Art. 10 da Lei do Impeachment - Lei 1079/50

Lei nº 1.079 de 10 de Abril de 1950

Define os crimes de responsabilidade e regula o respectivo processo de julgamento.
Art. 10. São crimes de responsabilidade contra a lei orçamentária:
1- Não apresentar ao Congresso Nacional a proposta do orçamento da República dentro dos primeiros dois meses de cada sessão legislativa;
2 - Exceder ou transportar, sem autorização legal, as verbas do orçamento;
3 - Realizar o estorno de verbas;
4 - Infringir, patentemente, e de qualquer modo, dispositivo da lei orçamentária.
5) deixar de ordenar a redução do montante da dívida consolidada, nos prazos estabelecidos em lei, quando o montante ultrapassar o valor resultante da aplicação do limite máximo fixado pelo Senado Federal; (Incluído pela Lei nº 10.028, de 2000)
6) ordenar ou autorizar a abertura de crédito em desacordo com os limites estabelecidos pelo Senado Federal, sem fundamento na lei orçamentária ou na de crédito adicional ou com inobservância de prescrição legal; (Incluído pela Lei nº 10.028, de 2000)
7) deixar de promover ou de ordenar na forma da lei, o cancelamento, a amortização ou a constituição de reserva para anular os efeitos de operação de crédito realizada com inobservância de limite, condição ou montante estabelecido em lei; (Incluído pela Lei nº 10.028, de 2000)
8) deixar de promover ou de ordenar a liquidação integral de operação de crédito por antecipação de receita orçamentária, inclusive os respectivos juros e demais encargos, até o encerramento do exercício financeiro; (Incluído pela Lei nº 10.028, de 2000)
9) ordenar ou autorizar, em desacordo com a lei, a realização de operação de crédito com qualquer um dos demais entes da Federação, inclusive suas entidades da administração indireta, ainda que na forma de novação, refinanciamento ou postergação de dívida contraída anteriormente; ((Incluído pela Lei nº 10.028, de 2000)
10) captar recursos a título de antecipação de receita de tributo ou contribuição cujo fato gerador ainda não tenha ocorrido; (Incluído pela Lei nº 10.028, de 2000)
11) ordenar ou autorizar a destinação de recursos provenientes da emissão de títulos para finalidade diversa da prevista na lei que a autorizou; (Incluído pela Lei nº 10.028, de 2000)
12) realizar ou receber transferência voluntária em desacordo com limite ou condição estabelecida em lei. (Incluído pela Lei nº 10.028, de 2000)
Rossana Silva, Estudante de Direito
há 10 meses

Processo de Impeachment: Até que ponto as verdades superam os discursos de ambos os lados?

Fiscal, inseriu no artigo 10 da Lei 1079/50 (Lei do Impeachment) a alínea 7 que considera como crime de responsabilidade... que mais pesaram para o impeachment de Dilma referem-se à abertura de …

Brasil, governado de forma errada, porém, como se certa fosse.

, Art.9º, Art.10, Art.11, e Art.12 todos estes artigos dessa Lei, são muito eficiente no combate ao crime..., art.4º, art.5º, art.6º, art.7º, art.9º, art.10, e art.11, e art.17,§7 º todos da mesma le…
GEN Jurídico, Editor de Livro
há 11 meses

Restos a Pagar

Financeiro, nunca foram respeitados. Se fossem aplicar o disposto no art. 85, inciso VI, da CF c.c. o art. 10 da Lei 1.079... sendo regida pelo art. 37 da Lei 4.320/1964 que assim prescreve: …
GEN Jurídico, Editor de Livro
ano passado

A Lei Orçamentária não se Confunde com a LRF

Continua a confusão entre a Lei orçamentária Anual – LOA – e a Lei de Responsabilidade Fiscal – LRF – e por conseguinte entre o crime de responsabilidade e o crime contra a ordem financeira. O…

Repartição Constitucional de Receitas Tributárias

   A autonomia dos entes federados para a consecução das suas atribuições constitucionais decorre essencialmente da preservação da sua autonomia financeira. Neste viés, a Carta Magna não se limitou a…

Cinco Perguntas para quem é contra ou a favor do impeachment.

Após longos meses, vimos o desfecho melancólico desse processo, recheado de politicagens e argumentações incoerentes, de parte a parte. Foi Golpe? Existe crime praticado pela Presidente? Como…

O dia 31 de agosto de 2016: entre a tragédia e a farsa

Dia 31 de agosto de 2016 foi um dia histórico para a República Federativa do Brasil, exatamente como foi um outro dia 31, em março de 1964. Em ambas as datas houve uma ruptura institucional…

Controvérsias do pedido de impeachment

Dentro do ordenamento jurídico brasileiro, o processo de Impeachment é instaurado com fundamento em denúncia de crime de responsabilidade contra o chefe do Poder Executivo, em linhas gerais, o…

Não há crime de responsabilidade!

Por André Peixoto de Souza Iniciamos hoje, no Brasil, a semana de mais um importante capítulo do golpe de Estado de 2016 (que entrará para a história do País juntamente com os golpes de 1889, 1930 e…

Impedimento?

Caríssimos, em esforço contra o instinto de não tomar parte em discussões meramente solúveis na moda, no meio trivial do dia a dia, como reiteradamente os assuntos da ordem econômica, esportiva ou…