Artigo 12 da Lei nº 6.019 de 03 de Janeiro de 1974

Lei nº 6.019 de 03 de Janeiro de 1974

Dispõe sobre o Trabalho Temporário nas Empresas Urbanas, e dá outras Providências.
Art. 12 - Ficam assegurados ao trabalhador temporário os seguintes direitos:
a) remuneração equivalente à percebida pelos empregados de mesma categoria da empresa tomadora ou cliente calculados à base horária, garantida, em qualquer hipótese, a percepção do salário mínimo regional;
b) jornada de oito horas, remuneradas as horas extraordinárias não excedentes de duas, com acréscimo de 20% (vinte por cento);
c) férias proporcionais, nos termos do artigo 25 da Lei nº 5.107, de 13 de setembro de 1966;
d) repouso semanal remunerado;
e) adicional por trabalho noturno;
f) indenização por dispensa sem justa causa ou término normal do contrato, correspondente a 1/12 (um doze avos) do pagamento recebido;
g) seguro contra acidente do trabalho;
h) proteção previdenciária nos termos do disposto na Lei Orgânica da Previdência Social, com as alterações introduzidas pela Lei nº 5.890, de 8 de junho de 1973 (art. 5º, item III, letra "c" do Decreto nº 72.771, de 6 de setembro de 1973).
§ 1º - Registrar-se-á na Carteira de Trabalho e Previdência Social do trabalhador sua condição de temporário.
§ 2º - A empresa tomadora ou cliente é obrigada a comunicar à empresa de trabalho temporário a ocorrência de todo acidente cuja vítima seja um assalariado posto à sua disposição, considerando-se local de trabalho, para efeito da legislação específica, tanto aquele onde se efetua a prestação do trabalho, quanto a sede da empresa de trabalho temporário.

O trabalho temporário, o Direito do Trabalho e a Lei 13.429/2017.

O trabalho temporário é regulado pela Lei 6.019/74 (com as alterações legislativas pela Lei 13.429/17) e pelo Regulamento (Decreto 73.841/74, além da Portaria MTE 789/14 e da Instrução Normativa SIT…
Maíra Lima, Bacharel em Direito
ano passado

Terceirização vínculo empregatício após reforma trabalhista

CENTRO UNIVERSITÁRIO DE ARARAQUARA MAÍRA MANOELA HERNANDES DE LIMA TERCEIRIZAÇÃO VÍNCULO EMPREGATÍCIO APÓS REFORMA TRABALHISTA ARARAQUARA 2020 TECEIRIZAÇÃO VÍNCULO EMPREGATÍCIO APÓS REFORMA…
Antonia Ximenes, Advogado
há 2 anos

Dispensa Discriminatória. Quando ocorre e quais são seus direitos?

Na intenção de preservar os princípios protetivos ao empregado, a Constituição Federal de 1988 prevê, no artigo 7º, como um dos direitos fundamentais dos trabalhadores urbanos e rurais, a “relação de…

Cálculos Trabalhistas

CÁLCULOS TRABALHISTAS Remuneração - Salário acrescido da média das variáveis (exemplo: comissões) dos últimos 12 meses. - Média: soma das 6 maiores parcelas variáveis mês a mês, divididas por 6,…
Gabriel Feitosa, Estudante de Direito
há 2 anos

Terceirização no Brasil e os impactos da lei 13.429/2017

1. INTRODUÇÃO A expressão terceirização surgiu primeiramente no âmbito da administração empresarial para designar a descentralização empresarial de atividades para outrem, sendo esse outrem um…

Enquadramento Sindical dos Terceirizados após a Reforma Trabalhista

Á REAS D O D IREITO: Trabalho e Coletivo do Trabalho R ESUMO : O presente trabalho tem como escopo analisar o impacto das reformas trabalhista e das terceirizações no sistema sindical brasileiro. A…

A Terceirização em face da mitigação dos Princípios Trabalhistas

A TERCEIRIZAÇÃO EM FACE DA MITIGAÇÃO DOS PRINCÍPIOS TRABALHISTAS THE OUTSOURCING IN FACE OF MITIGATING OF PRINCIPLES WORKERS ANA MYRELLA SAMPAIO DE MACEDO* RESUMO Com a crescente evolução do mundo…
Michele Caiaffa, Advogado
há 3 anos

Equiparação Salarial: Principais alterações trazidas pela lei 13.467/17.

A equiparação salarial é um tema complexo no direito do trabalho, atrelado ao princípio constitucional da isonomia. De forma simples, se existem dois empregados com a mesma capacidade, que executam…
Jefte William, Estudante de Direito
há 3 anos

Precarização do Trabalho: terceirização e trabalho temporário

INTRODUÇÃO O fenômeno da terceirização foi profundamente alterado e impactado por uma série de legislações nos últimos meses, mais precisamente no último ano de 2017. Tais alterações são referentes…

Direitos do trabalhador temporário

O presente artigo tem por objetivo tecer alguns comentários sobre a contratação temporária de trabalhadores, e, por vias de consequência, esclarecer algumas dúvidas que circundam essa modalidade de…