Artigo 41 da Lei nº 8.213 de 24 de Julho de 1991

LBPS - Lei nº 8.213 de 24 de Julho de 1991

Dispõe sobre os Planos de Benefícios da Previdência Social e dá outras providências.
Art. 41. (Revogado pela lei nº 11.430, de 2006)
Art. 41-A. O valor dos benefícios em manutenção será reajustado, anualmente, na mesma data do reajuste do salário mínimo, pro rata, de acordo com suas respectivas datas de início ou do último reajustamento, com base no Índice Nacional de Preços ao Consumidor - INPC, apurado pela Fundação Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística - IBGE. (Incluído pela Lei nº 11.430, de 2006)
§ 1o Nenhum benefício reajustado poderá exceder o limite máximo do salário-de-benefício na data do reajustamento, respeitados os direitos adquiridos.(Incluído pela Lei nº 11.430, de 2006)
§ 2o Os benefícios com renda mensal superior a um salário mínimo serão pagos do primeiro ao quinto dia útil do mês subseqüente ao de sua competência, observada a distribuição proporcional do número de beneficiários por dia de pagamento. (Redação dada pelo Lei nº 11.665, de 2008).
§ 3o Os benefícios com renda mensal no valor de até um salário mínimo serão pagos no período compreendido entre o quinto dia útil que anteceder o final do mês de sua competência e o quinto dia útil do mês subseqüente, observada a distribuição proporcional dos beneficiários por dia de pagamento. (Redação dada pelo Lei nº 11.665, de 2008).
§ 4o Para os efeitos dos §§ 2o e 3o deste artigo, considera-se dia útil aquele de expediente bancário com horário normal de atendimento. (Redação dada pelo Lei nº 11.665, de 2008).
§ 5o O primeiro pagamento do benefício será efetuado até quarenta e cinco dias após a data da apresentação, pelo segurado, da documentação necessária a sua concessão. (Incluído pelo Lei nº 11.665, de 2008).
§ 6o Para os benefícios que tenham sido majorados devido à elevação do salário mínimo, o referido aumento deverá ser compensado no momento da aplicação do disposto no caput deste artigo, de acordo com normas a serem baixadas pelo Ministério da Previdência Social. (Incluído pelo Lei nº 11.665, de 2008).
Bruno Dias, Advogado
há 11 meses

Como Calcular o Valor da Aposentadoria por Incapacidade Permanente Após a Reforma da Previdência?

foi modificado. Anteriormente , o art. 41 da Lei n. 8.213 /1991 previa que o valor corresponderia a 100% do SB (salário... e desmistificada. FONTES IN n. 77/2015 do INSS Lei n. 8.213 /1991 Portaria …

Como calcular o valor da Aposentadoria por Incapacidade Permanente após a Reforma da Previdência?

por incapacidade permanente foi modificado. Anteriormente , o art. 41 da Lei n. 8.213/1991 previa que o valor corresponderia..., um outro benefício deve ser requerido, denominado auxílio-doença. …

A revisão do teto previdenciário e a decisão do STF no Recurso Extraordinário Nº. 564.354/SE

Resumo: O presente trabalho visa analisar as hipóteses de cabimento da Revisão do Teto Previdenciário, bem como as disposições legais relativas à reposição da renda mensal do benefício pelo…
Matheus Zurita, Advogado
há 2 anos

Como transformar a demora na análise de benefício previdenciário em indeferimento administrativo?

Em nosso artigo anterior, escrevemos sobre a demora na análise dos benefícios previdenciários (INSS) e o que poderia ser feito, para que a Administração Pública analisasse estes requerimentos,…
Matheus Zurita, Advogado
há 2 anos

A demora excessiva na análise dos benefícios pelo INSS e o que pode ser feito pelo poder judiciário.

Como todos estão cansados de saber, o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) sofre, constantemente, com a falta de servidores, aparelhagem e demais situações que caracterizam um verdadeiro caos…

A demora na realização de Perícia Médica pela previdência Social

A DEMORA NA REALIZAÇÃO DE PERÍCIA MÉDICA E SEUS REFLEXOS NO SEGURADO PELA PREVIDÊNCIA SOCIAL BONFANTI, Maria Pires da Silva [1] GOUVEIA, Carlos Alberto Vieira de [2] RESUMO O presente estudo tem como…
Hewdy Lobo, Médico Psiquiatra
há 5 anos

Como são as perícias psiquiátrico-forenses no Direito do Trabalho?

No mundo moderno ao qual nos encontramos é volumosa a contribuição dos transtornos mentais na formação de incapacidade laborativa. Com isto há a grande necessidade de avaliações psiquiátrico-forenses…

Direito Previdenciário – Seguridade Social

EVOLUÇÃO HISTÓRICA: SISTEMA DE PROTEÇÃO SOCIAL São quatro fases: Assistência Privada Assistência Pública Seguro Social Seguridade Social A) ASSISTÊNCIA PRIVADA: Anterior ao Séc. XVII. Ausência do…
Guilherme Teles, Advogado
há 6 anos

Princípios norteadores da Previdência Social

A base do sistema jurídico parte dos princípios, os quais estão presentes de maneira mais maciça na própria Constituição Federal de 1988. Assim sendo, conforme os princípios da Seguridade Social, os…