Cotidiano

De todos os dias; diário; que sucede ou se pratica habitualmente; aquilo que se faz ou ocorre todos os dias;

Valdivino Sousa, Matemático Aplicado
mês passado

O saber Matemático dos trabalhadores informais, a Matemática e o Feirante

que a matemática está presente em tudo, e no cotidiano o saber matemático popular dos trabalhadores informais é visto no caso... científico, e apenas a prática cotidiana. A importância da prática co…

Você não é um advogado

Vivemos a era de maior conforto e comodidade da história da civilização. Ironicamente, é também a era da ansiedade, da auto cobrança e da maratona em busca de metas e propósitos. Diariamente somos…
Valdivino Sousa, Matemático Aplicado
há 7 meses

Como ensinar Matemática na Educação infantil com o cotidiano das crianças?

Como ensinar Matemática na Educação infantil com o cotidiano das crianças? Matemático fala da importância na Educação... infantil com o cotidiano das crianças O Matemático e Pedagogo com …

3 dicas para lidar com o stress na advocacia

Por Marilene Costa, médica psiquiatra e psicoterapeuta, membro da International Society for Bipolar Disorder (ISBD) Tarde de domingo. Na reunião de família, um advogado conversa sobre amenidades com…

Como ter Coragem, Serenidade e Confiança

Todo problema tem sua solução. Trago, dentro de mim, inteligência e sabedoria para encontrar essa solução, e coragem e energia para pô-la em prática. A tristeza não tem existência concreta. Se você…
Valdivino Sousa, Matemático Aplicado
ano passado

A importância da Matemática no cotidiano dos estudantes

O Matemático Valdivino Sousa fala da importância da Matemática no cotidiano dos estudantes, sabemos que é a única ciência que está em tudo, onde quer que esteja à matemática está presente. Se…

Aplicação Prática do Direito Administrativo no Cotidiano

APLICAÇÃO PRÁTICA DO DIREITO ADMINISTRATIVO NO COTIDIANO INTRODUÇÃO O direito administrativo é um ramo do direito relativamente novo, com o seu surgimento jurídico autônomo, no século XVIII, graças a…

Vida de Advogado

A doce vida de um advogado começa de manhã cedo. Porque tem audiência, tem prazo, tem trânsito. Acordamos, tomamos um banho e um café preto, colocamos sapatos que apertam gravatas que apertam. E as…
Isaias Moreira, Advogado
há 3 anos

A Importância do Contrato de Seguro no dia dia

Embora todas as pessoas andem conectadas, raramente entre um trajeto ou outro é impossível não notar uma pessoa ao celular, podemos pensar como é possível um pessoa conseguir atravessar a rua olhando…
Isadora Morais, Advogado
há 3 anos

De Estagiária a Quase Advogada: Primeiras Impressões

Ah, a formatura do curso de direito, momento ansiosamente aguardado por nós, estudantes, que tem sede de se inserir o mais rápido possível no mercado de trabalho e no cotidiano da carreira escolhida,…
Resultados da busca Jusbrasil para "Cotidiano"
A Significância e a Repercussão da Higiene Ocupacional Aplicada e Incrementada em Diversas Questões Cotidianas
Artigos08/10/2018Nycholas
Alguns Quesitos e Réplicas de Conjunturas Cotidianas 1) Um trabalho está sendo realizado num tubulão pressurizado programado para duas horas de atividades, após uma hora, a temperatura de globo úmido resultou em 28ºC. Diante disso, quais providências devem ser adotadas? Resposta: A princípio, de acordo com a teoria de fundações juntamente coadunada com as diretrizes da geotecnia, o trabalhador está labutando suas atividades dentro do elemento estrutural designado por tubulão, especificamente em ...
00205006520095240071 (TRT-24)
Jurisprudência04/11/2010Tribunal Regional do Trabalho da 24ª Região
Ementa: TERCEIRIZAÇÃO DE ATIVIDADE COTIDIANA DA TOMADORA. SUBORDINAÇÃO DIRETA. SOLIDARIEDADE. A terceirização de funções inseridas no desenvolvimento cotidiano da atividade-fim da tomadora dos serviços, mormente quando evidenciada a subordinação direta, autoriza a condenação solidária das empresas envolvidas na intermediação da mão-de-obra ilícita, conforme entendimento cristalizado na Súmula n. 331 do Tribunal Superior do Trabalho. Recurso não provido, no particular, por unanimidade.
00205006520095240071 (TRT-24)
Jurisprudência12/11/2010Tribunal Regional do Trabalho da 24ª Região
Ementa: TERCEIRIZAÇÃO DE ATIVIDADE COTIDIANA DA TOMADORA. SUBORDINAÇÃO DIRETA. SOLIDARIEDADE. A terceirização de funções inseridas no desenvolvimento cotidiano da atividade-fim da tomadora dos serviços, mormente quando evidenciada a subordinação direta, autoriza a condenação solidária das empresas envolvidas na intermediação da mão-de-obra ilícita, conforme entendimento cristalizado na Súmula n. 331 do Tribunal Superior do Trabalho. Recurso não provido, no particular, por unanimidade.
RECURSO ORDINÁRIO RO 00087004620085170014 (TRT-17)
Jurisprudência12/02/2009Tribunal Regional do Trabalho da 17ª Região
Ementa: DISSABORES DO COTIDIANO LABORAL. INOCORRÊNCIA. Se a descrição dos fatos para justificar o pedido de danos morais está no âmbito de dissabores ou contratempos do cotidiano laboral, sem abalo à honra e ausente situação que produza no obreiro qualquer humilhação ou sofrimento na esfera de sua dignidade, o dano moral não é pertinente. (TRT 17ª R., RO 0008700-46.2008.5.17.0014, 2ª Turma, Rel. Desembargadora Wanda Lúcia Costa Leite França Decuzzi, Rev. Desembargador Cláudio Armando Couce de Menezes, DEJT 12/02/2009).
Apelação Cível AC 10133140007633001 MG (TJ-MG)
Jurisprudência01/06/2016Tribunal de Justiça de Minas Gerais
Ementa: DISSABORES DO COTIDIANO. DANO MORAL NÃO CONFIGURADO. RECURSO IMPROVIDO. Os danos morais passíveis de indenização são os que ultrapassam os percalços cotidianos da vida, sendo que os meros aborrecimentos não são passíveis de indenização por dano moral.
Apelação Cível AC 10607110000223001 MG (TJ-MG)
Jurisprudência28/02/2014Tribunal de Justiça de Minas Gerais
Ementa: DANO MORAL - MERO DISSABOR - ABORRECIMENTOS DO COTIDIANO - INEXISTÊNCIA DO DANO - SUCUMBÊNCIA RECÍPROCA - COMPENSAÇÃO DE HONORÁRIOS - CABIMENTO. O mero dissabor ou aborrecimento causado por desencontros do cotidiano não dá causa a indenização por dano moral. Em havendo sucumbência recíproca, há que se proceder à compensação dos honorários.
RECURSO ORDINÁRIO RO 25302520105020 SP 00025302520105020008 A28 (TRT-2)
Jurisprudência19/12/2013Tribunal Regional do Trabalho da 2ª Região
Ementa: DANOS MORAIS - MERO ABORRECIMENTO COTIDIANO - Diferencia-se o mero aborrecimento cotidiano daquele que, habitual ou não, explicita efetivo potencial lesivo à dignidade do ser humano, princípio fundamental da República (artigo 1º da CF/88 ), seja, por exemplo, em relação à sua condição física, social ou econômica, origem, gênero, raça, credo etc, e que inflige sofrimento tamanho que seus efeitos repercutem na higidez mental e física da pessoa, considerando-se, ainda, o próprio ambiente em que se insere o ato, de sorte que uma prática lesiva em um meio ambiente específico, pode não constituir lesão, ao contrário, ser usual, em meio diverso, como a própria imputação de apelidos a colegas de trabalho.
EMBARGOS DECLARATORIOS ED-ARR 115018420145030087 (TST)
Jurisprudência29/03/2019Tribunal Superior do Trabalho
Ementa: EMBARGOS DE DECLARAÇÃO - LIMPEZA DE UNIFORME EQUIPARÁVEL A ROUPAS DE USO COMUM OU COTIDIANO - RESSARCIMENTO DE DESPESAS INDEVIDO Embargos de Declaração rejeitados, pois inexistentes omissão, contradição ou obscuridade.
Apelação Cível AC 70036979300 RS (TJ-RS)
Jurisprudência17/02/2011Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul
Ementa: MERO DISSABOR COTIDIANO. O dano moral puro (in re ipsa) somente se configura excepcionalmente, sendo a regra a necessidade de comprovação do dano sofrido. Não configura dano moral puro a proposição de ação julgada improcedente ou extinta sob pena de se mitigar o direito fundamental de petição. Meros dissabores cotidianos não são aptos à configuração do dano moral sob pena de banalização do instituto. POR UNANIMIDADE, NEGARAM PROVIMENTO AO APELO. (Apelação Cível Nº 70036979300, Décima Quinta Câmara Cível, Tribunal de Justiça...
Apelação Cível AC 70036051555 RS (TJ-RS)
Jurisprudência13/12/2010Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul
Ementa: MERO DISSABOR COTIDIANO. O dano moral puro (in re ipsa) somente se configura excepcionalmente, sendo a regra a necessidade de comprovação do dano sofrido. Não configura dano moral puro a proposição de ação julgada improcedente ou extinta sob pena de se mitigar o direito fundamental de petição. Meros dissabores cotidianos não são aptos à configuração do dano moral sob pena de banalização do instituto. POR UNANIMIDADE, NEGARAM PROVIMENTO AO APELO. (Apelação Cível Nº 70036051555, Décima Quinta Câmara Cível, Tribunal de...
Buscar mais 1.141.085 resultados sobre "Cotidiano" na busca Jusbrasil