Parágrafo 1 Artigo 68 da Lei nº 1.079 de 10 de Abril de 1950

Lei nº 1.079 de 10 de Abril de 1950

Define os crimes de responsabilidade e regula o respectivo processo de julgamento.
Art. 68. O julgamento será feito, em votação nominal pêlos senadores desimpedidos que responderão "sim" ou "não" à seguinte pergunta enunciada pelo Presidente: "Cometeu o acusado F. o crime que lhe é imputado e deve ser condenado à perda do seu cargo?"
Parágrafo único. Se a resposta afirmativa obtiver, pelo menos, dois terços dos votos dos senadores presentes, o Presidente fará nova consulta ao plenário sobre o tempo não excedente de cinco anos, durante o qual o condenado deverá ficar inabilitado para o exercício de qualquer função pública.

Página 15 da I - Administrativo do Diário de Justiça do Rio de Janeiro (DJRJ) de 2 de Outubro de 2020

, artigo 515 , parágrafo único . 15 Art. 45 da Lei n. 1.079 , de 10 de abril de 1950. 16 § 2º do art. 280-F do Regimento... pelo TJSC. 9 § 3º do art. 77 da Lei n. 1.079 , de 10 de abril de 1950. …
Espaço Vital
há 4 anos

A Constituição desmoralizada

Reforma constitucional ‘ad hoc’ e oligarquia Por Roberto Wanderley Nogueira, juiz federal em Recife (PE). Perguntam-nos se uma eventual propositura no Supremo Tribunal Federal contra as…

Impeachment: fatiaram o que não era fatiável

Foi decepcionante o desfecho do julgamento de impedimento por crime de responsabilidade da hoje ex-presidente Dilma Rousseff pelo Senado Federal, presidido pelo presidente do STF, Ministro Ricardo…
Israel Almeida, Procurador e Advogado Público
há 4 anos

Crime de responsabilidade e inabilitação para exercício de funções públicas

O processo de impedimento, vulgo impeachment , se encerra na esfera do Legislativo Federal, mas ainda permanece longe de afastar a celeuma jurídica que paira em alguns dos aspectos do procedimento…