Art. 790, § 4 Consolidação das Leis do Trabalho - Decreto Lei 5452/43

CLT - Decreto Lei nº 5.452 de 01 de Maio de 1943

Aprova a Consolidação das Leis do Trabalho.
Art. 790. Nas Varas do Trabalho, nos Juízos de Direito, nos Tribunais e no Tribunal Superior do Trabalho, a forma de pagamento das custas e emolumentos obedecerá às instruções que serão expedidas pelo Tribunal Superior do Trabalho. (Redação dada pela Lei nº 10.537, de 27.8.2002)
§ 4o O benefício da justiça gratuita será concedido à parte que comprovar insuficiência de recursos para o pagamento das custas do processo. (Incluído pela Lei nº 13.467, de 2017)

Justiça Gratuita no Processo do Trabalho pós Reforma Trabalhista (Lei 13.467/2017)

A Lei 13.467/2017, que entrou em vigor no dia 11/11/2017, provocou diversas mudanças no direito do trabalho, tanto no âmbito do direito material do trabalho, como no âmbito do direito processual do…
Eva Santos, Professor
mês passado

A Reforma Trabalhista E Suas Implicações Para A Modernidade No Brasil:

RESUMO O presente artigo tem por intuito auscultar o sentido da Reforma Trabalhista de 2017 para a Modernidade no Brasil, compreendendo o que ela revela sobre o Direito do Trabalho atual, percebendo…
Ludielle Alves, Bacharel em Direito
há 2 meses

A banalização do princípio da proteção no contrato de trabalho intermitente

A BANALIZAÇÃO DO PRINCÍPIO DA PROTEÇÃO NO CONTRATO DE TRABALHO INTERMITENTE THE BANALIZATION OF THE PRINCIPLE OF PROTECTION IN THE INTERMITTENT EMPLOYMENT CONTRACT LUDIELLE ALVES MELO Resumo: A…

O Processo do Trabalho e os efeitos da Reforma Trabalhista

O Processo do Trabalho e os efeitos da Reforma Trabalhista O processo do trabalho, é a forma de efetivação das prerrogativas prevista em lei, é o instrumento para o exercício do direito.’’ O Direito…
Stelio Leonardo, Auditor Fiscal do Trabalho
há 9 meses

Da Justiça Gratuita Após Reforma Trabalhista

É visível, após vigência da Lei 13.467/2017 (Reforma Trabalhista) que alterou diversos dispositivos da CLT, tanto de Direito material como de Direito Processual, a redução do volume de ações…
Adilson Sobrinho, Advogado
há 9 meses

A Inconstitucionalidade do § 4º do Art. 791-A Da Clt e a Efetividade dos Direitos Fundamentais e Sociais Através do Ativismo Judicial

A INCONSTITUCIONALIDADE DO § 4º DO ART. 791-A DA CLT E A EFETIVIDADE DOS DIREITOS FUNDAMENTAIS E SOCIAIS ATRAVÉS DO ATIVISMO JUDICIAL Adilson Amâncio dos Santos Sobrinho [1] SUMÁRIO: Introdução 1.
Wander Fernandes, Advogado
há 10 meses

A Justiça Gratuita sob a ótica do STJ.

Reunimos nesta postagem julgados relevantes do Superior Tribunal de Justiça sobre "Assistência Judiciária Gratuita". Com a entrada em vigor do novo CPC os julgadores ficaram ainda mais rigorosos na…
Tales Calaza, Advogado
há 10 meses

Atos, Termos e Prazos no Processo do Trabalho

1. Atos e prazos Os atos processuais, em regra, serão públicos (salvo quando determinar o interesse social, como nos casos de segredo de justiça, por exemplo) e serão realizados em dias úteis, no…
Nieto e Oliveira, Advogado
há 11 meses

A gratuidade da justiça para as empresas na justiça do trabalho

O Código de Processo Civil e a Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), em vigor atualmente, trouxeram um maior respaldo legal para as empresas requererem o benefício da justiça gratuita , tendo em…
Tales Calaza, Advogado
há 11 meses

Partes e Procuradores no Processo do Trabalho

1. Reclamação Plúrima Prevista no artigo 842 da CLT, ocorre quando dois ou mais empregados figuram no polo ativo da ação litigando contra o mesmo empregador, devendo haver identidade de matéria.