Artigo 11 da Lei nº 9.779 de 19 de Janeiro de 1999

Lei nº 9.779 de 19 de Janeiro de 1999

Altera a legislação do Imposto sobre a Renda, relativamente à tributação dos Fundos de Investimento Imobiliário e dos rendimentos auferidos em aplicação ou operação financeira de renda fixa ou variável, ao Sistema Integrado de Pagamento de Impostos e Contribuições das Microempresas e das Empresas de Pequeno Porte - SIMPLES, à incidência sobre rendimentos de beneficiários no exterior, bem assim a legislação do Imposto sobre Produtos Industrializados - IPI, relativamente ao aproveitamento de créditos e à equiparação de atacadista a estabelecimento industrial, do Imposto sobre Operações de Crédito, Câmbio e Seguros ou Relativas a Títulos e Valores Mobiliários - IOF, relativamente às operações de mútuo, e da Contribuição Social sobre o Lucro Líquido, relativamente às despesas financeiras, e dá outras providências.
Art. 11. O saldo credor do Imposto sobre Produtos Industrializados - IPI, acumulado em cada trimestre-calendário, decorrente de aquisição de matéria-prima, produto intermediário e material de embalagem, aplicados na industrialização, inclusive de produto isento ou tributado à alíquota zero, que o contribuinte não puder compensar com o IPI devido na saída de outros produtos, poderá ser utilizado de conformidade com o disposto nos arts. 73 e 74 da Lei no 9.430, de 27 de dezembro de 1996, observadas normas expedidas pela Secretaria da Receita Federal do Ministério da Fazenda.
Daniel Álvaro, Bacharel em Direito
há 2 anos

Tributação Incidente sobre Livros, Jornais e Periódicos

TRIBUTOS E CONTRIBUIÇÕES ESPECIAIS. TRIBUTOS O tributo conceituado no artigo 3º do Código Tributário Nacional de 1966 (CTN) é: “Tributo é toda prestação pecuniária compulsória, em moeda ou cujo valor…
Alex Morais, Advogado
há 4 anos

Créditos de IPI Decorrentes da Aquisição de Insumos para o Ativo Imobilizado

INTRODUÇÃO Devido às controvérsias acerca da questão do creditamento do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) sobre os insumos para o ativo imobilizado das empresas, há de se fazer uma…
Maria Campos, Estudante de Direito
há 4 anos

O sistema tributário na Constituição Federal

INTRODU ÇÃO: O presente estudo visa expor sobre tributos no país, bem como a competência para criação e cobrança. A cobrança do tributo ocorre por meio de uma sucessão lógica e cronológica de…
há 5 anos

A não cumulatividade do IPI e o direito ao crédito

O Imposto Sobre Produtos Industrializados possui diversos marcos constitucionais que norteiam – e limitam – o legislador infraconstitucional em sua tarefa de elaboração das normas de regência do…

CARF – atualidades sobre Teses debatidas – CSRF 3ª Turma – de 12 a 14.06.2012.

CARF – atualidades sobre Teses debatidas – CSRF 3ª Turma – de 12 a 14.06.2012. Processo: 11543.003999/2001-17 Recorrente: Fazenda Nacional Recorrido: Contribuinte Ementa da Decisão recorrida: “PIS.
há 7 anos

Desoneração do IPI nas Importações Efetuadas por Pessoas Físicas - decisões do STF e do STJ

I. Introdução Delineia-se no Superior Tribunal de Justiça e no Supremo Tribunal Federal uma preocupante tendência que, se confirmada, acarretará sérios prejuízos à indústria nacional, além de causar…

IPI - Crédito do imposto – matérias-primas, produtos intermediários e material de embalagem

1. Introdução Nos termos do art. 153 , § 32, inciso II, da Constituição Federal , que dispõe sobre o princípio da não ­cumulatividade do IPI, os estabelecimentos industriais poderão creditar-se do…

CSRF do CARF – acórdãos recorridos e resultados de julgamentos (3ª turma – de 10 a 12.07.2012)

Trazemos abaixo, como forma de tentar contribuir um pouco com a divulgação do conhecimento jurídico, as ementas das Turmas Ordinárias das Câmaras Ordinárias do CARF (Conselho Administrativo de…

CSRF do CARF – acórdãos recorridos e resultados de julgamentos (3ª turma – de 12 a 14.06.2012)

CSRF do CARF – acórdãos recorridos e resultados de julgamentos (3ª Turma – de 12 a 14.06.2012) Trazemos abaixo, como forma de tentar contribuir um pouco com a divulgação do conhecimento jurídico, as…

CSRF do Carf – acórdãos recorridos e resultados de julgamentos (3ª turma – de 06 a 08.03.2012)

Trazemos abaixo, como forma de tentar contribuir um pouco com a divulgação do conhecimento jurídico, as ementas das Turmas Ordinárias das Câmaras Ordinárias do CARF (Conselho Administrativo de…

Termo ou Assunto relacionado