Artigo 171 da Lei nº 6.404 de 13 de Janeiro de 1999

Lei nº 6.404 de 15 de Dezembro de 1976

Dispõe sobre as Sociedades por Ações.
Art. 171. Na proporção do número de ações que possuírem, os acionistas terão preferência para a subscrição do aumento de capital. (Vide Lei nº 12.838, de 2013)
§ 1º Se o capital for dividido em ações de diversas espécies ou classes e o aumento for feito por emissão de mais de uma espécie ou classe, observar-se-ão as seguintes normas:
a) no caso de aumento, na mesma proporção, do número de ações de todas as espécies e classes existentes, cada acionista exercerá o direito de preferência sobre ações idênticas às de que for possuidor;
b) se as ações emitidas forem de espécies e classes existentes, mas importarem alteração das respectivas proporções no capital social, a preferência será exercida sobre ações de espécies e classes idênticas às de que forem possuidores os acionistas, somente se estendendo às demais se aquelas forem insuficientes para lhes assegurar, no capital aumentado, a mesma proporção que tinham no capital antes do aumento;
c) se houver emissão de ações de espécie ou classe diversa das existentes, cada acionista exercerá a preferência, na proporção do número de ações que possuir, sobre ações de todas as espécies e classes do aumento.
§ 2º No aumento mediante capitalização de créditos ou subscrição em bens, será sempre assegurado aos acionistas o direito de preferência e, se for o caso, as importâncias por eles pagas serão entregues ao titular do crédito a ser capitalizado ou do bem a ser incorporado.
§ 3º Os acionistas terão direito de preferência para subscrição das emissões de debêntures conversíveis em ações, bônus de subscrição e partes beneficiárias conversíveis em ações emitidas para alienação onerosa; mas na conversão desses títulos em ações, ou na outorga e no exercício de opção de compra de ações, não haverá direito de preferência.
§ 4º O estatuto ou a assembléia-geral fixará prazo de decadência, não inferior a 30 (trinta) dias, para o exercício do direito de preferência.
§ 5º No usufruto e no fideicomisso, o direito de preferência, quando não exercido pelo acionista até 10 (dez) dias antes do vencimento do prazo, poderá sê-lo pelo usufrutuário ou fideicomissário.
§ 6º O acionista poderá ceder seu direito de preferência.
§ 7º Na companhia aberta, o órgão que deliberar sobre a emissão mediante subscrição particular deverá dispor sobre as sobras de valores mobiliários não subscritos, podendo:
a) mandar vendê-las em bolsa, em benefício da companhia; ou
b) rateá-las, na proporção dos valores subscritos, entre os acionistas que tiverem pedido, no boletim ou lista de subscrição, reserva de sobras; nesse caso, a condição constará dos boletins e listas de subscrição e o saldo não rateado será vendido em bolsa, nos termos da alínea anterior.
§ 8° Na companhia fechada, será obrigatório o rateio previsto na alínea b do § 7º, podendo o saldo, se houver, ser subscrito por terceiros, de acordo com os critérios estabelecidos pela assembléia-geral ou pelos órgãos da administração.
Exclusão do Direito de Preferência

Página 8 da Empresarial do Diário Oficial do Estado de São Paulo (DOSP) de 18 de Janeiro de 2022

Solfarma Securitizadora de Créditos Mercantis S.A. CNPJ/ME nº 40.004.380/0001-57 – NIRE 35.300.560.647 Ata da Assembleia Geral de Debenturistas da 1ª Emissão de Debêntures Simples, Não Conversíveis…
há 4 dias

Página 8 da Industria e Comercio do DOERS (DOERS) de 18 de Janeiro de 2022

no aluguel de imóveis – 6821-8/02; Gestão e administração da propriedade imobiliária – 6822-6/00; Serviços de operação e fornecimento de equipamentos para transporte e elevação de cargas e pessoas…

Página 42 da Normal do Comércio do Diário Oficial do Estado do Paraná (DOEPR) de 14 de Janeiro de 2022

MED4U PARTICIPAÇÕES SOCIETÁRIAS S/A CNPJ nº 43.091.096/0001-53 - NIRE 41300312231 Assembleia Geral Extraordinária Realizada em 01 de Novembro de 2021 Data, Hora e Local: Ao 1.11.2021, às 14 hs, de…

Página 45 da Normal do Comércio do Diário Oficial do Estado do Paraná (DOEPR) de 13 de Janeiro de 2022

Particulares SÚMULA DE REQUERIMENTO DE LICENÇA SIMPLIFICADA Gertler Transportes Ltda, CNPJ 43.999.059/0001-48, torna público que irá requerer ao IAT, a Licença Simplificada para Transporte Rodoviário…

Petição - Ação Aviso Prévio contra Logz Logistica Brasil

A D V O G A D O S Exmo. Sr. Dr. Juiz da MM. 49a Vara do Trabalho do Rio de Janeiro. Ref.: Processo n° LOGZ LOGÍSTICA BRASIL S/A., nos autos do processo acima referenciado, em que contende com , vem,…

Página 37 da Normal do Comércio do Diário Oficial do Estado do Paraná (DOEPR) de 12 de Janeiro de 2022

Particulares PREFEITURA MUNICIPAL DE FLORESTÓPOLIS AVISO DE LICITAÇÃO Nº 02/2022. Tomada de Preços nº 001/2022. O Presidente da Comissão Permanente de Licitação da PREFEITURA MUNICIPAL DE…

Página 24 da Normal do Comércio do Diário Oficial do Estado do Paraná (DOEPR) de 11 de Janeiro de 2022

Particulares SÚMULA DE REQUERIMENTO DE RENOVAÇÃO DA LICENÇA DE OPERAÇÃO MUNICÍPIO DE FOZ DO IGUAÇU torna público que irá requerer ao IAT, a Renovação da Licença de Operação para atividade de…

Página 2 da Publicações a Pedido do Diário Oficial do Estado do Rio de Janeiro (DOERJ) de 7 de Janeiro de 2022

finido abaixo), se for o caso, e de quaisquer outros valores eventualmente devidos pela Companhia nos termos da Escritura de Emissão; (w) Pagamento Antecipado Obrigatório: a Companhia deverá,…

Página 3 da Publicações a Pedido do Diário Oficial do Estado do Rio de Janeiro (DOERJ) de 7 de Janeiro de 2022

tão. § 6º. Ocorrendo a vacância de cargo do Diretor caberá à Assembléia Geral eleger novo Diretor, fixando o prazo de gestão. Art. 8º. A Diretoria reunir-se-á preferencialmente na sede social, sempre…

Página 4 da Publicações a Pedido do Diário Oficial do Estado do Rio de Janeiro (DOERJ) de 7 de Janeiro de 2022

por Egberto Prado Lopes Bastos e David Moise Salama, conforme assinatura no Livro de Presença dos Acionistas. Certifico que e a presente ata é cópia fiel da original lavrada no livro de atas das…