Artigo 17 da Lei nº 4.504 de 30 de Novembro de 1964

Lei nº 4.504 de 30 de Novembro de 1964

Dispõe sobre o Estatuto da Terra, e dá outras providências.
Art. 17. O acesso à propriedade rural será promovido mediante a distribuição ou a redistribuição de terras, pela execução de qualquer das seguintes medidas:
a) desapropriação por interesse social;
b) doação;
c) compra e venda;
d) arrecadação dos bens vagos;
e) reversão à posse (Vetado) do Poder Público de terras de sua propriedade, indevidamente ocupadas e exploradas, a qualquer título, por terceiros;
f) herança ou legado.

A Função Social da Propriedade Rural

urbano é classificado imóvel urbano. Para Estatuto da Terra , Lei 4.504 , de 30 de novembro de 1964, em seu artigo 4... e V, e no artigo 46, § 1º, alínea b, da Lei 4.504 , de 30 de novembro
Andreas Miranda, Advogado
há 6 meses

Arrendamento e Parceria Rural

. BRASIL. Lei 4.504 /64 . Brasília, 1964. Disponível em: ">http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l4504.htm> . Acesso... sua eficácia. DOS ELEMENTOS CONTRATUAIS Conforme a própria previsão …

Limites à remuneração do arrendamento rural

Por contra do forte dirigismo presente nas normas agrarias que regem os contratos, observamos que o Estado por vezes mingua o interesse das partes contratantes, tendo o escopo de defender os…

Contrato de Arrendamento Rural X Contrato de Parceria Rural

É sabido que no âmbito rural a maioria dos contratos são realizados verbalmente, e por esse motivo nem sempre a natureza do contrato fica precisamente delineada. Os contratos de arrendamentos e…
Adriana Nobre, Advogado
há 4 anos

Contratos Agrários: Arrendamento e parceria e suas peculiaridades

Nas relações contratuais que versam sobre a posse e o uso de imóveis rurais, destinadas a implantação de atividades rurícolas (agrícolas, pecuária, agroindustrial, extrativista e mista), não é…