Artigo 3 da Lei nº 5.889 de 08 de Junho de 1973

Lei nº 5.889 de 08 de Junho de 1973

Estatui normas reguladoras do trabalho rural.
Art. 3º - Considera-se empregador, rural, para os efeitos desta Lei, a pessoa física ou jurídica, proprietário ou não, que explore atividade agro-econômica, em caráter permanente ou temporário, diretamente ou através de prepostos e com auxílio de empregados.
§ 1º Inclui-se na atividade econômica, referida no "caput" deste artigo, a exploração industrial em estabelecimento agrário não compreendido na Consolidação das Leis do Trabalho.
(Revogado)
§ 1º Inclui-se na atividade econômica, referida no "caput" deste artigo, a exploração industrial em estabelecimento agrário não compreendido na Consolidação das Leis do Trabalho.
§ 2º Sempre que uma ou mais empresas, embora tendo cada uma delas personalidade jurídica própria, estiverem sob direção, controle ou administração de outra, ou ainda quando, mesmo guardando cada uma sua autonomia, integrem grupo econômico ou financeiro rural, serão responsáveis solidariamente nas obrigações decorrentes da relação de emprego.
Vinicius a Ramos, Estudante de Direito
há 10 meses

O Trabalhador Rural e Seus Aspectos

O TRABALHADOR RURAL E SEUS ASPECTOS CENTRO DE ENSINO SUPERIOR DOS CAMPOS GERAIS RESUMO O presente artigo visa debater brevemente a relação do trabalho rural dando ênfase no trabalhador rural buscando…
1
0

Direito do Trabalho: Conceito de Empregador, suas características e Configuração de Grupo Econômico.

1 - Conceito de Empregador e suas características: O empregador é um dos elementos que compõem o contrato de trabalho, sendo aquele que assume o risco do negócio, admitindo funcionários, assalariando…
2
0

Trabalho no campo – Conheça as 5 principais formas

O agro emprega 19 milhões de pessoas e representa 20% dos empregos formais Trabalho no campo – Conheça as 0 principais formas de trabalho do setor que mais tem crescido no Brasil e gerado empregos: o…
1
0
Gabriel Pacheco, Advogado
há 2 anos

Empregado Rural e a Relação de emprego do Rurícola

   O Direito do Trabalho voltado ao trabalhador do campo passou por fases de evolução legislativa que conferiram equiparação do trabalho rural ao urbano. Tanto é verdade que a CF/88 assim dispõe:…
11
0
Suzuki Pereira, Advogado
há 2 anos

Resumo: Empregado Rural

1. AMPARO LEGAL Art. 7º, caput, CF: Determina a isonomia de direitos entre trabalhadores urbanos e rurais; Lei 5.889/73; e Decreto Regulamentador 73.626/74. 2. CONCEITO E CARACTERIZAÇÃO Empregado…
1
1

Direito do Trabalho - Grupo Econômico

FACULDADE DE ARARAQUARA CURSO DE BACHARELADO EM DIREITO LEONARDO PATREZZI GALHARDO O GRUPO ECONÔMICO NO BRASIL E SEUS REFLEXOS NA ESFERA JUSTRABALHISTA ADVINDOS DA LEI 13.467/2017 As alterações do…
1
0

A abrangência da cláusula compromissória na arbitragem comercial de grupos societários de direito privado

RESUMO : O presente artigo tem o escopo de tratar acerca do instituto da arbitragem comercial, mais especificamente a análise se dará sobre a possibilidade ou não de uma determinada empresa que seja…
1
0
Consumidor News, Bacharel em Direito
há 2 anos

Enquadramento Jurídico do Trabalhador Rural para Fins Previdenciários

Uma das principais dúvidas de direito previdenciário é relacionada ao enquadramento jurídico do trabalhador rural . A celeuma é causada pela complexidade da legislação previdenciária, sem contar a…
2
0
Joao Gustavo, Advogado
há 3 anos

Empregado Rural e Direitos Adquiridos

RESUMO: O presente artigo possui a finalidade de compreender a jornada do empregado rural e suas características , que diferem de outras categorias de trabalho, se tornando uma modalidade de emprego…
1
0
Dennys Bandeira, Advogado
há 4 anos

Inovações da Reforma Trabalhista Grupo Econômico e Terceirização

Antes do advento da reforma trabalhista, decorrente da Lei 13.467/2017, tínhamos um conceito legal de grupo econômico, estampado pelo artigo 2º, parágrafo 2º da Consolidação das Leis do Trabalho, e…
4
0