Inciso XIX do Artigo 7 da Lei nº 8.906 de 04 de Julho de 1994

EAOAB - Lei nº 8.906 de 04 de Julho de 1994

Dispõe sobre o Estatuto da Advocacia e a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB).
Art. 7º São direitos do advogado:
XIX - recusar-se a depor como testemunha em processo no qual funcionou ou deva funcionar, ou sobre fato relacionado com pessoa de quem seja ou foi advogado, mesmo quando autorizado ou solicitado pelo constituinte, bem como sobre fato que constitua sigilo profissional;
Marcelo Campelo, Advogado
há 10 meses

Cartas ao Jovem Advogado - Como preparar o Cliente para uma audiência?

A audiência criminal sempre é um momento de tensão para o advogado e cliente, Mesmo que o advogado tenha anos de experiência, O momento de encarar o Juiz e o Promotor são um mistério para o cliente.
1
0

Texto 03: dez enunciados comentados do Estatuto da Ordem dos Advogados do Brasil/ Código de ética dos advogados/Regulamento geral da OAB.

Desde o dia 30 de junho de 2023, todos os dias aqui no jusbrasil, vou colocar pelo menos dez enunciados comentados de concursos públicos/OAB (acerca da temática indicada no título do texto). Por…
1
0

Nova lei dos Crimes de Abuso de Autoridade

I - Sob este prisma podemos observar as seguintes indagações e promenores implicito e explicito que dão ênfase direto ao fato dos principais argumentos notórios desdobrado aqui na prática a…
3
0

O acordo penal previsto não resolução 181/2017 do conselho nacional do ministério público

O ACORDO PENAL PREVISTO NA RESOLUÇÃO 181/2017 DO CONSELHO NACIONAL DO MINISTÉRIO PÚBLICO: novo método de resolução consensual em análise com o princípio da obrigatoriedade da ação penal [1] Gabriely…
1
0

Advogado indeniza cliente por perda de prazo para opor defesa em processo judicial: aplicação da teoria da perda de uma chance

Introdução A responsabilidade civil visa à reparação de danos injustos vivenciados nas relações sociais, instituto que apresenta constante evolução tal como a sociedade. Nesse diapasão, a…
9
0

O enquadramento penal do advogado ao delito de lavagem de capitais:

Paper produzido pelas alunas Ana Carolina Nogueira, Hellen Eduarda Marques e Karen Karolynne Silva Diniz SUMÁRIO : 1. Introdução; 2. Fundamentando o tema; 2.1 O crime de lavagem de capitais e a…
2
0
Lívia Sousa, Advogado
há 4 anos

Responsabilidade Civil e Criminal do advogado

Responsabilidade civil e criminal do advogado 1. A responsabilidade civil do advogado e seus pressupostos A responsabilidade civil tem como objetivo a reparação de um prejuízo decorrente da prática…
6
0

Relação de Confiança entre advogado e cliente frente ao Código de Ética e Disciplina da OAB

INTRODUÇÃO De um modo geral, a convivência em sociedade exige de todos os tipos de profissionais o respeito e a ética. Partindo desta vertente, esta exigência se faz necessária, uma vez que o…
0
0
Carlos Campelo, Policial, Guarda-Civil Municipal e Agente de Trânsito
há 4 anos

A (I)legitimidade do Ministério Público nas Investigações Diretas.

RESUMO O artigo tem por objetivo uma breve análise da atribuição conferida ao Ministério Público como órgão também de investigação, atribuição essa prevista ‘as Polícias Estaduais e Federal nos…
1
0

O dever de sigilo na investigação defensiva frente às prerrogativas da advocacia pode ser estendido ao detetive particular?

O Provimento 188/2018 do Conselho Federal da OAB é um marco normativo para o exercício pleno da advocacia e do direito à ampla defesa, sobretudo na área criminal — mas não restrita a ela. O…
2
0