Art. 30 do Estatuto da Advocacia e da Oab - Lei 8906/94

EAOAB - Lei nº 8.906 de 04 de Julho de 1994

Dispõe sobre o Estatuto da Advocacia e a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB).
Art. 30. São impedidos de exercer a advocacia:
I - os servidores da administração direta, indireta e fundacional, contra a Fazenda Pública que os remunere ou à qual seja vinculada a entidade empregadora;
II - os membros do Poder Legislativo, em seus diferentes níveis, contra ou a favor das pessoas jurídicas de direito público, empresas públicas, sociedades de economia mista, fundações públicas, entidades paraestatais ou empresas concessionárias ou permissionárias de serviço público.
Parágrafo único. Não se incluem nas hipóteses do inciso I os docentes dos cursos jurídicos.
Dica De Ouro, Advogado
há 5 meses

Projeto de Lei permite que servidores do Judiciário e Ministério Público possam advogar

O senador Major Olimpio, do PSL, propôs um PL (5.953/19) que altera o Estatuto da Advocacia , para permitir que ocupantes de cargo efetivo ou em comissão do Judiciário, do MP, do CNJ ou CNMP possam…

Que tiro foi esse? A narrativa de Janot e a tática de desinformação

Autor: Eduardo Luiz Santos Cabette, Delegado de Polícia Aposentado, Mestre em Direito Social, Pós – graduado em Direito Penal e Criminologia, Professor de Direito Penal, Processo Penal, Medicina…

Apostila de Direito Civil: contrato de mandato

CONTRATOS EM ESPÉCIE CONTRATO DE MANDATO João Paulo de Carvalho Cruz [1] Esta apostila foi produzida tomando por base as aulas da professora Cláudia Mara de Almeida Rabelo Viegas [1] 1. Conceito:…

O desempenho de mandato eletivo no Poder Legislativo impede o exercício da advocacia a favor ou contra pessoa jurídica de direito público.

PROCESSO EAREsp 519.194-AM, Rel. Min. Og Fernandes, por unanimidade, julgado em 14/6/2017, DJe 23/6/2017. DIREITO PROCESSUAL CIVIL Patrono no exercício de mandato de Deputado Estadual. Ausência de…

Advogado: Indispensável à Administração da Justiça

Com a organização do Estado e o afastamento da justiça privada, para a solução das lides, necessita-se da observância de um conjunto de regras, processuais e materiais, que compõem o Direito. Tendo…
Adryelle Gomes, Procurador e Advogado Público
há 3 anos

Falta de Capacidade Postulatória

- DA NULIDADE DA INICIAL - QUESTÃO DE ORDEM - PROIBIÇÃO DOS ARTIGOS 29 E 30 DO ESTATUTO DA OAB - DA FALTA DE CAPACIDADE POSTULATÓRIA - DO IMPEDIMENTO DE ADVOGAR CONTRA O MUNICÍPIO QUE ANTERIORMENTE…

Questão Comentada – Deontologia Jurídica

Olá amigos(as)! Bem, para facilitar o estudo estou mandando mais uma questão comentada de Deontologia Jurídica, matéria que o candidato deve dominar para o exame de ordem! EXAME DE ORDEM – V EXAME…

Exercício da Advocacia

A Constituição Federal em seu art. 133 diz que o advogado é indispensável à administração da justiça, ou seja, o advogado desempenha papel fundamental no tocante à defesa de interesses e direitos de…
Karen Lessa, Advogado
há 4 anos

Impedimento parcial do Advogado que atua como conciliador e Mediador nos CEJUSCs

A conciliação e mediação judicial é um grande avanço para o mundo atual, resultando em uma reeducação na solução dos conflitos da sociedade, evitando a morosidade e desgaste de um processo buscando…
há 4 anos

Ética - Introdução ao Estatuto dos Advogados

Honorários advocatícios Por mais que o advogado renuncie, ele tem direito a honorários, de forma proporcional (com moderação ). Existe, ainda, uma tabela de honorários (compete ao conselho seccional…