Art. 22 da Lei de Benefícios da Previdência Social - Lei 8213/91

LBPS - Lei nº 8.213 de 24 de Julho de 1991

Dispõe sobre os Planos de Benefícios da Previdência Social e dá outras providências.
Art. 22. A empresa ou o empregador doméstico deverão comunicar o acidente do trabalho à Previdência Social até o primeiro dia útil seguinte ao da ocorrência e, em caso de morte, de imediato, à autoridade competente, sob pena de multa variável entre o limite mínimo e o limite máximo do salário de contribuição, sucessivamente aumentada nas reincidências, aplicada e cobrada pela Previdência Social. (Redação dada pela Lei Complementar nº 150, de 2015)
§ 1º Da comunicação a que se refere este artigo receberão cópia fiel o acidentado ou seus dependentes, bem como o sindicato a que corresponda a sua categoria.
§ 2º Na falta de comunicação por parte da empresa, podem formalizá-la o próprio acidentado, seus dependentes, a entidade sindical competente, o médico que o assistiu ou qualquer autoridade pública, não prevalecendo nestes casos o prazo previsto neste artigo.
§ 3º A comunicação a que se refere o § 2º não exime a empresa de responsabilidade pela falta do cumprimento do disposto neste artigo.
§ 4º Os sindicatos e entidades representativas de classe poderão acompanhar a cobrança, pela Previdência Social, das multas previstas neste artigo.
§ 5o A multa de que trata este artigo não se aplica na hipótese do caput do art. 21-A. (Incluído pela Lei nº 11.430, de 2006)

Formas de garantia de emprego

aos empregados da indústria e comercio, que ainda não tinham benefícios concedidos pela Previdência Social. Destaca... causa, prevendo indenização compensatória. Cumpre esclarecer que a Lei

Síndrome de Burnout: uma doença ocupacional

de Trabalho (CAT), nos termos do artigo 22 da Lei 8.213 /91 ( http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l8213cons... de 12 meses (artigo 118 da Lei 8.213 /91) após a alta médica. Por fim, o …
Sergio Canella, Advogado
há 8 meses

Acidente de trajeto: A Reforma trabalhista e os impactos no Direito Previdenciário

8.213/91 A Lei 8213/91 dispõe sobre os planos de benefício da Previdência Social. O art. 18 apresenta o rol de prestações.... A empresa que não fornecer a CAT dentro do prazo legal estabelecido …

Gestão em Segurança e Saúde no Trabalho a partir do eSocial

RESUMO O artigo visa contextualizar a a gestão em Segurança e Saúde no Trabalho - SST com a entrada em vigor do eSocial, aproveitando a oportunidade para que as empresas efetivem a melhora nas…

Direitos que garantem a permanência no emprego e evitam demissões

Com as constantes demissões que atingem o mercado de trabalho e o desemprego chegando aos níveis mais altos da história recente, as pessoas que conseguiram se manter no emprego podem ter a…

Saiba mais: Repercussão Jurídica da Queimadura e Acidentes.

Saiba mais: Repercussão Jurídica da Queimadura e Acidentes. Curitiba, 03 de julho de 2018, terça-feira, 15h25. Graças a DEUS por mais um dia. Aleluia JESUS Amado. "Antes, crescei na graça e no…

Acidentes do trabalho e doenças ocupacionais, a repercussão no sistema previdenciário

Letícia Almeida Morais - Graduada em Direito pela FAPAM – Faculdade de Pará Minas (2013). Resumo: O presente artigo tem a proposta de apresentar os acidentes do trabalho e doenças ocupacionais e a…

Acidente de Trabalho

O QUE É? Conforme dispõe a Lei n. 8.213/1991: Art. 19. Acidente do trabalho é o que ocorre pelo exercício do trabalho a serviço de empresa ou de empregador doméstico ou pelo exercício do trabalho dos…
Fabio Medeiros, Advogado
há 2 anos

A nova CLT e o acidente no percurso para o trabalho

Artigo originalmente publicado no portal JOTA em 27/8/2017:  https://jota.info/artigos/a-nova-clt-e-o-acidente-no-percurso-para-o-trabalho-28072017 Fabio Medeiros  - Advogado empresarial Trabalhista…
Cintia  Sousa, Advogado
há 2 anos

A responsabilidade do empregador nos casos de acidente do trabalho à luz do artigo 120 da lei 8213/91.

Por: Cíntia Moreira Fonseca de Sousa e  Professor Dr. Carlos Alberto Vieira de Gouveia. RESUMO       A negligência das empresas frente as normas de segurança no ambiente de trabalho e o crescente…