Parágrafo 5 Artigo 59 do Decreto Lei nº 5.452 de 01 de Maio de 1943

CLT - Decreto Lei nº 5.452 de 01 de Maio de 1943

Aprova a Consolidação das Leis do Trabalho.
Art. 59. A duração diária do trabalho poderá ser acrescida de horas extras, em número não excedente de duas, por acordo individual, convenção coletiva ou acordo coletivo de trabalho. (Redação dada pela Lei nº 13.467, de 2017) (Vigência)
§ 5º O banco de horas de que trata o § 2o deste artigo poderá ser pactuado por acordo individual escrito, desde que a compensação ocorra no período máximo de seis meses. (Incluído pela Lei nº 13.467, de 2017) (Vigência)

Os Reflexos decorrentes das paralisações empresariais por força da Covid-19 nos contratos de trabalho

Resumo: Este trabalho busca demonstrar o atual cenário pandêmico e seus reflexos decorrentes das paralisações empresariais, bem como apresentar a aplicação do fato do príncipe e o princípio da força…

Jornada de trabalho

2 - JORNADA EXTRAORDINÁRIA A) Caracterização da Jornada Extraordinária: Jornada extraordinária é o lapso temporal de trabalho ou disponibilidade do empregado perante o empregador que ultrapasse a…
Darlan Quidute, Advogado
há 3 meses

Utilização do Banco de Horas reduz custos para o Empregador

de Banco de Horas pelo empregador, nos termos do art. 59 , § 5º , da CLT , podendo a formalização ocorrer através.... Com a vigência da Lei 13.467 /2017, não há mais necessidade de participação …
Danilo Monteiro, Advogado
há 3 meses

Horas Extras e a Reforma Trabalhista

Horas Extras e a Reforma Trabalhista A Reforma Trabalhista (Lei 13.467 ), em vigor desde novembro de 2017, alterou... diversos pontos da Consolidação das Leis do Trabalho . Dentre as principais …
Marcio Spimpolo, Advogado
há 3 meses

Assembleias Virtuais - Aspectos Práticos e Legais

pela Lei das Sociedades Anônimas (art. 121, parágrafo único, Lei 6.404/76). 1. PRINCÍPIO DA LEGALIDADE E A CATEGORIA... das assembleias condominiais virtuais ganhou novo fôlego com a edição do ar…

Banco de Horas Individual e Coletivo

A regulamentação do banco de horas foi inserida na CLT em 2017 com a publicação da Lei nº 13.467 /2017 (Reforma Trabalhista). Anteriormente o banco de horas era instituído pelas empresas mediante…

Horas extras de deslocamento, Banco de Horas e Teletrabalho (trabalho remoto), entenda as regras após a reforma trabalhista!

sem a assistência do sindicato (art. 59, §5º da CLT) Anteriormente, o instituto jurídico do banco de horas apenas poderia ser... a empresa, com fulcro no Art. 59, §5º da CLT. Sendo assim, para que …

O futuro das empresas perante a Justiça do Trabalho após a pandemia da COVID-19.

, possibilitou o acordo entre empregador e empregado sem necessidade de intervenção do sindicato, conforme o art. 59 , § 5... perante a Justiça do Trabalho. Esse sistema surgiu com a lei

Você sabe como fazer o controle da jornada de trabalho do seu empregado? Sabia que isso por impactar o caixa da empresa?

com a finalidade realizar o controle de banco de horas. O art. 59, § 5º da CLT determinou que o fosse possível...Você sabe como fazer o controle da jornada de trabalho do seu empregado? Sabia que …

Horas extras, compensação de jornada e banco de horas: quais as diferenças?

, que serão acrescidas de um percentual mínimo de 50% sobre o valor da “hora normal” de trabalho . A Consolidação das Leis..., norma coletiva que proíba a sua instituição. Nesse sentido, destaca-se …