Artigo 3 da Lei nº 9.787 de 10 de Fevereiro de 1999

Lei nº 9.787 de 10 de Fevereiro de 1999

Altera a Lei no 6.360, de 23 de setembro de 1976, que dispõe sobre a vigilância sanitária, estabelece o medicamento genérico, dispõe sobre a utilização de nomes genéricos em produtos farmacêuticos e dá outras providências.
Art. 3o As aquisições de medicamentos, sob qualquer modalidade de compra, e as prescrições médicas e odontológicas de medicamentos, no âmbito do Sistema Único de Saúde - SUS, adotarão obrigatoriamente a Denominação Comum Brasileira (DCB) ou, na sua falta, a Denominação Comum Internacional (DCI).
§ 1o O órgão federal responsável pela vigilância sanitária editará, periodicamente, a relação de medicamentos registrados no País, de acordo com a classificação farmacológica da Relação Nacional de Medicamentos Essenciais - Rename vigente e segundo a Denominação Comum Brasileira ou, na sua falta, a Denominação Comum Internacional, seguindo-se os nomes comerciais e as correspondentes empresas fabricantes.
§ 2o Nas aquisições de medicamentos a que se refere o caput deste artigo, o medicamento genérico, quando houver, terá preferência sobre os demais em condições de igualdade de preço.
§ 3o Nos editais, propostas licitatórias e contratos de aquisição de medicamentos, no âmbito do SUS, serão exigidas, no que couber, as especificações técnicas dos produtos, os respectivos métodos de controle de qualidade e a sistemática de certificação de conformidade.
§ 4o A entrega dos medicamentos adquiridos será acompanhada dos respectivos laudos de qualidade.

Petição - TJMG - Ação Fornecimento de Medicamentos - [Cível] Procedimento do Juizado Especial Cível - contra Municipio de Contagem e Estado de Minas Gerais

EXCELENTÍSSIMO (A) SENHOR (A) JUIZ (A) DE DIREITO DA 02a UNIDADE JURISDICIONAL CÍVEL DO JUIZADO ESPECIAL - 4°JD DA COMARCA DE CONTAGEM/MG Autos n.°: O E STADO D E M INAS G ERAIS , pessoa jurídica de…

Contestação - TJMS - Ação Padronizado - Procedimento Comum Cível - contra Estado de Mato Grosso do Sul Proc. do Estado: Procuradoria-Geral do Estado de Mato Grosso do Sul

EXCELENTÍSSIMA SENHORA JUÍZA DE DIREITO DA 2a VARA DE FAZENDA PÚBLICA E DE REGISTROS PÚBLICOS DA COMARCA DE CAMPO GRANDE PROCESSO N°: AUTOR: RÉU: ESTADO DE MATO GROSSO DO SUL O ESTADO DE MATO GROSSO…

Superior Tribunal de Justiça STJ - AGRAVO EM RECURSO ESPECIAL: AREsp 2099698 PE 2022/0093562-4

AGRAVO EM RECURSO ESPECIAL Nº 2.099.698 - PE (2022/0093562-4) DECISAO Cuida-se de agravo apresentado pelo ESTADO DE PERNAMBUCO contra a decisão que não admitiu seu recurso especial, fundamentado no …

Recurso - TJSP - Ação Antecipação de Tutela / Tutela Específica - Procedimento Comum Cível

EXCELENTÍSSIMO SENHOR DOUTOR JUIZ DE DIREITO DA 2a VARA DA FAZENDA PÚBLICA DA COMARCA DE SÃO BERNARDO DO CAMPO - ESTADO DE SÃO PAULO. Processo n° Ação de Obrigação de Fazer O MUNICÍPIO DE SÃO…

Petição - TJMG - Ação Perdas e Danos - [Cível] Procedimento do Juizado Especial da Fazenda Pública - contra Estado de Minas Gerais e Município de Betim

EXCELENTÍSSIMO(A) SENHOR(A) JUIZ(A) DE DIREITO DO JUIZADO ESPECIAL CÍVEL DA COMARCA DE BETIM-MG O ESTADO DE MINAS GERAIS , pessoa jurídica de direito público interno, por meio da procuradora que esta…

Petição - TJSP - Ação Antecipação de Tutela / Tutela Específica - Ação Civil Pública Cível

EXCELENTÍSSIMO SENHOR DOUTOR JUIZ DE DIREITO DA 1a (PRIMEIRA) VARA CÍVEL DA COMARCA DE SERTÃOZINHO/SP Processo n° Ação Civil Pública O , pessoa jurídica de direito público interno, regularmente…

Petição - TJSP - Ação Obrigação de Fazer / não Fazer - Procedimento do Juizado Especial Cível

RIBEIRÃO PRETO III- CONCLUSÃO Exposto o necessário, requer-se sejam julgados totalmente improcedentes os pedidos apresentados na petição inicial, com a condenação da parte autora nas verbas…

Réplica - TJSC - Ação Fornecimento de Medicamentos - Apelação Cível - contra Estado de Santa Catarina

EXCELENTÍSSIMA SENHORA JUÍZA DE DIREITO DA 2a VARA DA COMARCA DE GUARAMIRIM/SC. , por sua advogada, vem, respeitosamente, à presença de Vossa Excelência, nos autos da Ação Ordinária de Obrigação de…

Réplica - TJSC - Ação Fornecimento de Medicamentos - Procedimento do Juizado Especial Cível - contra Município de Guaramirim e Estado de Santa Catarina

EXCELENTÍSSIMA SENHORA JUÍZA DE DIREITO DA 2a VARA DA COMARCA DE GUARAMIRIM/SC. , por sua advogada, vem, respeitosamente, à presença de Vossa Excelência, nos autos da Ação Ordinária de Obrigação de…

Recurso - TJSP - Ação Obrigação de Fazer / não Fazer - Procedimento do Juizado Especial Cível

EXCELENTÍSSIMO(A) SENHOR(A) DOUTOR(A) JUIZ(ÍZA) DE DIREITO PRESIDENTE DO COLÉGIO RECURSAL DE ARAÇATUBA PROCESSO DE ORIGEM: AGRAVANTE: PREFEITURA MUNICIPAL DE ARAÇATUBA E OUTRO AGRAVADA: O ESTADO DE…