Artigo 51 do Decreto nº 3.048 de 06 de Maio de 1999

RPS - Decreto nº 3.048 de 06 de Maio de 1999

Aprova o Regulamento da Previdência Social, e dá outras providências.
Subseção II
Da aposentadoria programada (Redação dada pelo Decreto nº 10.410, de 2020).
Art. 51. A aposentadoria programada, uma vez cumprido o período de carência exigido, será devida ao segurado que cumprir, cumulativamente, os seguintes requisitos: (Redação dada pelo Decreto nº 10.410, de 2020).
I - sessenta e dois anos de idade, se mulher, e sessenta e cinco anos de idade, se homem; e (Incluído pelo Decreto nº 10.410, de 2020)
II - quinze anos de tempo de contribuição, se mulher, e vinte anos de tempo de contribuição, se homem. (Incluído pelo Decreto nº 10.410, de 2020)
§ 1º Para fins de apuração do tempo de contribuição a que se refere o inciso II do caput, é vedada a inclusão de tempo fictício. (Redação dada pelo Decreto nº 10.410, de 2020).
§ 2º O período pelo qual os segurados contribuinte individual e facultativo tiverem contribuído na forma prevista no art. 199-A será considerado como tempo de contribuição, observada a restrição estabelecida em seu § 2º. (Redação dada pelo Decreto nº 10.410, de 2020).
§3º (Revogado pelo Decreto nº 10.410, de 2020).
§ 4o (Revogado pelo Decreto nº 10.410, de 2020)

Aposentadoria Rural Por Idade

UNIVERSIDADE PAULISTA RAIANE MARIA DA CONCEIÇÃO SOUZA APOSENTADORIA RURAL POR IDADE: benefício ou assistência? SÃO JOSÉ DOS CAMPOS 2018 RAIANE MARIA DA CONCEIÇÃO SOUZA APOSENTADORIA RURAL POR IDADE:…

Aposentadoria por Idade Híbrida ou Mista

Criada pela Lei n° 11.718/2008, a aposentadoria por idade híbrida ou mista, assim chamada pela doutrina, consiste em uma modalidade de aposentadoria por idade em que é possibilitada a soma do tempo…

Aposentadoria por idade e por invalidez: requisitos e características.

APOSENTADORIA POR IDADE E POR INVALIDEZ: requisitos e características. INTRODUÇÃO  A Seguridade Social, espécie, da qual de extrai os gêneros Previdência Social, Assistência Social e Saúde,…

Noções gerais sobre aposentadoria Híbrida ou Mista

Primeiramente devemos saber que a aposentadoria por idade para o trabalhador urbano exige 60 anos de idade para a mulher, e 65 para homem, tendo o mínimo de 15 anos de contribuição. Para o…
Joao Badari, Advogado
há 2 anos

Reaposentação ou Transformação de benefício: a possibilidade de buscar uma nova aposentadoria mais justa

Introdução: REAPOSENTAÇÃO NÃO SE TRATA DE DESAPOSENTAÇÃO Importante destacar que a tese não se trata de desaposentação. A desaposentação consiste em retratação do ato anterior de aposentadoria, por…

Saiba como não ter fator previdenciário no cálculo de sua aposentadoria

Artigo publicado em parceria com a Professora Patrícia Bonetti. 📷 Instagram @dr.thiagosouza e @drapatriciabonetti A aposentadoria por tempo de contribuição, possui a incidência do fator…

Benefícios previdenciários: Regras aplicáveis ao bóia-fria

1 - Introdução O tema versado no presente artigo gera muita discussão no âmbito da prática de direito previdenciário e se relaciona aos direitos do trabalhador rural bóia-fria. Há dissídios acerca do…
Jhônata Correa, Advogado
há 4 anos

Você já ouviu falar sobre Aposentadoria por Idade Rural "Híbrida"?

A aposentadoria por idade rural “híbrida” ou “mista”, assim denominada pela doutrina, é uma novidade introduzida pela Lei 11.718 /2008, que deu nova redação ao art. 48 da Lei de Benefícios…

Aposentadoria por idade rural "híbrida"

O artigo 48 , caput, da Lei 8.213 /91, amparado pelo artigo 201, § 7º, inciso II, da Magna Carta, estabelece que: “Art. 48. A aposentadoria por idade será devida ao segurado que, cumprida a carência…

Aposentadoria por idade: Regras e dicas

Você sabe quais são os requisitos para se aposentar por idade ? O texto a seguir mostra, de forma simples e resumida, algumas regras sobre esse benefício. Para saber mais sobre aposentadoria por…