Parágrafo 1 Artigo 3 do Decreto Lei nº 911 de 01 de Outubro de 1969

LAF - Decreto Lei nº 911 de 01 de Outubro de 1969

Altera a redação do art. 66, da Lei nº 4.728, de 14 de julho de 1965, estabelece normas de processo sôbre alienação fiduciária e dá outras providências.
Art. 3o O proprietário fiduciário ou credor poderá, desde que comprovada a mora, na forma estabelecida pelo § 2o do art. 2o, ou o inadimplemento, requerer contra o devedor ou terceiro a busca e apreensão do bem alienado fiduciariamente, a qual será concedida liminarmente, podendo ser apreciada em plantão judiciário. (Redação dada pela Lei nº 13.043, de 2014)
§ 1o Cinco dias após executada a liminar mencionada no caput, consolidar-se-ão a propriedade e a posse plena e exclusiva do bem no patrimônio do credor fiduciário, cabendo às repartições competentes, quando for o caso, expedir novo certificado de registro de propriedade em nome do credor, ou de terceiro por ele indicado, livre do ônus da propriedade fiduciária. (Redação dada pela Lei 10.931, de 2004)

Execução do saldo remanescente em ação de busca e apreensão de veículos

Por Hernani Zanin Júnior [1] e Vitor Gomes Rodrigues de Mello [2] A alienação fiduciária em garantia constitui importante mecanismo de garantia de contratos no qual há transferência da propriedade…
1
0

Como recuperar o meu veículo da busca e apreensão fazendo o pagamento da dívida?

Uma alternativa para quem teve o seu veículo apreendido em uma ação de busca e apreensão é realizar o pagamento da dívida para evitar que o bem seja levado a leilão. Esse pagamento é chamado de…
16
6

Tudo o que você precisa saber sobre a multa de 50% da busca e apreensão de veículo

Quem não paga o financiamento de um veículo está sujeito a uma temida medida judicial: a ação de busca e apreensão. Essa ação, de tramitação muito rápida, geralmente tem um pedido de liminar para…
11
0
Fahd Neto, Estudante de Direito
ano passado

Alienação fiduciária como garantia de bem imóvel em contratos com instituições bancárias.

UNIVERSIDADE DE RIBEIRÃO PRETO FACULDADE DE DIREITO “LAUDO DE CAMARGO ” NÚCLEO DE PESQUISA FAHD ALI HAZIME NETO ALIENAÇÃO FIDUCIÁRIA COMO GARANTIA DE BEM IMÓVEL EM CONTRATOS COM INSTITUIÇÕES…
3
0

Evolução Histórica da Ação de Busca e Apreensão, com fundamento no Decreto- Lei nº 911/69.

HISTORICAL EVOLUTION OF THE SEARCH AND SEIZURE ACTION, BASED ON DECREE-LAW Nº 911/69, AND THE CONSEQUENTIAL EMPTY OF ITS EFFECTIVENESS FOR RECOVERING CREDITS ARISING FROM CONSORTIUM AGREEMENTS.
2
0

O parágrafo primeiro do artigo terceiro do Decreto-Lei 911/69

O PARÁGRAFO 1º do Art. 3º DO DECRETO-LEI 911/69 Rogério Tadeu Romano Observo o que determina o artigo 3º, parágrafo primeiro do Decreto-lei 911/69. "Art. 3º - O proprietário fiduciário ou credor,…
4
0
Tópico Cível, Estudante de Direito
há 4 anos

Alienação Fiduciária x Busca e Apreensão: o que diz a lei?

Incorporada como direito real ao rol do art. 1.225 do Código Civil, a propriedade fiduciária , cujo tipo contratual é a alienação fiduciária , caracteriza um negócio jurídico bilateral no qual o…
3
0

A ação de busca e apreensão em Alienação Fiduciária

I – INTRODUÇÃO A ação de busca e apreensão em alienação fiduciária possui respaldo legal e seu procedimento encontra-se previsto no Decreto-Lei 911 /1969. Tal ação tem como escopo reaver um bem móvel…
5
1

Tarifa do cheque especial. Resoluções do Conselho Monetário Nacional na ótica do Superior Tribunal de Justiça

Sumário 1 – Problemática. Cobrança de tarifa pela disponibilização de crédito pré-aprovado (cheque especial) 2 – Missão Constitucional do Superior Tribunal de Justiça 3 - Poder normativo do Conselho…
2
0
GEN Jurídico, Editor de Livro
há 5 anos

Os desafios da tese do Adimplemento Substancial no cenário da jurisprudência brasileira e como o tema vem sendo cobrado nos concursos públicos

No caso de incumprimento do contrato, o art. 475 do CCB [i] coloca à disposição do credor a opção entre o cumprimento forçado (a execução específica) ou a extinção pela resolução, que impõe a…
2
0