Art. 7 da Lei 7713/88

Lei nº 7.713 de 22 de Dezembro de 1988

Altera a legislação do imposto de renda e dá outras providências.
Art. 7º Ficam sujeito à incidência do imposto de renda na fonte, calculado de acordo com o disposto no art. 25 desta Lei: (Vide Lei nº 8.134, de 1990) (Vide Lei nº 8.383, de 1991) (Vide Lei nº 8.848, de 1994) (Vide Lei nº 9.250, de 1995) )
I - os rendimentos do trabalho assalariado, pagos ou creditados por pessoas físicas ou jurídicas; (Vide Lei complementar nº 150, de 2015)
II - os demais rendimentos percebidos por pessoas físicas, que não estejam sujeitos à tributação exclusiva na fonte, pagos ou creditados por pessoas jurídicas.
§ 1º O imposto a que se refere este artigo será retido por ocasião de cada pagamento ou crédito e, se houver mais de um pagamento ou crédito, pela mesma fonte pagadora, aplicar-se-á a alíquota correspondente à soma dos rendimentos pagos ou creditados à pessoa física no mês, a qualquer título.
§ 2º O imposto será retido pelo cartório do juízo onde ocorrer a execução da sentença no ato do pagamento do rendimento, ou no momento em que, por qualquer forma, o recebimento se torne disponível para o beneficiário, dispensada a soma dos rendimentos pagos ou creditados, no mês, para aplicação da alíquota correspondente, nos casos de:
(Revogado)
a) juros e indenizações por lucros cessantes, decorrentes de sentenças judicial;
(Revogado)
b) honorários advocatícios;
(Revogado)
c) remunerações pela prestação de serviços no curso do processo judicial, tais serviços de engenheiro, médico, contabilista, leiloeiro, perito, assistente técnico, avaliador, síndico, testamenteiro e liquidante.
(Revogado pela Lei nº 8.218, de 1991)
§ 3º (Vetado).
Eugênio Luckwü, Advogado
há 2 meses

Custos de um empregado doméstico

sobre a renda retido na fonte de que trata o inciso I do art. 7o da Lei no 7.713, de 22 de dezembro de 1988, se incidente...) de recolhimento para o FGTS; V - 3,2% (três inteiros e dois décimos por …

Do direito à repetição do IR recolhido sobre as férias e as folgas indenizadas e sobre a indenização recebida em decorrência de adesão a PDV ou a plano de aposentadoria incentivada.

pelo trabalhador, em função da previsão expressa no art. 43, do Código Tributário Nacional e nos artigos 3o e 7o, da Lei... , nos termos do artigo 43 da Lei no 5.172/1966 (“CTN”), que, por sua vez, …

Sanando Dúvidas sobre Seguro-Desemprego

Sanando Dúvidas sobre Seguro-Desemprego Curitiba, 15 de janeiro de 2018, segunda-feira. Este artigo explana tudo de essencial sobre o Seguro-Desemprego, acompanhe até o final e nenhuma dúvida…

Contribuição Previdenciária dos Empregados Domésticos

O Empregador doméstico ou equiparado é responsável pelo recolhimento das contribuições previdenciárias dos empregados domésticos que lhe prestem serviços, mediante Documento Único de Arrecadação…

Os direitos adquiridos diante da profissionalização dos empregados domésticos com o advento da Lei Complementar 150/2015

Resumo Esse artigo tem como espoco demonstrar a evolução dos direitos dos empregados domésticos desde a escravidão, que foi um marco na história do Brasil, até a Lei Complementar 150/2015 que…

A Profissionalização dos Empregados Domésticos com o advento da Lei Complementar 150/2015

Resumo Esse artigo tem como espoco demonstrar a evolução dos direitos dos empregados domésticos da escravidão que foi um marco na história do Brasil, até a Lei Complementar 150 /2015 que regulamentou…

Você sabe o que é o Simples Doméstico?

Diariamente muitos empregadores e trabalhadores domésticos, nos procuram para dirimir algumas dúvidas existentes em relação ao recolhimento dos tributos, por isso resolvi discorrer sobre o Simples…
Joanna Varejão, Advogado
há 4 anos

Empregado Doméstico e a LC 150/2015

1. HISTÓRICO E REGULAMENTAÇÃO LEGAL Antes de adentrarmos ao mérito do presente trabalho, imperioso uma breve digressão histórica acerca da matéria para que se faça entender as dificuldades…

A lei complementar 150/2015 - Regulamentação da PEC das Domésticas

Em 2013 a novidade foi a PEC das domésticas, popularmente apelidada, a emenda constitucional nº 72 /2013 trouxe uma alteração no artigo 7º Em 2013 a novidade foi a PEC das domésticas, popularmente…
Fátima Miranda, Estudante de Direito
há 4 anos

Atos judiciais que contribuem para a morosidade da Justiça. O que não se deve dizer ou fazer

( Comtexto Jurídico Notícias ) Efetividade da Justiça através do Processo Civil A lentidão da justiça não é um fenômeno exclusivamente brasileiro. Existe em todo o mundo. “Mesmo nos chamados países…
Termo/Assunto relacionado