Artigo 68 da Lei nº 8.245 de 18 de Outubro de 1991

LINQ - Lei nº 8.245 de 18 de Outubro de 1991

Dispõe sobre as locações dos imóveis urbanos e os procedimentos a elas pertinentes.
Art. 68. Na ação revisional de aluguel, que terá o rito sumário, observar-se-á o seguinte: (Redação dada pela Lei nº 12.112, de 2009)
I - além dos requisitos exigidos pelos arts. 276 e 282 do Código de Processo Civil, a petição inicial deverá indicar o valor do aluguel cuja fixação é pretendida;
II - ao designar a audiência de instrução e julgamento, o juiz, se houver pedido e com base nos elementos fornecidos pelo autor ou nos que indicar, fixará aluguel provisório, não excedente a oitenta por cento do pedido, que será devido desde a citação;
(Revogado)
II - ao designar a audiência de conciliação, o juiz, se houver pedido e com base nos elementos fornecidos tanto pelo locador como pelo locatário, ou nos que indicar, fixará aluguel provisório, que será devido desde a citação, nos seguintes moldes: (Redação dada pela Lei nº 12.112, de 2009)
a) em ação proposta pelo locador, o aluguel provisório não poderá ser excedente a 80% (oitenta por cento) do pedido; (Incluída pela Lei nº 12.112, de 2009)
b) em ação proposta pelo locatário, o aluguel provisório não poderá ser inferior a 80% (oitenta por cento) do aluguel vigente; (Incluída pela Lei nº 12.112, de 2009)
III - sem prejuízo da contestação e até a audiência, o réu poderá pedir seja revisto o aluguel provisório, fornecendo os elementos para tanto;
IV - na audiência de instrução e julgamento, apresentada a contestação, que deverá conter contraproposta se houver discordância quanto ao valor pretendido, o juiz tentará a conciliação e, não sendo esta possível, suspenderá o ato para a realização de perícia, se necessária, designando, desde logo, audiência em continuação.
(Revogado)
IV - na audiência de conciliação, apresentada a contestação, que deverá conter contraproposta se houver discordância quanto ao valor pretendido, o juiz tentará a conciliação e, não sendo esta possível, determinará a realização de perícia, se necessária, designando, desde logo, audiência de instrução e julgamento; (Redação dada pela Lei nº 12.112, de 2009)
V - o pedido de revisão previsto no inciso III deste artigo interrompe o prazo para interposição de recurso contra a decisão que fixar o aluguel provisório. (Incluído pela Lei nº 12.112, de 2009)
1° Não caberá ação revisional na pendência de prazo para desocupação do imóvel (arts. 46, parágrafo 2° e 57), ou quando tenha sido este estipulado amigável ou judicialmente.
2° No curso da ação de revisão, o aluguel provisório será reajustado na periodicidade pactuada ou na fixada em lei.

Petição - TJSP - Ação Locação de Imóvel - Procedimento do Juizado Especial Cível - contra Acapulco Empreendimentos Imobiliários Americana

EXCELENTÍSSIMO SENHOR DOUTOR JUIZ DE DIREITO DO JUIZADO ESPECIAL CÍVEL DA COMARCA DE AMERICANA, SP Autos n. ACAPULCO EMPREENDIMENTOS IMOBILIÁRIOS AMERICANA LTDA, pessoa jurídica de direito privado,…

Petição Inicial - TJSP - Ação Despejo por Falta de Pagamento Cc Cobrança de Alugueres - Despejo por Falta de Pagamento Cumulado com Cobrança

EXCELENTÍSSIMO SENHOR DOUTOR JUIZ DE DIREITO DA _____ VARA CÍVEL DO FORO REGIONAL DE PINHEIROS - SP. , portugues, casado, engenheiro, portador da Cédula de Identidade RNE n° W 447524-V e do CPF n° ,…

Petição - TJSP - Ação Locação de Imóvel - Renovatória de Locação

EXCELENTÍSSIMO SENHOR DOUTOR JUIZ DE DIREITO DA 02a VARA CÍVEL DA COMARCA DE SUZANO - SP Processo n° S.A, por seus advogados que esta subscrevem, nos autos da AÇÃO RENOVATÓRIA DE CONTRATO DE LOCAÇÃO…

Petição - TJSP - Ação Locação de Imóvel - Revisional de Aluguel

Excelentíssimo Senhor Doutor Juiz de Direito da Quinta =(05a)= Vara Cível da Capital. Processo número - Revisional de Aluguel MAXIM ADMINISTRAÇÃO E , requerida, devidamente representada, neste ato,…

Petição Inicial - TJSP - Ação Pedido de Revisão Contratual de Locação não Residencial Cumulado com Exoneração de Cobrança e Pedido Liminar - Apelação Cível - de Carrefour Comércio e Indústria contra Bjmf Serviços

EXCELENTÍSSIMO SENHOR DOUTOR JUIZ DE DIREITO DA VARA CÍVEL DO FORO REGIONAL DO TATUAPÉ - DA COMARCA DA CAPITAL DO ESTADO DE SÃO PAULO BJMF SERVIÇOS LTDA - EPP, pessoa jurídica de direito privado,…

Petição Inicial - TJSP - Ação Revisional de Aluguel - Revisional de Aluguel

EXCELENTÍSSIMO SENHOR DOUTOR JUIZ DE DIREITO DA ____ VARA CÍVEL DA COMARCA DE GUARULHOS - SP , portuguesa, viúva, portadora do RNE w177147-0, CPF. , representada por sua curadora , brasileira,…

Petição Inicial - TJSP - Ação Revisional de Alugueis - Cumprimento de Sentença - de Companhia Brasileira de Distribuição contra Rrff Administração e Participações

EXCELENTÍSSIMO SENHOR DOUTOR JUIZ DE DIREITO DA______ VARA CÍVEL DA COMARCA DE SÃO PAULO - SP RRFF ADMNISTRAÇÃO E PARTICIPAÇÕES S/A, empresa de direito privado, devidamente inscrita no CNPJ/MF sob…

Petição Inicial - TJSP - Ação Renovatória de Locação - Renovatória de Locação - contra Shopping Centers Reunidos do Brasil, Feac - Federação das Entidades Assistenciais de Campinas, Iguatemi Empresa de Shopping Centers e Irb-Brasil Resseguros

EXCELENTÍSSIMO SENHOR DOUTOR JUIZ DE DIREITO DE UMA DAS VARAS CÍVEIS DO FORO DE CAMPINAS - SP , pessoa jurídica de direito privado, inscrita sob o CNPJ , com sede na Ec. 2059 Pav 2, Lauzane Paulista…

Petição - TJSP - Ação Espécies de Contratos - Procedimento do Juizado Especial Cível

EX.MO(A). SR(A). DR(A). JUIZ(A) DIRETOR(A) DO JUIZADO ESPECIAL CÍVEL DA COMARCA DE ILHA SOLTEIRA - ESTADO DE SÃO PAULO . processo n° RICCIARDI, brasileira, divorciada, portadora da RG-SP de n.°…

Petição Inicial - TJSP - Ação Revisional de Aluguel - Revisional de Aluguel - contra Confecções Pethiga

EXMO. SR. DR. JUIZ DE DIREITO DA ___a VARA CIVEL DO FÓRUM CENTRAL DA COMARCA DA CAPITAL: NETOESPÓLIO , por seu inventariante sr. ANTONIO CARLOS ANASTÁCIO COSTA , brasileiro, casado, comerciante,…