Artigo 1 da Lei nº 8.245 de 18 de Outubro de 1991

LINQ - Lei nº 8.245 de 18 de Outubro de 1991

Dispõe sobre as locações dos imóveis urbanos e os procedimentos a elas pertinentes.
Art. 1º A Presidência da República é constituída, essencialmente, pela Casa Civil, pela Secretaria-Geral, pela Secretaria de Comunicação Social, pela Secretaria de Assuntos Estratégicos e pela Casa Militar.
Parágrafo único. Continuam regulados pelo Código Civil e pelas leis especiais:
a) o Conselho de Governo;
1. de imóveis de propriedade da União, dos Estados e dos Municípios, de suas autarquias e fundações públicas;
2. de vagas autônomas de garagem ou de espaços para estacionamento de veículos;
3. de espaços destinados à publicidade;
4. em apart- hotéis, hotéis - residência ou equiparados, assim considerados aqueles que prestam serviços regulares a seus usuários e como tais sejam autorizados a funcionar;
b) a Advocacia-Geral da União;

[Artigo] Contrato de locação

CONTRATOS DE LOCAÇÃO Guilherme Nascimento, Heloisa Volpato Martins, Nagib de Almeida e Pedro Francisco Foresti Neto RESUMO É certo que os contratos de locação são instrumentos jurídicos utilizados há…
4
0
Renato Rosado, Estudante de Direito
ano passado

Direito Condominial: Guerra Dos Aplicativos No Mercado De Locação

1 DIREITO CONDOMINIAL: GUERRA DOS APLICATIVOS NO MERCADO DE LOCAÇÃO Renato Bezerra Rosado Cascudo Rodrigues1 RESUMO O presente artigo versa acerca do compartilhamento de imóvel, por aplicativos,…
1
0

Locação por aplicativos ou plataformas de intermediação – A compreensão da atividade nos condomínios edilícios

1. Introdução. Com o término da Segunda Guerra Mundial verificou-se, por razões das mais diversas, um grande fluxo da população rural para a zona urbana e, em consequência, surgiu, no que interessa…
1
0

O recesso forense e a suspensão dos prazos

O RECESSO FORENSE E A SUSPENSÃO DOS PRAZOS Rogério Tadeu Romano Veja-se a nova e peculiar hipótese de "suspensão do Processo" exposta no novo Código de Processo Civil. Vejamos: Art. 220. Suspende-se…
8
1

Ação renovatória de locação de imóvel comercial

SUMÁRIO: 1 Introdução. 2.2 Alguns aspectos da Lei do Inquilinato. 2.1 Contratos de locação regidos pelo Código Civil de 2002. 2.3 Ação renovatória. 2.4 Cabimento da ação renovatória. 2.5 Do prazo…
2
0

Você sabe como funciona o Despejo por aluguel atrasado?

O que é o despejo liminar no Direito Imobiliário: lei e jurisprudência O despejo de locação é uma ação judicial que pode ser realizada quando o locador deseja fazer com que o locatário desocupe o…
5
0
Leonardo Soares, Advogado
há 2 anos

O que fazer se o imóvel for vendido durante a locação?

I — Introdução Em nosso país, boa parte das famílias vivem em imóveis alugados por diferentes motivos, seja por não ter dinheiro suficiente para dar entrada em um imóvel pronto, ou por simples…
3
0
Beatriz Corazza, Advogado
há 3 anos

O que é a Lei do Inquilinato? E quais são as situações em que ela se aplica?

A lei do inquilinato é uma lei especial que tem por objetivo tratar das locações de imóveis urbanos. Nada mais é quando, alguém a qual chamamos de Locador se obrigada a ceder a outrem, a quem…
1
0
Felipe Souza, Advogado
há 3 anos

A Proibição de Dupla Garantia nos Contratos de Locação

A legislação brasileira proíbe a exigência de dupla garantia, ou seja, de duas garantias diferentes em um mesmo contrato de locação sob pena de nulidade, determinando que tal prática constitui…
1
0

Locação por aplicativos ou plataformas de intermediação – A compreensão da atividade nos condomínios edilícios

LOCAÇÃO POR APLICATIVOS OU PLATAFORMAS DE INTERMEDIAÇÃO – A COMPREENSÃO DA ATIVIDADE NOS CONDOMÍNIOS EDILÍCIOS José Horácio Cintra Gonçalves Pereira Jaques Bushatsky 1. Introdução. Com o término da…
3
0