Parágrafo 1 Artigo 2 da Lei nº 1.060 de 05 de Fevereiro de 1950

Lei nº 1.060 de 05 de Fevereiro de 1950

Estabelece normas para a concessão de assistência judiciária aos necessitados.
Art. 2º. Gozarão dos benefícios desta Lei os nacionais ou estrangeiros residentes no país, que necessitarem recorrer à Justiça penal, civil, militar ou do trabalho.
Parágrafo único. - Considera-se necessitado, para os fins legais, todo aquele cuja situação econômica não lhe permita pagar as custas do processo e os honorários de advogado, sem prejuízo do sustento próprio ou da família.
Gabriel Soares, Advogado
há 6 meses

A Ilegalidade da Súmula nº 51 do TJ/SC

PROCESSUAIS (LEI 1.060/50). POSSIBILIDADE. 1. O Judiciário pode conferir apenas em parte o benefício de assistência judiciária... que circundavam o art. 13 da Lei 1.060/50, previu-se …

Reflexões sobre a Responsabilidade Decorrente do Contrato de Corretagem Imobiliária

RESUMO A finalidade deste artigo é levantar pontos relevantes a respeito da responsabilidade civil e, principalmente, consumerista das imobiliárias e corretores de imóveis [1] na intermediação da…
Tiago Henrique, Estudante de Direito
há 10 meses

Usucapião

Aquisição por usucapião Resumo Este artigo apresenta algumas modalidades de aquisição, onde o possuidor possui direitos de se tornar legítimo proprietário de bem ou imóvel, apresentando requisitos…
Wander Fernandes, Advogado
ano passado

A Justiça Gratuita sob a ótica do STJ.

Reunimos nesta postagem julgados relevantes do Superior Tribunal de Justiça sobre "Assistência Judiciária Gratuita". Com a entrada em vigor do novo CPC os julgadores ficaram ainda mais rigorosos na…
Jaciara Alves, Bacharel em Direito
há 2 anos

Distinção entre justiça gratuita e assistência jurídica gratuita

Distinção entre justiça gratuita e assistência jurídica gratuita Jaciara Barreto de Souza Alves RESUMO: A nossa Constituição Brasileira prevê, “a lei não excluirá da apreciação do Poder Judiciária…

Da prescindibilidade da demonstração exaustiva das condições fáticas de hipossuficiência para os fins de que trata o artigo 98 do Código de Processo Civil

INTRODUÇÃO Com o presente artigo se busca perquirir quais são os requisitos necessários à concessão da gratuidade de justiça à pessoa natural, em âmbito judicial. A disciplina atualmente é regida…

A garantia de acesso à justiça Criminal: Acessibilidade econômica

Em um país desigual como o nosso a Assistência Jurídica gratuita dos necessitados é um tema é de suma importância. Quando tratamos da assistência gratuita aos necessitados temos que pensar numa…

Da gratuidade de justiça no Novo CPC

1) Introdução: Dentre as principais novidades apresentadas pela Lei 13.105 de 16 de Março de 2015, o Novo CPC , uma das mais interessantes é, sem dúvida, o regramento do instituto da Justiça…
há 5 anos

Assistência Judiciária

Introdução Um dos maiores orgulhos do Brasil, formalmente dizendo, é o seu ordenamento jurídico voltado à defesa dos direitos e garantias fundamentais do ser humano, vez que logo no início de sua…
há 5 anos

O Novo Código de Processo Civil e o Direito do Trabalho

Vivemos, atualmente, a iminência da aprovação do Novo Código de Processo Civil , programado para ser votado e sancionado pela Presidente Dilma Houseff, possivelmente, no mês de Março de 2015,…