Art. 5 da Lei do Impeachment - Lei 1079/50

Lei nº 1.079 de 10 de Abril de 1950

Define os crimes de responsabilidade e regula o respectivo processo de julgamento.
Art. 5º São crimes de responsabilidade contra a existência política da União:
1 - entreter, direta ou indiretamente, inteligência com governo estrangeiro, provocando-o a fazer guerra ou cometer hostilidade contra a República, prometer-lhe assistência ou favor, ou dar-lhe qualquer auxílio nos preparativos ou planos de guerra contra a República;
2 - tentar, diretamente e por fatos, submeter a União ou algum dos Estados ou Territórios a domínio estrangeiro, ou dela separar qualquer Estado ou porção do território nacional;
3 - cometer ato de hostilidade contra nação estrangeira, expondo a República ao perigo da guerra, ou comprometendo-lhe a neutralidade;
4 - revelar negócios políticos ou militares, que devam ser mantidos secretos a bem da defesa da segurança externa ou dos interesses da Nação;
5 - auxiliar, por qualquer modo, nação inimiga a fazer a guerra ou a cometer hostilidade contra a República;
6 - celebrar tratados, convenções ou ajustes que comprometam a dignidade da Nação;
7 - violar a imunidade dos embaixadores ou ministros estrangeiros acreditados no país;
8 - declarar a guerra, salvo os casos de invasão ou agressão estrangeira, ou fazer a paz, sem autorização do Congresso Nacional.
9 - não empregar contra o inimigo os meios de defesa de que poderia dispor;
10 - permitir o Presidente da República, durante as sessões legislativas e sem autorização do Congresso Nacional, que forças estrangeiras transitem pelo território do país, ou, por motivo de guerra, nele permaneçam temporariamente;
11 - violar tratados legitimamente feitos com nações estrangeiras.
Paulo Ausani, Advogado
há 22 dias

Por que o STF nunca teve um ministro investigado?

caso de crime de responsabilidade elencados no art. 39 da Lei 1.079/1950, pelo cometimento dos ilícitos prescritos...Por que o STF nunca teve um ministro investigado? O art. 5º da Constituição …

Lei 13.827/19 e as medidas protetivas da Lei Maria da Penha

e art. 5º, item 11 da Lei 1.079/50. Medidas protetivas de urgência Neste diapasão, a Lei 11.340/06 trouxe, dentre... a Lei 13.827/19, que alterou a Lei 11.340/06, para autorizar a concessão de …
Andre Luis, Estudante de Direito
há 7 meses

Brasil: os quatro momentos de elevação da ciência política no país

exercício da competência que lhe é atribuída pelo artigo 154, I ↑ Art. 31 da Lei n.º 1.079/50 ↑ http://politica... ao interesse social São crimes – segundo o art. 5.º da Lei 1.079/50 – contra a …

Brasil, governado de forma errada, porém, como se certa fosse.

, art.4º, art.5º, art.6º, art.7º, art.9º, art.10, e art.11, e art.17,§7 º todos da mesma lei, são ótimas... de responsabilidade, a 1.079/1950, pois essa definira os tais crimes que são dos Art.2º, Ar…

Muito Além das “Pedaladas” – Os 06 Crimes de Dilma Rousseff

Por Dr. Rodrigo Eduardo Mariano O processo de impeachment em curso contra a Presidente da República, provavelmente não será o único, pois além dos crimes de responsabilidade fiscal que estão se ndo…

Condutas enquadradas

Quando as investigações começaram a chegar perto dos verdadeiros cabeças na operação Lava Jato, a Presidente da República resolveu dá um apoio ao seu padrinho e comparsa. Cometeu crimes de…

Infração (crime) de responsabilidade e impeachment

Por Prof. Dr. Luiz Regis Prado e Prof. Ms. Diego Prezzi Santos « Tout homme qui a du pouvoir est porté à en abuser. Il faut donc que, par la disposition des choses, le pouvoir arrête le pouvoir »…

Crime de responsabilidade? Lesa pátria? Teori Zavascki sem teoria, mas em “gratidão” teratológica?

Uma pilhéria, um escárnio com a democracia, um descalabro despido de fundamento jurídico, mas açambarcado de imoralidade político-partidária, uma decisão judicial que flerta com a teratologia,…

Grampos foram constitucionais e divulgação ao povo republicana – inéditos fundamentos e críticas

Iniciamos discordando em boa parte das palavras do ministro indicado por Dilma, o “excelso ministro” Teori Zavascki, do Supremo Tribunal Federal, quando pronunciou-se em referência a divulgação do…

Corrupção corroeu lulopetismo. Seus sucessores também o são

Groucho Marx afirmou que “é difícil fazer previsões , sobretudo quando dizem respeito ao futuro ” (grifei). Mas as ruas deram seu recado: Basta ! Chega de corrupção! Mais: o maior partido hoje no…