Parágrafo 1 Artigo 4 da Lei nº 8.245 de 18 de Outubro de 1991

LINQ - Lei nº 8.245 de 18 de Outubro de 1991

Dispõe sobre as locações dos imóveis urbanos e os procedimentos a elas pertinentes.
Art. 4o Durante o prazo estipulado para a duração do contrato, não poderá o locador reaver o imóvel alugado. Com exceção ao que estipula o § 2o do art. 54-A, o locatário, todavia, poderá devolvê-lo, pagando a multa pactuada, proporcional ao período de cumprimento do contrato, ou, na sua falta, a que for judicialmente estipulada. (Redação dada pela Lei nº 12.744, de 2012)
Parágrafo único. O locatário ficará dispensado da multa se a devolução do imóvel decorrer de transferência, pelo seu empregador, privado ou público, para prestar serviços em localidades diversas daquela do início do contrato, e se notificar, por escrito, o locador com prazo de, no mínimo, trinta dias de antecedência.
Isabella Pereira, Advogado
há 5 meses

Rescisão do contrato de aluguel sem pagar multa

Há muitas indagações sobre questões locatícias, principalmente sobre o valor das multas e sobre como poder rescindir um contrato de locação sem precisar pagar multa contratual. Hoje irei elencar, de…
1
0

Extensão analógica em favor de pejotizados para exclusão de multa locatícia - Par. Único - artigo 4ºLei de Locações.

EXTENSÃO ANALÓGICA DA PROTEÇÃO DE NÃO INCIDENCIA DE MULTA NO CASO DE MUDANÇA DE POSTO DE TRABALHO DO PEJOTIZADO. Resumo: O artigo 4º da Lei 8.245/91 prevê não incidência de multa em caso de resilição…
3
2

[Artigo] Contrato de locação

CONTRATOS DE LOCAÇÃO Guilherme Nascimento, Heloisa Volpato Martins, Nagib de Almeida e Pedro Francisco Foresti Neto RESUMO É certo que os contratos de locação são instrumentos jurídicos utilizados há…
4
0
Gabriel Couto, Advogado
há 9 meses

Como cobrar aluguéis atrasados no Juizado Especial Cível

Introdução: Um dos desafios enfrentados por proprietários de imóveis é a cobrança de aluguéis atrasados. Quando um inquilino deixa de cumprir com suas obrigações financeiras, é importante saber como…
2
2
Luís Felipe Viña, Advogado
há 10 meses

O contrato de locação por prazo indeterminado

O prazo é um dos elementos mais importantes em um contrato de locação , e o contrato de locação por prazo indeterminado está regulamentado nos artigos 46 e 47 da Lei do Inquilinato (Lei 8.245/91) ,…
4
1

Como fica a situação do locatário que é transferido pelo seu empregador em razão do seu trabalho?

Um dos direitos do locatário quando acontece a transferência pelo seu empregador em razão do seu trabalho é a isenção de multa por devolução do imóvel antes do fim do contrato. (imagem retirado do…
14
4

O Locatário Pode Devolver o Imóvel Antes do Prazo Estipulado?

 Um assunto de extrema relevância dentro dos contratos de locação de imóveis urbanos é o que diz respeito à possibilidade de devolução do imóvel por parte do locatário antes do prazo avençado. Com…
4
0

Em qual momento é possível rescindir o contrato de locação sem pagar multa?

Muitas dúvidas surgem a respeito do contrato de locação, principalmente sobre o valor das multas e rescisão sem pagar multa entre outras situações que envolvem contrato de locação de imóvel. Entenda…
5
1
Luana Batistel, Advogado
há 2 anos

Preciso pagar multa contratual de locação se for transferido de local de trabalho?

Muitas empresas realizam a transferência de alguns funcionários para que executem pessoalmente o serviço em outra localidade. Nesses casos alguns funcionários que possuem contrato de locação com…
1
0

Aplicação da multa rescisória no contrato de locação ante à determinação de “home office” pelo empregador.

Nos contratos de locação, as partes devem respeitar o prazo previsto para o seu término e, na hipótese do locatário pretender rescindir o contrato antes desse prazo, deverá arcar com uma multa…
7
1