Artigo 6 da Lei nº 605 de 05 de Janeiro de 1949

Lei nº 605 de 05 de Janeiro de 1949

Repouso semanal remunerado e o pagamento de salário nos dias feriados civis e religiosos.
Art. 6º Não será devida a remuneração quando, sem motivo justificado, o empregado não tiver trabalhado durante toda a semana anterior, cumprindo integralmente o seu horário de trabalho.
§ 1º São motivos justificados:
a) os previstos no artigo 473 e seu parágrafo único da Consolidação das Leis do Trabalho ;
b) a ausência do empregado devidamente justificada, a critério da administração do estabelecimento;
c) a paralisação do serviço nos dias em que, por conveniência do empregador, não tenha havido trabalho;
d) a ausência do empregado, até três dias consecutivos, em virtude do seu casamento;
e) a falta ao serviço com fundamento na lei sobre acidente do trabalho;
f) a doença do empregado, devidamente comprovada.
§ 2º A doença será comprovada, mediante atestado de médico da emprêsa, ou por ela designado e pago, e na falta dêste, de médico da instituição de previdência social a que esteja filiado o empregado, de médico do Serviço Social da Indústria ou do Serviço Social do Comércio, de médico a serviço de repartição federal, estadual ou municipal incumbida de assuntos de higiene e saúde, ou, não existindo êstes na localidade em que trabalhar o empregado, de médico de sua escolha.
(Revogado)
§ 2º A doença será comprovada mediante atestado de médico da instituição da previdência social a que estiver filiado o empregado, e, na falta dêste e sucessivamente, de médico do Serviço Social do Comércio ou da Indústria; de médico da emprêsa ou por ela designado; de médico a serviço de representação federal, estadual ou municipal incumbido de assuntos de higiene ou de saúde pública; ou não existindo êstes, na localidade em que trabalhar, de médico de sua escôlha. (Redação dada pela Lei nº 2.761, de 26.4.56)
§ 3º Nas empresas em que vigorar regime de trabalho reduzido, a freqüência exigida corresponderá ao número de dias em que o empregado tiver de trabalhar.

Limbo previdenciário: o que é, quando acontece e como agir diante dele?

e pelo médico particular da empresa , a qual é estabelecida pelo art. 6º, §2º, da Lei 605/1949, que dispõe o seguinte: Art... Provisória 739/2016, posteriormente convertida na Lei

Limbo Previdenciário

, §2º, da Lei n. 605/1949, há a existência de hierarquia entre os atestados, sendo, respectivamente: atestado assinado... do limbo Previdenciário? O empregador. Existe ordem hierárquica entre os …
Euzelita Santos, Estudante de Direito
há 3 meses

DSR: A necessidade de uma cultura de conscientização ao colaborador a despeito da aplicação e implicação

ou necessidade imperiosa do serviço, deverá coincidir com o domingo, no todo ou em parte. Perda Art. 6º, Lei 605/49 Não será... cada semana). Justificativas Art. 6º, 605/49 § 1º São motivos …
Advocacia BGA, Advogado
há 5 meses

Saiba quando é possível justificar a falta ao trabalho e as sanções cabíveis

amparado pelo artigo 6º da lei federal 605 /49, o qual garante que qualquer falta pode ser justificada por motivo de doença... do Serviço Militar referidas na letra c do art. 65 da Lei 4.375 , …
Eduarda Buchini, Estudante de Direito
há 7 meses

Férias e Descanso Semanal Remunerado

do desconto da remuneração do dia da falta (art. 6º , Lei n. 605 /49). São consideradas faltas justificadas ao serviço... , do art. 6º , da Lei n. 605 /49: · até 2 dias consecutivos, em caso de …
Alessandra Strazzi, Advogado
há 10 meses

O limbo previdenciário-trabalhista diante da alta médica do auxílio-doença

entre os atestados médicos O art. 6º, §2º, da Lei n. 605/1949 estabelece uma ordem hierárquica entre os atestados, conforme a origem... seu melhor email no formulário acima para recebê-lo agora …

Coronavírus e acidentes de trânsito. Entre números e perspectivas da dignidade humana

O artigo trata da percepção da dignidade humana, o custo-benefício em relação às medidas governamentais, a percepção de desenvolvimento econômico versus dignidade humana e sustentabilidade; o que é…

"Descontaram o atestado médico do meu salário"

Quando você pensa em atestado médico, certamente lhe vem a cabeça aquele papel branco com hieróglifos (letrinha difícil) em caneta bic azul, certo? Mas saiba que esse papel é um documento público,…
Dica De Ouro, Advogado
ano passado

Empresa pode recusar atestado médico de um funcionário?

Infelizmente é comum e previsto que os funcionários tenham algum problema de saúde e precisem ficar algum tempo afastados, certo? E não dá para prever quando alguém vai ficar mal ou com alguma…

Apto pelo INSS e inapto pelo médico do trabalho. O que fazer?

Todo beneficiário de auxílio-doença acidentário deve realizar uma perícia médica realizada pelo INSS. Essa perícia serve para constatar se a pessoa realmente é portadora de uma incapacidade total ou…