Artigo 109 da Constituição Federal de 1988

Constituição Federal de 1988

Nós, representantes do povo brasileiro, reunidos em Assembléia Nacional Constituinte para instituir um Estado Democrático, destinado a assegurar o exercício dos direitos sociais e individuais, a liberdade, a segurança, o bem-estar, o desenvolvimento, a igualdade e a justiça como valores supremos de uma sociedade fraterna, pluralista e sem preconceitos, fundada na harmonia social e comprometida, na ordem interna e internacional, com a solução pacífica das controvérsias, promulgamos, sob a proteção de Deus, a seguinte CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL.
Art. 109. Aos juízes federais compete processar e julgar:
I - as causas em que a União, entidade autárquica ou empresa pública federal forem interessadas na condição de autoras, rés, assistentes ou oponentes, exceto as de falência, as de acidentes de trabalho e as sujeitas à Justiça Eleitoral e à Justiça do Trabalho;
II - as causas entre Estado estrangeiro ou organismo internacional e Município ou pessoa domiciliada ou residente no País;
III - as causas fundadas em tratado ou contrato da União com Estado estrangeiro ou organismo internacional;
IV - os crimes políticos e as infrações penais praticadas em detrimento de bens, serviços ou interesse da União ou de suas entidades autárquicas ou empresas públicas, excluídas as contravenções e ressalvada a competência da Justiça Militar e da Justiça Eleitoral;
V - os crimes previstos em tratado ou convenção internacional, quando, iniciada a execução no País, o resultado tenha ou devesse ter ocorrido no estrangeiro, ou reciprocamente;
V- A as causas relativas a direitos humanos a que se refere o § 5º deste artigo; (Incluído pela Emenda Constitucional nº 45, de 2004)
VI - os crimes contra a organização do trabalho e, nos casos determinados por lei, contra o sistema financeiro e a ordem econômico-financeira;
VII - os habeas corpus, em matéria criminal de sua competência ou quando o constrangimento provier de autoridade cujos atos não estejam diretamente sujeitos a outra jurisdição;
VIII - os mandados de segurança e os habeas data contra ato de autoridade federal, excetuados os casos de competência dos tribunais federais;
IX - os crimes cometidos a bordo de navios ou aeronaves, ressalvada a competência da Justiça Militar;
X - os crimes de ingresso ou permanência irregular de estrangeiro, a execução de carta rogatória, após o "exequatur", e de sentença estrangeira, após a homologação, as causas referentes à nacionalidade, inclusive a respectiva opção, e à naturalização;
XI - a disputa sobre direitos indígenas.
§ 1º As causas em que a União for autora serão aforadas na seção judiciária onde tiver domicílio a outra parte.
§ 2º As causas intentadas contra a União poderão ser aforadas na seção judiciária em que for domiciliado o autor, naquela onde houver ocorrido o ato ou fato que deu origem à demanda ou onde esteja situada a coisa, ou, ainda, no Distrito Federal.
§ 3º Serão processadas e julgadas na justiça estadual, no foro do domicílio dos segurados ou beneficiários, as causas em que forem parte instituição de previdência social e segurado, sempre que a comarca não seja sede de vara do juízo federal, e, se verificada essa condição, a lei poderá permitir que outras causas sejam também processadas e julgadas pela justiça estadual.
(Revogado)
§ 3º Lei poderá autorizar que as causas de competência da Justiça Federal em que forem parte instituição de previdência social e segurado possam ser processadas e julgadas na justiça estadual quando a comarca do domicílio do segurado não for sede de vara federal. (Redação dada pela Emenda Constitucional nº 103, de 2019)
§ 4º Na hipótese do parágrafo anterior, o recurso cabível será sempre para o Tribunal Regional Federal na área de jurisdição do juiz de primeiro grau.
§ 5º Nas hipóteses de grave violação de direitos humanos, o Procurador-Geral da República, com a finalidade de assegurar o cumprimento de obrigações decorrentes de tratados internacionais de direitos humanos dos quais o Brasil seja parte, poderá suscitar, perante o Superior Tribunal de Justiça, em qualquer fase do inquérito ou processo, incidente de deslocamento de competência para a Justiça Federal. (Incluído pela Emenda Constitucional nº 45, de 2004)

Competência criminal da Justiça Eleitoral para processar e julgar crimes comuns conexos aos eleitorais

, IV, parte final, da Constituição Federal de 1988, ao disciplinar a competência da Justiça Federal, apenas ressalvou..., seria a justiça competente para julgar crimes da alçada da Justiça Federal

T2/E2 – Memoriais - Marcos P.

, no caso, é da Justiça Federal, nos termos do Art. 109, IV da CF/88, tendo em vista que o delito foi praticado...T2/E2 – Memoriais - Marcos P. CLIENTE: Marcos P. (réu) - casado 77 anos CRIME/PENA: …

É possível judicializar o Auxílio Emergencial?

. 109 , I , da Constituição Federal , dando-se provavelmente nas Varas de Juizados Especiais Federais, diante do pequeno... do benefício. Diante disto, tem-se inequivocamente a competência …

Uso de criptomoedas para lavar dinheiro é crime de competência da Justiça estadual

a competência federal para o julgamento da ação. Além disso, reportando-se ao artigo 109 , inciso IV , da Constituição Federal... federal conduzir o processo. A Justiça federal, porém, devolveu o …

TRF4 - Recurso é aceito e execução de pena de multa deve aguardar trânsito em julgado da condenação.

, pois quanto a elas não há declinação da competência e existente nítido interesse da União (artigo 109, inciso I..., da Constituição Federal), concluiu o relator. Nº 5037529-04.2019.4.04.7000/TRF …

Boletim Informativo - 29/06 a 03/07

: "O § 1º do artigo 75 da Lei nº 6.815/1980 não foi recepcionado pela Constituição Federal de 1988, sendo vedada a expulsão... ao entrar com o processo na comarca de Santo André seria respaldada …
Bruno Fuga, Advogado
há 8 meses

Relativização da competência absoluta quando confrontada com "duração razoável do processo". Garantia constitucional à razoável duração do processo.

, elemento da norma (...) No presente caso, as regras de competência (art. 109, I da Constituição do Brasil), cuja última razão... duração do processo. STF, RE 433.512-3. (...) a interpretação da Con…
Flavia Lacerda, Advogado
há 9 meses

Apelação - Exame 22

de autarquia federal, a Justiça Federal não é competente para julgar a infração penal, tendo em vista que o Art. 109... do Art. 109 , inciso IV , da CRFB/88 OU Súmula 38/STJ (0,10). B.O argumento a …
Flavia Lacerda, Advogado
há 10 meses

R.A. - Exame 2

processar o feito, eis que o crime é de competência federal, nos termos do que prevê o artigo 109, V, da Constituição Federal... mas sempre Egrégio Tribunal Federal de Recursos. Não será aceita, …
Flavia Lacerda, Advogado
há 10 meses

Resposta à acusação - Exame 2

109 , V , da Constituição Federal . Relativamente a esse tema, admitiu-se também a arguição de incompetência com base no... inciso IV do art. 109 , da Constituição . Em ambos os casos, será …