Art. 42, § 1 da Lei de Benefícios da Previdência Social - Lei 8213/91

LBPS - Lei nº 8.213 de 24 de Julho de 1991

Dispõe sobre os Planos de Benefícios da Previdência Social e dá outras providências.
Subseção I
Da Aposentadoria por Invalidez
Art. 42. A aposentadoria por invalidez, uma vez cumprida, quando for o caso, a carência exigida, será devida ao segurado que, estando ou não em gozo de auxílio-doença, for considerado incapaz e insusceptível de reabilitação para o exercício de atividade que lhe garanta a subsistência, e ser-lhe-á paga enquanto permanecer nesta condição.
§ 1º A concessão de aposentadoria por invalidez dependerá da verificação da condição de incapacidade mediante exame médico-pericial a cargo da Previdência Social, podendo o segurado, às suas expensas, fazer-se acompanhar de médico de sua confiança.
Lindoval Veiga, Advogado
há 5 meses

Aposentadoria e seus desdobramentos

de Benefícios da Previdência Social e o regramento infraconstitucional disposto no Art. 18 da Lei 8.213 /91 assim prevê: Art. 18.... A maioria envolvida com o direito agrário. Na redação original …

Benefícios previdenciários: Regras aplicáveis ao bóia-fria

1 - Introdução O tema versado no presente artigo gera muita discussão no âmbito da prática de direito previdenciário e se relaciona aos direitos do trabalhador rural bóia-fria. Há dissídios acerca do…
há 3 anos

A aposentadoria como prestação previdenciária primordial: conceito e modalidades

No que concerne à prestação de benefícios da Previdência Social no Brasil, o art. 1º da Lei nº 8.213 /91 1 elenca as hipóteses que poderão ser cobertas pelo plano de benefícios, como a incapacidade,…