Artigo 8 da Lei nº 6.830 de 22 de Setembro de 1980

LEF - Lei nº 6.830 de 22 de Setembro de 1980

Dispõe sobre a cobrança judicial da Dívida Ativa da Fazenda Pública, e dá outras providências.
Art. 8º - O executado será citado para, no prazo de 5 (cinco) dias, pagar a dívida com os juros e multa de mora e encargos indicados na Certidão de Dívida Ativa, ou garantir a execução, observadas as seguintes normas:
I - a citação será feita pelo correio, com aviso de recepção, se a Fazenda Pública não a requerer por outra forma;
II - a citação pelo correio considera-se feita na data da entrega da carta no endereço do executado, ou, se a data for omitida, no aviso de recepção, 10 (dez) dias após a entrega da carta à agência postal;
III - se o aviso de recepção não retornar no prazo de 15 (quinze) dias da entrega da carta à agência postal, a citação será feita por Oficial de Justiça ou por edital;
IV - o edital de citação será afixado na sede do Juízo, publicado uma só vez no órgão oficial, gratuitamente, como expediente judiciário, com o prazo de 30 (trinta) dias, e conterá, apenas, a indicação da exeqüente, o nome do devedor e dos co-responsáveis, a quantia devida, a natureza da dívida, a data e o número da inscrição no Registro da Dívida Ativa, o prazo e o endereço da sede do Juízo.
§ 1º - O executado ausente do País será citado por edital, com prazo de 60 (sessenta) dias.
§ 2º - O despacho do Juiz, que ordenar a citação, interrompe a prescrição.

A possibilidade de substituir a garantia em dinheiro na execução fiscal por seguro-garantia ou fiança-bancária

RESUMO O presente estudo tem o condão de analisar a possibilidade de se substituir, no curso da execução fiscal, o depósito em dinheiro realizado como garantia pelo seguro ou pela fiança-bancária,…
Ronaldo Modolo, Advogado
há 3 meses

Processo Tributário, administrativo e judiciário

FACULDADE DE SUZANO – UNISUZ CURSO DE DIREITO RONALDO EL FIOL MODOLO PROCESSO TRIBUTÁRIO ADMINISTRATIVO E JUDICIAL UNISUZ 2020 FACULDADE DE SUZANO – UNISUZ CURSO DE DIREITO RONALDO DEL FIOL MODOLO…
Marcella Pena, Bacharel em Direito
há 4 meses

Penhora de quotas Sociais em Sociedade Limitada nas Execuções Fiscais Estaduais do Estado do Paraná

social político, buscando interesses sem afetar a função contributiva. 3. EXECUÇÃO FISCAL A Lei 6.830 , sancionada em 22... com matizes especiais, regulado pela Lei Federal 6.830 , de 22 de se…

Execução Fiscal - Quais as fases?

fiscal, prevista na Lei n.º 6.830/80 (Lei das Execuções Fiscais – LEF), com aplicação supletiva do CPC. Do termo... ao devedor, redação que criava uma antinomia com o art. 8.º, § 2.º, da Lei 6.830/1…
Renan Schüller , Advogado
há 8 meses

Do rito das execuções fiscais e os seus meios de defesa - IPTU

E PARÁGRAFOS DA LEI DE EXECUÇÃO FISCAL (LEI N. 6.83080). 1. O espírito do art. 40 , da Lei n. 6.83080 é... de Execução Fiscal.  Tal procedimento é regido por lei especial, qual seja, a Lei 6.830
Marcos Pinheiro, Advogado
há 11 meses

Inscrição em dívida ativa.

jurisprudência: EMENTA PROCESSO CIVIL E TRIBUTÁRIO. EXECUÇÃO FISCAL. PRESCRIÇÃO. ART. 2º, §3º, DA LEI 6.830/80... esse efeito, devendo prevalecer o disposto no artigo 174 do CTN sobre o artigo 8º, …

Monografia Prescrição em Matéria Tributária.

de lei complementar. Dispõe o artigo 174 do Código Tributário Nacional: Art. 174. A ação para a cobrança do crédito... Federal de 1988 com o status de lei complementar. Dispõe o artigo 174 do …

Prescrição intercorrente, em execução fiscal, não é um Todinho gelado.

Prescrição intercorrente, ao menos em execução fiscal, não é para os fracos. Se aceita a premissa, prossegue. Do contrário, foge. E, para a compreensão do tema, a fonte menos confiável é a lei. Essa,…

A prescrição intercorrente no âmbito da Execução Fiscal

RESUMO O presente trabalho examinará o instituto da prescrição, envolvendo o seu conceito e fundamentos como introdução ao estudo da prescrição intercorrente. Explora-se a diferença entre a…

Fixação de honorários advocatícios na hipótese de desistência de demanda sem incidência do encargo de 20% do Decreto-Lei nº 1.025/1969

Essa orientação consta dos seguintes julgados: PROCESSUAL CIVIL E TRIBUTÁRIO. RENÚNCIA AO DIREITO OU DESISTÊNCIA DA AÇÃO. REGIME INSTITUÍDO PELA LEI 11.941/2009. HONORÁRIOS ADVOCATÍCIOS. CABIMENTO…