Artigo 46 da Lei nº 9.394 de 20 de Dezembro de 1996

LDBE - Lei nº 9.394 de 20 de Dezembro de 1996

Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional.
Art. 46. A autorização e o reconhecimento de cursos, bem como o credenciamento de instituições de educação superior, terão prazos limitados, sendo renovados, periodicamente, após processo regular de avaliação. (Regulamento) (Regulamento) (Vide Lei nº 10.870, de 2004)
§ 1º Após um prazo para saneamento de deficiências eventualmente identificadas pela avaliação a que se refere este artigo, haverá reavaliação, que poderá resultar, conforme o caso, em desativação de cursos e habilitações, em intervenção na instituição, em suspensão temporária de prerrogativas da autonomia, ou em descredenciamento. (Regulamento) (Regulamento) (Vide Lei nº 10.870, de 2004)
§ 2º No caso de instituição pública, o Poder Executivo responsável por sua manutenção acompanhará o processo de saneamento e fornecerá recursos adicionais, se necessários, para a superação das deficiências.
§ 3o No caso de instituição privada, além das sanções previstas no § 1o, o processo de reavaliação poderá resultar também em redução de vagas autorizadas, suspensão temporária de novos ingressos e de oferta de cursos. (Incluído pela Medida Provisória nº 785, de 2017)
§ 4o É facultado ao Ministério da Educação, mediante procedimento específico e com a aquiescência da instituição de ensino, com vistas a resguardar o interesse dos estudantes, comutar as penalidades previstas nos § 1o e § 3o em outras medidas, desde que adequadas para a superação das deficiências e irregularidades constatadas. (Incluído pela Medida Provisória nº 785, de 2017)
§ 3º No caso de instituição privada, além das sanções previstas no § 1o deste artigo, o processo de reavaliação poderá resultar em redução de vagas autorizadas e em suspensão temporária de novos ingressos e de oferta de cursos. (Incluído pela Lei nº 13.530, de 2017)
§ 4º É facultado ao Ministério da Educação, mediante procedimento específico e com aquiescência da instituição de ensino, com vistas a resguardar os interesses dos estudantes, comutar as penalidades previstas nos §§ 1º e 3º deste artigo por outras medidas, desde que adequadas para superação das deficiências e irregularidades constatadas. (Incluído pela Lei nº 13.530, de 2017)
§ 5º Para fins de regulação, os Estados e o Distrito Federal deverão adotar os critérios definidos pela União para autorização de funcionamento de curso de graduação em Medicina. (Incluído pela Lei nº 13.530, de 2017)

Petição Inicial - TJSP - Ação Procedimento Comum Previsto no Art. 318 e Sdo Código de Processo Civil - Procedimento Comum Cível

EXCELENTÍSSIMO(A) SENHOR(A) DOUTOR(A) JUIZ(A) DE DIREITO DE UMA DAS VARAS CÍVEIS DA COMARCA DE BIRIGUI-SP URGENTE - TUTELA ANTECIPADA , brasileira, casada, educadora de creche, endereço eletrônico: ,…

Recurso - TJSP - Ação Estabelecimentos de Ensino - Procedimento Comum Cível

EXCELENTÍSSIMO SENHOR DOUTOR JUIZ DE DIREITO DA 1a VARA CÍVEL DO FORO DA COMARCA DE FERNANDÓPOLIS - ESTADO DE SÃO PAULO. "De tanto ver triunfar as nulidades; de tanto ver prosperar a desonra, de…

Petição - TJSP - Ação Estabelecimentos de Ensino - Procedimento do Juizado Especial Cível

EXCELENTÍSSIMO SENHOR DOUTOR JUIZ DO JEC DA COMARCA DE FLÓRIDA PAULISTA Processo: HÁ PROVA EMPRESTADA DE SENTENÇAS DE ILEGITIMIDADE DE PARTES ANEXADAS AOS AUTOS DIANTE DOS DOCUMENTOS ACOSTADOS SE…

Petição - TJSP - Ação Obrigações - Procedimento do Juizado Especial Cível

EXCELENTÍSSIMO(A) SENHOR(A) DOUTOR(A) JUIZ(A) DE DIREITO DO JUIZADO ESPECIAL CÍVEL E CRIMINAL DA COMARCA DE GUARUJÁ/SP. Processo n°. Autora: DE NOVA IGUAÇU , já devidamente qualificada nos autos em…

Petição - TJSP - Ação Defeito, Nulidade ou Anulação - Procedimento Comum Cível - contra Cealca (Centro de Ensino Aldeia de Carapicuiba

EXCELENTÍSSIMO SENHOR DOUTOR JUIZ DE DIREITO DA 3a VARA CÍVEL DO FORO DE CARAPICUÍBA. Processo: CEALCA - CENTRO DE ENSINO , por este instrumento particular de procuração, nomeia e constitui seu…

Petição - TJSP - Ação Antecipação de Tutela / Tutela Específica - Procedimento do Juizado Especial Cível

EXCELENTÍSSIMO SENHOR DOUTOR JUIZ DE DIREITO DO JUIZADO ESPECIAL CÍVEL DA COMARCA DE SÃO BERNARDO DO CAMPO - SP AUTOS N. ° AÇÃO DE PROCEDIMENTO DO JUIZADO ESPECIAL CÍVEL ANHANGUERA EDUCACIONAL LTDA.

Recurso - TJSP - Ação Estabelecimentos de Ensino - Procedimento Comum Cível

EXCELENTÍSSIMO SENHOR DOUTOR JUIZ DE DIREITO DA 1a VARA CÍVEL DA COMARCA DE CARAPICUÍBA - SP Proc.: Autora: ASSOCIAÇÃO DE ENSINO SUPERIOR DE NOVA IGUAÇU, já devidamente qualificada nos autos em…

Petição - TJSP - Ação Promessa de Compra e Venda - Apelação Cível

EXMO. SR. DR. JUIZ DE DIREITO DA 3° VARA CÍVEL DA COMARCA DE GARÇA ESTADO DE SÃO PAULO. Autos n° , já qualificada nos autos em epigrafe, em curso por este r. Juízo e r. Serventia, que move em face de…

Petição Inicial - TJSP - Ação Estabelecimentos de Ensino - Apelação Cível

EXCELENTÍSSIMO SENHOR JUIZ DE DIREITO DA 44a VARA CÍVEL DA COMARCA DE SÃO PAULO - SP Processo n° S.A ., devidamente qualificada nos autos do processo em referência, na qualidade de entidade…

Recurso - TJSP - Ação Estabelecimentos de Ensino - Procedimento Comum Cível

EXCELENTÍSSIMO SENHOR DOUTOR JUIZ DE DIREITO DA 2a VARA CÍVEL DO FORO REGIONAL DE SANTO AMARO - SÃO PAULO Processo n° , já devidamente qualificado nos autos do processo em epígrafe, por seu advogado…