Parágrafo 3 Artigo 70 da Lei nº 8.906 de 04 de Julho de 1994

EAOAB - Lei nº 8.906 de 04 de Julho de 1994

Dispõe sobre o Estatuto da Advocacia e a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB).
Art. 70. O poder de punir disciplinarmente os inscritos na OAB compete exclusivamente ao Conselho Seccional em cuja base territorial tenha ocorrido a infração, salvo se a falta for cometida perante o Conselho Federal.
§ 3º O Tribunal de Ética e Disciplina do Conselho onde o acusado tenha inscrição principal pode suspendê-lo preventivamente, em caso de repercussão prejudicial à dignidade da advocacia, depois de ouvi-lo em sessão especial para a qual deve ser notificado a comparecer, salvo se não atender à notificação. Neste caso, o processo disciplinar deve ser concluído no prazo máximo de noventa dias.
Correio Forense
há 4 anos

Advogados: Sala de Estado-Maior não é cela nem cadeia, é destituída de portas ou janelas

É prerrogativa dos profissionais da advocacia o recolhimento em sala de Estado-Maior até o trânsito em julgado de eventual sentença condenatória em forem detidos em flagrante ou mediante ordem…
3
1
DR. ADEvogado, Administrador
há 5 anos

Presidente da OAB chama advogados de “filhas da p…” e membro da OAB-PR pede sua cassação

O presidente da OAB, Felipe Santa Cruz ofendeu uma série de advogados que questionaram um evento sobre “fake news” divulgado por ele no Twitter. Ao bater boca com os críticos, Felipe afirmou: “Pelo…
63
62

Nota de Esclarecimento

Em sessão ocorrida na última segunda-feira (12/03), o Tribunal de Ética e Disciplina (TED) da OAB da Bahia suspendeu preventivamente, pelo prazo de 90 dias, cinco advogados que se conduziram…
0
0

OAB deve respeitar direito de defesa do advogado

Permaneço fiel ao meu processo de fossilização. Continuo a crer nos direitos individuais e na eficácia da Constituição da República. Prefiro tornar-me esqueleto em pedra a compactuar com o arbítrio…
3
0
Espaço Vital
há 10 anos

Corregedoria recomenda intimação pessoal de todos os (ex) clientes de Mauricio Dal Agnol

Um ofício circular (nº 022/2014) enviado pela Corregedoria-Geral da Justiça a todos os juízes de primeiro grau do RS historia os fatos ocorridos recentemente, " considerando que o advogado suspenso…
0
0
há 11 anos

OAB, e não Justiça, é quem pode punir ex-magistrado por violar quarentena

Suspender ou excluir advogado de um processo, a pretexto de que ele está impedido de atuar, é providência privativa do Tribunal de Ética e Disciplina da OAB, conforme prevê a Lei 8.906 /1994, em seu…
0
0

OAB é quem julga impedimento de advogado, decide TRF-4

Suspender ou excluir advogado de um processo, a pretexto de que ele está impedido de atuar, é providência privativa do Tribunal de Ética e Disciplina da OAB, conforme prevê a Lei 8.906 /1994, em seu…
0
0

Artigo: Prisão diferenciada para advogados

Vamos imaginar que um advogado cometa um crime e é apresentado preso em flagrante à autoridade policial. Ele deveria, nas hipóteses de crime inafiançável, ser recolhido ao presídio, como um cidadão…
0
0

OAB nacional apóia decisão de abrir processo contra o advogado de Bruno

O presidente nacional da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Ophir Cavalcante, manifestou hoje (17) total apoio à decisão do presidente da Seccional da OAB de Minas Gerais, Luis Claudio da Silva…
0
0

OAB-MG pode suspender advogado de goleiro Bruno por suposto consumo de droga

O presidente da OAB-MG (Ordem dos Advogados do Brasil de Minas Gerais), Luis Claudio da Silva Chaves, determinou a abertura de procedimento de suspensão preventiva de Ércio Quaresma, advogado do…
0
0