Artigo 52 da Lei nº 1.079 de 10 de Abril de 1950

Lei nº 1.079 de 10 de Abril de 1950

Define os crimes de responsabilidade e regula o respectivo processo de julgamento.
Art. 52. Perante a comissão, o denunciante e o denunciado poderão comparecer pessoalmente ou por procurador, assistir a todos os atos e diligências por ela praticados, inquirir, reinquirir, contestar testemunhas e requerer a sua acareação. Para esse efeito, a comissão dará aos interessados conhecimento das suas reuniões e das diligências a que deva proceder, com a indicação de lugar, dia e hora.
Pedro Platon, Advogado
há 10 meses

Impeachment do Ministro do STF - Isso é possível juridicamente?

Dilma Rousseff, em 2016. O impeachment é um processo essencialmente político, regulamentado pela Lei 1.079/1950 que define..., as condutas previstas no art. 10 desta Lei, quando por eles ordenadas …
Jayra Benevides, Bacharel em Direito
há 2 anos

Dos crimes de responsabilidade

Dos Crimes de Responsabilidade Os "crimes" de responsabilidade são, em natureza, infrações político-administrativas cometidas no exercício da função pública , em razão da violação aos preceitos…

Entenda o que e como decidiu o STF sobre o processo de impeachement

Já escrevemos dois textos sobre a decisão do STF no processo de impeachment http://joseherval.jusbrasil.com.br/artigos/272304093/bem-ou-malostf-decidiu-trazendo-segurança-jur...

Não se pode presumir tendências políticas em julgamento do STF, no impeachment, sem provas objetivas

Como prometido no texto " Bem ou mal o STF decidiu, trazendo segurança jurídica ao processo do impeachment ", analisei o conteúdo meritório de todas as manifestações das partes e amici curiae , bem…