Art. 2, § 3 da Lei de Execução Fiscal - Lei 6830/80

LEF - Lei nº 6.830 de 22 de Setembro de 1980

Dispõe sobre a cobrança judicial da Dívida Ativa da Fazenda Pública, e dá outras providências.
Art. 2º - Constitui Dívida Ativa da Fazenda Pública aquela definida como tributária ou não tributária na Lei nº 4.320, de 17 de março de 1964, com as alterações posteriores, que estatui normas gerais de direito financeiro para elaboração e controle dos orçamentos e balanços da União, dos Estados, dos Municípios e do Distrito Federal.
§ 3º - A inscrição, que se constitui no ato de controle administrativo da legalidade, será feita pelo órgão competente para apurar a liquidez e certeza do crédito e suspenderá a prescrição, para todos os efeitos de direito, por 180 dias, ou até a distribuição da execução fiscal, se esta ocorrer antes de findo aquele prazo.
OTT Contabilidade
há 11 meses

Prescrição Tributária

de prescrição tributária, art. 146, III, b. Para créditos não tributários, deve ser observado o art. 2º, § 3º da Lei n... ilegítimas, em relação aos créditos tributários, as normas estabelecidas no …

Execução fiscal, redirecionamento e responsabilidade dos sócios

Limites ao redirecionamento fiscal. 1. Introdução e Conceito. A execução fiscal regula-se pela Lei 6.830 /80 e, subsidiariamente, pelas disposições do Código de Processo Civil. Se presta,…
Marcos Pinheiro, Advogado
ano passado

Prescrição Intercorrente. Entenda de uma vez

Prescrição intercorrente, nada mais é do que a prescrição que corre dentro do processo de execução fiscal. Vou te explicar melhor para que não sobre dúvida. Mas antes, vou explicar melhor a questão…
Marcos Pinheiro, Advogado
ano passado

Execução Fiscal: Passo a Passo (1/3)

EXECUÇÃO FISCAL. PASSO À PASSO. (1/3) Por Marcos Pinheiro A primeira coisa que você deve ter em mente é que nessa fase, já se esgotou a discussão sobre o crédito tributário na área administrativa.

Saiba se Dívida Ativa com União Prescreve

"Sim, em 5 anos, segundo responde a SÚMULA 409 do STJ." Grifo meu: Luan Mesan. Vejamos o Parecer da PGFN:…
Gabriel Duarte, Advogado
há 2 anos

Os Princípios Constitucionais Tributários e Inconstitucionalidades na Lei de Execução Fiscal

RESUMO O presente trabalho tem por objetivo apresentar os diversos aspectos tangíveis a respeito da Lei de Execução Fiscal perante os Princípios Constitucionais Tributários. Dentre os quais podemos…
Jezer Munhoz, Estudante
há 2 anos

Prescrição Intercorrente no Processo Administrativo Ambiental

A prescrição intercorrente – quando os autos permanecessem por um determinado período temporal sem movimentação administrativa – é compreendida de duas maneiras. A primeira é uma construção…

Direito Tributário: prescrição x decadência

O escritório Camila Prado Advocacia e Consultoria vem trazer para vocês, um artigo sobre sobre prescrição e decadência no Direito Tributário. Será exposto aqui de forma que vocês possam captar as…
Lucas Machado, Estudante de Direito
há 3 anos

Certeza e exigibilidade do Crédito Tributário

A certeza e a liquidez do credito tributário, tem como ideia, constituir os requisitos fundamentais de todos os lançamentos, Moeda: Um ponto importante a ser tratado sobre essa conversão da moeda…
Lucas Machado, Estudante de Direito
há 3 anos

Crédito Tributário: Nascimento e Exigibilidade

SUMÁRIO 1 INTRODUÇÃO... 3 2 CRÉDITO TRIBUTÁRIO...3 3 LANÇAMENTO...4 3.1 MOEDA DE LANÇAMENTO...5 3.2 LEI APLICAVEL AO LANÇAMENTO...6 3.3 INALTERABILIDADE DO LANÇAMENTO... 6 3.4 MODIFICAÇÃO DOS…