Artigo 59 da Lei nº 8.245 de 18 de Outubro de 1991

LINQ - Lei nº 8.245 de 18 de Outubro de 1991

Dispõe sobre as locações dos imóveis urbanos e os procedimentos a elas pertinentes.
Art. 59. Com as modificações constantes deste capítulo, as ações de despejo terão o rito ordinário.
§ 1º Conceder - se - á liminar para desocupação em quinze dias, independentemente da audiência da parte contrária e desde que prestada a caução no valor equivalente a três meses de aluguel, nas ações que tiverem por fundamento exclusivo:
I - o descumprimento do mútuo acordo (art. 9º, inciso I), celebrado por escrito e assinado pelas partes e por duas testemunhas, no qual tenha sido ajustado o prazo mínimo de seis meses para desocupação, contado da assinatura do instrumento;
II - o disposto no inciso II do art. 47, havendo prova escrita da rescisão do contrato de trabalho ou sendo ela demonstrada em audiência prévia;
III - o término do prazo da locação para temporada, tendo sido proposta a ação de despejo em até trinta dias após o vencimento do contrato;
IV - a morte do locatário sem deixar sucessor legítimo na locação, de acordo com o referido no inciso I do art. 11, permanecendo no imóvel pessoas não autorizadas por lei;
V - a permanência do sublocatário no imóvel, extinta a locação, celebrada com o locatário.
VI - o disposto no inciso IV do art. 9o, havendo a necessidade de se produzir reparações urgentes no imóvel, determinadas pelo poder público, que não possam ser normalmente executadas com a permanência do locatário, ou, podendo, ele se recuse a consenti-las; (Incluído pela Lei nº 12.112, de 2009)
VII - o término do prazo notificatório previsto no parágrafo único do art. 40, sem apresentação de nova garantia apta a manter a segurança inaugural do contrato; (Incluído pela Lei nº 12.112, de 2009)
VIII - o término do prazo da locação não residencial, tendo sido proposta a ação em até 30 (trinta) dias do termo ou do cumprimento de notificação comunicando o intento de retomada; (Incluído pela Lei nº 12.112, de 2009)
IX - a falta de pagamento de aluguel e acessórios da locação no vencimento, estando o contrato desprovido de qualquer das garantias previstas no art. 37, por não ter sido contratada ou em caso de extinção ou pedido de exoneração dela, independentemente de motivo. (Incluído pela Lei nº 12.112, de 2009)
2º Qualquer que seja o fundamento da ação dar - se - á ciência do pedido aos sublocatários, que poderão intervir no processo como assistentes.
§ 3o No caso do inciso IX do § 1o deste artigo, poderá o locatário evitar a rescisão da locação e elidir a liminar de desocupação se, dentro dos 15 (quinze) dias concedidos para a desocupação do imóvel e independentemente de cálculo, efetuar depósito judicial que contemple a totalidade dos valores devidos, na forma prevista no inciso II do art. 62. (Incluído pela Lei nº 12.112, de 2009)

Ação de Despejo com Pedido de Antecipação de Tutela

ORDEM DOS ADVOGADOS DO BRASIL – OAB XI EXAME DE ORDEM PROVA PRÁTICO-PROFISSIONAL APLICADA EM 6/10/2013 ÁREA: DIREITO CIVIL Enunciado Jorge , professor de ensino fundamental, depois de longos 20 anos…
1
0
Ana Paula Dias, Advogado
há 5 meses

Modelo de Petição Ação de Despejo por Extinção da Sublocação com Pedido de Liminar

MODELO: DESPEJO POR EXTINÇÃO DA SUBLOCAÇÃO COM PEDIDO DE LIMINAR AO JUÍZO DA ____________ DA COMARCA DE __________________ - ___ FULANO DE TAL, (qualificação completa), por seus procuradores…
1
0
Ana Paula Dias, Advogado
há 5 meses

Modelo de Petição Ação de Despejo para Uso Próprio no Juizado Especial

MODELO: DESPEJO PARA USO PRÓPRIO NO JUIZADO ESPECIAL AO JUÍZO DO .... JUIZADO ESPECIAL CÍVEL DA ....../UF FULANO DE TAL, (qualificação completa), por seus procuradores (documento ....), com…
1
0
Ana Paula Dias, Advogado
há 5 meses

Modelo de Petição Ação de Despejo para Uso Próprio

MODELO: DESPEJO PARA USO PRÓPRIO AO JUÍZO DA ____________ DA COMARCA DE __________________ - ___ FULANO DE TAL, (qualificação completa), por seus procuradores (documento ....), com escritório na…
1
0
Ana Paula Dias, Advogado
há 5 meses

Modelo de Petição Despejo para Reparos Urgentes

MODELO: DESPEJO PARA REPAROS URGENTES AO JUÍZO DA ____________ DA COMARCA DE __________________ - ___ FULANO DE TAL, (qualificação completa), por seus procuradores (documento ...), com escritório na…
1
0
Ana Paula Dias, Advogado
há 5 meses

Modelo de Petição Inicial Despejo nas Locações Residenciais por Contrato Ininterrupto de Cinco Anos – Denúncia Vazia

MODELO: DESPEJO NAS LOCAÇÕES RESIDENCIAIS POR CONTRATO ININTERRUPTO DE CINCO ANOS – DENÚNCIA VAZIA AO JUÍZO DA ____________ DA COMARCA DE __________________ - ___ FULANO DE TAL, (qualificação…
1
0
Ana Paula Dias, Advogado
há 5 meses

Modelo de Petição Despejo nas Locações para Temporada

MODELO: DESPEJO NAS LOCAÇÕES PARA TEMPORADA AO JUÍZO DA ____________ DA COMARCA DE __________________ - ___ FULANO DE TAL, (qualificação completa), por seus procuradores (documento ...), com…
1
0
Ana Paula Dias, Advogado
há 5 meses

Modelo de Petição Inicial Ação de Despejo

AO JUÍZO DA __ VARA CIVEL DA COMARCA DE ....... /UF FULANO DE TAL , nacionalidade, estado civil profissão,portador da cédula de Identidade nº ..., inscrito no CPF/MF sob o nº ..., endereço…
1
0
Ana Paula Dias, Advogado
há 5 meses

Petição Inicial Ação de Despejo por Término do Contrato de Aluguel - Tutela de Evidência

AO JUÍZO DA VARA CÍVEL DA COMARCA DE _____. FULANO DE TAL, Estado Civil, Profissão, inscrito no CPF sob nº ___, Endereço Eletrônico, residente e domiciliado na (Endereço Completo), vem à presença de…
1
0
Isidorio Araujo, Estudante de Direito
há 6 meses

3

EXCELENTÍSSIMO SENHOR DOUTOR JUIZ DE DIREITO DA VARA CÍVEL DA COMARCA DE [Cidade - UF] [NOME COMPLETO DO AUTOR], [nacionalidade], [estado civil], [profissão], portador da cédula de identidade RG nº…
1
0