Inciso XV do Artigo 7 da Lei nº 8.906 de 04 de Julho de 1994

EAOAB - Lei nº 8.906 de 04 de Julho de 1994

Dispõe sobre o Estatuto da Advocacia e a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB).
Art. 7º São direitos do advogado:
XV - ter vista dos processos judiciais ou administrativos de qualquer natureza, em cartório ou na repartição competente, ou retirá-los pelos prazos legais;

[Resumo Informativo] Jurisprudência do STJ nº 757 de 21 de novembro de 2022.

Informativo nº 757 21 de novembro de 2022. SÚMULAS SÚMULA N. 655 Aplica-se à união estável contraída por septuagenário o regime da separação obrigatória de bens, comunicando-se os adquiridos na…
1
0
Alm Li Diane, Perito Criminal
há 7 anos

Prerrogativas Profissionais

A advocacia é uma fonte inesgotável de desafios, em um mundo permeado de constantes e novos conceitos, de entendimentos e conhecimentos, e que, inexoravelmente, forçam a adoção de posicionamentos,…
1
0

Segredo de Justiça pode ser estendido a uma das partes em investigação de bens

Embora a regra seja de que o segredo de Justiça não alcança as partes no processo, o juiz pode, diante de peculiaridades do caso e com base em seu poder de cautela, estender o sigilo também para um…
4
0

OAB garante livre acesso dos advogados aos autos no Ministério do Trabalho

Órgão alterou portaria que guia procedimentos para consulta e acesso a documentos relativos a infrações à legislação trabalhista em trâmite. Agora, advogados têm acesso às informações sem procuração…
0
0
há 10 anos

Prerrogativas - Justiça Federal suspende Instrução Normativa do Ibama

A OAB Pará acaba de conseguir uma grande vitória na defesa das prerrogativas dos advogados. O juiz Ruy Dias de Souza Filho, da 2ª Vara Federal deferiu o pedido de antecipação de tutela em ação movida…
0
0

TDP consegue liberação de acesso a processos na Câmara de Vereadores

O Tribunal de Defesa das Prerrogativas da OAB/MT intermediou a liberação de acesso a processos legislativos junto à Câmara de Vereadores de Cuiabá que não permitiu um advogado de fazer vistas em…
0
0
há 10 anos

Corregedoria publica recomendação para que juízes respeitem prerrogativas dos advogados

A Corregedoria-Geral de Justiça e a Corregedoria das Comarcas do Interior do Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA) publicaram nesta quarta-feira (6), no Diário da Justiça Eletrônico (DJE), uma…
0
0

OAB-BA obtém reconhecimento das prerrogativas nas corregedorias

Salvador (BA) - As cancelas que vedam o acesso dos advogados baianos ao interior dos cartórios estão com os dias contados. A Corregedoria-Geral da Justiça e a Corregedoria das Comarcas do Interior…
0
0

TRE do Piauí instaura processo administrativo contra juíza

Por quatro votos a dois, o Tribunal Regional Eleitoral do Piauí aprovou, durante a sessão da última terça-feira (29/10), a abertura de processo administrativo contra a juíza Eliana Márcia Nunes de…
0
0

OAB obtém reconhecimento das prerrogativas nas corregedorias da capital e do interior

As cancelas que vedam o acesso dos advogados baianos ao interior dos cartórios estão com os dias contados. A Corregedoria-Geral da Justiça e a Corregedoria das Comarcas do Interior publicaram nesta…
0
0