Artigo 11 do Decreto nº 27.048 de 12 de Agosto de 1949

Decreto nº 27.048 de 12 de Agosto de 1949

Aprova o regulamento da Lei nº 605, de 5 de janeiro de 1949, que dispõe sôbre o repouso semanal remunerado e o pagamento de salário nos dias feriados civis e religiosos.
Art 11. Perderá a remuneração do dia de repouso o trabalhador que, sem motivo justificado ou em virtude de punição disciplinar, não tiver trabalhado durante tôda a semana, cumprindo integralmente o seu horário de trabalho.
§ 1º Nas emprêsas em que vigorar regime de trabalho reduzido, a freqüência exigida corresponderá ao número de dias em que houver trabalho.
§ 2º Não prejudicarão a freqüência exigida as ausências decorrentes de férias.
§ 3º Não serão acumuladas a remuneração do repouso semanal e a do feriado civil ou religioso, que recaírem no mesmo dia.
§ 4º Para os efeitos do pagamento da remuneração, entende-se como semana o período da segunda-feira a domingo, anterior à semana em que recair o dia de repouso definido no art. 1º.
Adriano Resende, Advogado
há 4 anos

O funcionário se atrasou, o que pode ser feito?

Não é incomum o funcionário atrasar-se para sua jornada de trabalho, mas muitos empresários não sabem agir nessas situações. Importante destacar que o empregado que não cumpre toda a sua jornada de…
7
0

Desconto Salarial, Limites e Possibilidades

O presente artigo visa esclarecer algumas duvidas acerca do desconto no salário do empregado, que é dotado de uma proteção pelo nosso ordenamento jurídico, que visa a proteção do salário sofrer…
5
0

Empregado que chega atrasado pode ser impedido de trabalhar?

Inicio o texto afirmando que NÃO! Analisemos a questão. Com relação aos atrasos dos empregados, tanto a legislação quanto o Tribunal Superior do Trabalho preveem uma tolerância de até 5 minutos na…
38
43
Tiago Aquines, Advogado
há 8 anos

Jornada de Trabalho, atrasos e descontos

Jornada de Trabalho: A jornada normal de trabalho é o espaço de tempo o qual o empregado presta serviços ou permanece à disposição do empregador, com habitualidade, (exceção: horas extras). Conforme…
11
42