): RÉU: INSTITUTO NACIONAL DO SEGURO SOCIAL - INSS O INSTITUTO NACIONAL…

Petição Inicial - TJSP - Ação de Aposentadoria por Idade Rural - Procedimento Comum Cível

EXCELENTÍSSIMO(a) SENHOR(a) DOUTOR(a) JUIZ(a) DE DIREITO DA VARA CIVEL DA COMARCA DE PEDREGULHO-SP. , brasileira, viúva, rurícola, portadora do RG e CPF , nascida em 17 de julho de 1958, residente e…

Petição Inicial - TJSP - Ação de Aposentadoria por Idade Hibrida - Procedimento Comum Cível

EXCELENTÍSSIMO SENHOR DOUTOR JUIZ DE DIREITO DA VARA CÍVEL DA COMARCA DE ILHA SOLTEIRA - ESTADO DE SÃO PAULO. , Brasileira, Casada, Dona de Casa/ Do Lar, portadora do RG. SOB. N. -SSP/SP e inscrita…

Petição Inicial - TJSP - Ação de Aposentadoria Rural por Idade - Procedimento Comum Cível - contra Instituto Nacional do Seguro Social - Inss

EXCELENTÍSSIMO(a) SENHOR(a) DOUTOR(a) JUIZ(a) DE DIREITO DA COMARCA DE MACAUBAL/SP. , brasileiro, casado, trabalhador rural, portador do RG sob o n° 10.486.937 e do CPF n° , residente e domiciliado…

Petição Inicial - TJSP - Ação Aposentadoria por Idade Rural - Procedimento Comum Cível

EXCELENTÍSSIMO SENHOR DOUTOR JUIZ DE DIREITO DA VARA CÍVEL DA COMARCA DE ITAÍ, ESTADO DE SÃO PAULO. Distribuição Inicial , brasileiro, casado, trabalhadora rural, nascido em 21.04.1942 (76 anos),…

Petição Inicial - TJSP - Ação de Concessão de Benefício Previdenciário de Aposentadoria por Idade - Procedimento Comum Cível

EXCELENTÍSSIMO SENHOR DOUTOR JUIZ ÚNICA VARA DA COMARCA DE URÂNIA, ESTADO DE SÃO PAULO; , brasileira, casada, lavradora, portadora da cédula de identidade RG: e do CPF: , residente e domiciliada no…

Petição Inicial - TJSP - Ação Ordinária Previdenciária - Procedimento Comum Cível

ADVOCACIA-GERAL DA UNIÃO PROCURADORIA-GERAL FEDERAL PROCURADORIA SECCIONAL FEDERAL EM SOROCABA-SP EXCELENTÍSSIMO (A) SENHOR (A) DOUTOR (A) JUIZ (A) DE DIREITO DA 1.a VARA CÍVEL DA COMARCA DE CAPÃO…

Petição - TJSP - Ação Direito Previdenciário - Procedimento Comum Cível

Excelentíssimo Senhor Doutor Juiz de Direito da 3a Vara Cível da Comarca de Mogi Guaçu, Estado de São Paulo Requerente(a): Requerido(a): O , autarquia federal, representado pela Advocacia-Geral da…

Recurso - TJSP - Ação Urbana (Art. 48/51) - Procedimento Comum Cível

EXMO. SR. DR. JUIZ DE DIREITO DA 2a VARA CÍVEL DA COMARCA DE PORTO FELIZ/SP Autos número: 2° OFÍCIO CÍVEL DA COMARCA DE PORTO FELIZ/SP , já qualificada nos autos da ação em epígrafe , por seus…