Artigo 2 do Decreto Lei nº 1.804 de 03 de Setembro de 1980

Decreto Lei nº 1.804 de 03 de Setembro de 1980

Dispõe sobre tributação simplificada das remessas postais internacionais.
Art. 2º O Ministério da Fazenda, relativamente ao regime de que trata o art. 1º deste Decreto-Lei, estabelecerá a classificação genérica e fixará as alíquotas especiais a que se refere o § 2º do artigo 1º, bem como poderá:
I - dispor sobre normas, métodos e padrões específicos de valoração aduaneira dos bens contidos em remessas postais internacionais;
II - dispor sobre a isenção do imposto de importacao dos bens contidos em remessas de valor até US$20.00 (vinte dólares norte-americanos), quando destinadas a pessoas físicas.
(Revogado)
II - dispor sobre a isenção do imposto de importacao dos bens contidos em remessas de valor até cem dólares norte-americanos, ou o equivalente em outras moedas, quando destinados a pessoas físicas. (Redação dada pela Lei nº 8.383, de 1991)
Parágrafo Único. O Ministério da Fazenda poderá, também, estender a aplicação do regime às encomendas aéreas internacionais transportadas com a emissão de conhecimento aéreo.
Carlos Peres, Bacharel em Direito
há 5 meses

Imposto de importação: a não concessão da isenção pela alfandega aos produtos de baixo valor

RESUMO O presente trabalho destina-se esclarecer a posição atual de nossos tribunais e doutrina acerca da problemática encontrada na cobrança de impostos na alfandega e a respectiva construção de um…

A isenção do imposto de importação em produtos de até $100

Caro leitor (a), hoje quero compartilhar com vocês a decisão de um processo judicial do qual atuei em causa própria. Disclaimer (aviso legal): não necessariamente o desfecho do caso será o mesmo em…
Geovana Araújo, Advogado
há 2 anos

Saiba como não ser taxado numa compra do exterior

Realizar compras no exterior através dos sites como AliExpress, Amazon, Ebay, Shein e entre outros, é uma rotina para muitas pessoas (inclusive pra mim), isso porque é possível encontrar produtos…

Importações de mercadorias para uso próprio.

Boa tarde caro leitor, seja bem vindo a mais um artigo relacionado á tributos. No artigo de hoje, tentarei esclarecer uma dúvida corriqueira, acerca dos valores máximos para a importação de produtos…

Compras do exterior, de até U$ 100,00 não podem ser taxadas, saiba o porquê

Você sabia que as compras de até U$ 100 do exterior, não podem ser taxadas? Essa isenção encontra previsão no Decreto-Lei nº 1804 /80, Art. 2º , Inciso II . Entretanto não tem sido suficiente para…

A Isenção do Imposto de Importação dos bens contidos em remessas de valor até cem dólares norte-americanos, quando destinados a pessoas físicas

Aposto que todos aqui já compraram alguma mercadoria em sites de compras internacionais não?! Você sabia que há isenção do Imposto de Importação (II) se o destinatário for pessoa física? Pois então!…

Imposto de importação recurso

Alguém tem algum modelo de recurso/apelação que eu possa usar contra sentença improcedente de indébito de imposto de importação abaixo de 100 doláres (acima de 50 e abaixo de 100)? SENTENÇA:…

Compras de até US$100 são isentas de tributação

Todos, pelo menos por uma vez, fomos tentados pelas compras internacionais, sejam pelos preços convidativos, pela imensa gama de variedades ou mesmo pela exclusividade do produto. No meio de nossas…
Bruno Zaramello, Advogado
há 6 anos

Como comprar produtos do exterior sem pagar imposto de importação?

Nos Estados Unidos, a média de salários equivale a quase 6 vezes o salário médio brasileiro. Ao mesmo tempo, o consumidor estadunidense tem acesso a produtos por preços muito menores que os…

Fui taxada na Receita Federal. E agora?

" Comprei um produto no exterior e fui taxado na Receita Federal . O que fazer?" Até qual valor eu estou isento de tributação ? Se a taxação for abusiva, o que posso fazer? ❤️ Melhores Respostas:…

Termo ou Assunto relacionado