Artigo 10A do Decreto Lei nº 5.452 de 01 de Maio de 1943

CLT - Decreto Lei nº 5.452 de 01 de Maio de 1943

Aprova a Consolidação das Leis do Trabalho.
Art. 10-A. O sócio retirante responde subsidiariamente pelas obrigações trabalhistas da sociedade relativas ao período em que figurou como sócio, somente em ações ajuizadas até dois anos depois de averbada a modificação do contrato, observada a seguinte ordem de preferência: (Incluído pela Lei nº 13.467, de 2017) (Vigência)
I - a empresa devedora; (Incluído pela Lei nº 13.467, de 2017) (Vigência)
II - os sócios atuais; e (Incluído pela Lei nº 13.467, de 2017) (Vigência)
III - os sócios retirantes. (Incluído pela Lei nº 13.467, de 2017) (Vigência)
Parágrafo único. O sócio retirante responderá solidariamente com os demais quando ficar comprovada fraude na alteração societária decorrente da modificação do contrato. (Incluído pela Lei nº 13.467, de 2017) (Vigência)

Responsabilidade Trabalhista do Sócio Retirante

Deixar uma sociedade pode parecer um ato simples, mas traz consigo uma série de implicações. Isso se deve ao fato de que o sócio retirante, aquele que se desliga formalmente de uma sociedade…
1
0
Marilza Muniz, Advogado
há 8 meses

Responsabilidades trabalhistas do sócio retirante

Considere a seguinte situação: você foi surpreendido com uma citação de execução trabalhista relacionada a uma empresa da qual você foi sócio, mas sua retirada ocorreu há mais de cinco anos, e o…
15
3

Direito do Trabalho e os Principais Impactos na Vida dos Trabalhadores no Brasil

1. FONTES DO DIREITO DO TRABALHO Fontes materiais: representam o momento que antecedente à própria criação das normas por meio de acontecimentos de ordem econômica, política e social (exemplo:…
3
0

Alterações da Reforma Trabalhista

DIREITO MATERIAL DO TRABALHO A Lei n. 13.467 /2017 alterou o § 2o e acrescentou o § 3o ao art. 2o da CLT , passando a prever, além do grupo econômico por subordinação, o grupo econômico por…
2
0
Gustavo Sabião, Advogado
há 2 anos

Fui sócio em uma empresa, por quanto tempo fico responsável pelas dívidas trabalhistas e empresariais dela?

O lapso temporal em que o sócio retirante ficará responsável por dívidas contraídas pela empresa irá depender da natureza jurídica deste débito (se trabalhista; se empresarial; tributário e etc.). É…
1
0
Eliã Viticoski, Bacharel em Direito
há 2 anos

Ex-sócio e Dívida Trabalhista, responde?

Imaginemos o seguinte caso hipotético: Um sócio minoritário de certa sociedade empresária, na qual permaneceu de 2005 a 2010, quando vendeu sua participação societária e registrou a alteração…
4
0
Cintia Ramos, Estudante de Direito
há 2 anos

Grupo econômico e a reforma trabalhista

RESUMO: A pesquisa possui como problemática a seguinte indagação: Quais as mudanças que a Reforma Trabalhista trouxe para o grupo econômico e para a responsabilidade trabalhista? Tem como objetivo…
1
0

Como fica a dívida trabalhista se a empresa foi vendida?

A chamada sucessão trabalhista é uma situação na qual o empregador é substituído por outro na relação de emprego. A CLT – Consolidação das Leis do Trabalho possui o artigo 10 que estabelece que “…
1
0
Erick Sugimoto, Bacharel em Direito
há 2 anos

O que caracteriza sucessão empresarial?

Você vai encontrar os seguintes tópicos: Sucessão empresarial: o que é? Como comprovar sucessão empresarial? Sucessão empresarial responsabilidade solidária; Sucessão empresarial e responsabilidade…
8
2

Sócio retirante só responde pelo que ocorreu na empresa enquanto era sócio e somente se demandado no prazo de 2 anos

A 4ª Turma do Tribunal Superior do Trabalho (TST) afastou a responsabilidade de dois sócios retirantes de uma empresa condenada em ação trabalhista. Para a Turma , a pessoa só responde pelo que…
2
0