Constituição em Miúdos em Todos os documentos

Mais de 10.000 resultados

Jurisprudência que cita Constituição em Miúdos

  • TJ-RJ - DIRETA DE INCONSTITUCIONALIDADE: ADI XXXXX20228190000 202200700325

    Jurisprudência • Acórdão • 

    REPRESENTAÇÃO DE INCONSTITUCIONALIDADE. LEI Nº 6.897, DE 18 DE MAIO DE 2021. PROJETO DE INICIATIVA PARLAMENTAR SEGUNDO O QUAL ¿A Fica instituído o estudo da Constituição em Miúdos nas escolas da rede pública municipal de ensino da Cidade do Rio de Janeiro.¿ INCONSTITUCIONALIDADE FORMAL. VÍCIO DE INICIATIVA. IMPOSIÇÃO DE OBRIGAÇÕES À SECRETARIA DE EDUCAÇÃO. VIOLAÇÃO AO PRINCÍPIO DA SEPARAÇÃO DOS PODERES. COMPETÊNCIA LEGISLATIVA MUNICIPAL MERAMENTE SUPLEMENTAR. AUSÊNCIA DE INTERESSE OU PECULIARIDADES LOCAIS A JUSTIFICAR A EDIÇÃO DA LEI. PARECERES MINISTERIAL E DA PROCURADORIA-GERAL DO ESTADO EM RESPALDO. PROCEDÊNCIA DA AÇÃO. VÍCIO DE INICIATIVA E VIOLAÇÃO À SEPARAÇÃO DE PODERES. Conquanto imbuído do laudável desiderato de promover o estudo da Constituição Federal nas escolas públicas do município, o legislador municipal incorreu em franco malferimento às normas constitucionais que preservam a iniciativa do Prefeito Municipal e o campo de atuação dos Poderes. Conforme se infere da redação legal, o ato normativo em testilha obriga o Poder Executivo Municipal a instituir, no âmbito das escolas públicas e particulares da municipalidade, o programa educacional previsto, observando-se, de forma cristalina, que o regramento legal conferido à matéria incursiona sobre o funcionamento dos órgãos da Administração Pública, disciplinando seu funcionamento e instituindo obrigações e, então, desponta indubitável a usurpação da competência privativa do chefe do Poder Executivo para disciplinar a matéria através da deflagração do processo legislativo constitucional. A imposição de atribuições a órgãos do Poder Executivo, por lei de iniciativa parlamentar, também, viola os artigos 112, § 1º, inciso II, alínea ¿d¿, e 145, VI, ambos da Carta Fluminense, porque a hipótese é de reserva de administração, conforme reafirmada jurisprudência do Supremo Tribunal Federal, inclusive, sob o regime da Repercussão Geral (Tema 917). Doutrina. Precedentes do Órgão Especial do TJRJ e do TJSP. DA INCURSÃO EM MATÉRIA DE COMPETÊNCIA PRIVATIVA DA UNIÃO. Lado outro, a Constituição da Republica estabelece em seu artigo 22 , XXIV , ser competência da União legislar sobre diretrizes e bases da educação nacional, enquanto em seu artigo 24 , IX , atribui à União, Estados e Distrito Federal a iniciativa legislativa concorrente para dispor sobre educação e ensino. Aos Municípios é reconhecida, apenas, a competência para suplementar a legislação federal e a estadual diante de interesse local que justifique a produção da norma (artigo 30, incisos I e II da Lex Legum). É dizer: os Municípios, de fato, não detêm autonomia plena para legislar sobre educação, mas podem baixar normas complementares para regular as especificidades locais na área de ensino, acatados as diretrizes emanadas da União e do Estado. No caso da legislação hostilizada, não se constata a existência da premissa imprescindível para que o Município em questão acrescentasse ao seu currículo de ensino o programa instituído, incorrendo em evidente descompasso ao positivado nos artigos 72, 74, inciso IX e 317, todos da Constituição Estadual que, reproduzem o disposto no artigo 22 , inciso XXIV e 24 , inciso IX , da Magna Carta . Consectariamente, além de disciplinar matéria que, em razão da necessidade de tratamento uniforme em todo o País, é de competência privativa da União (artigo 22 , XXIV , da CF ), a Lei Municipal nº 6.897/2021 do Município do Rio de Janeiro exorbitou do raio de competência suplementar reconhecida aos Municípios ao contrariar o sentido expresso nas diretrizes e bases da educação nacional estatuídos pela União (artigo 30 , II , da CF ). Precedentes do STF e do Órgão Especial deste Tribunal. Daí, ostentando o diploma legal vergastado gênese parlamentar, e prevendo a imposição de atribuições a órgãos integrantes da estrutura organizacional do Poder Executivo, em hialino desbordamento de sua competência legislativa suplementar, desponta patente a inconstitucionalidade arguida, a supedanear a acolhida do pleito exordial de fulminar a legislação vergastada. À derradeira, insta gizar que os efeitos da declaração de inconstitucionalidade, no caso vertente, serão os de regra no controle concentrado de constitucionalidade, isto é, erga omnes e ex tunc. PROCEDÊNCIA DA AÇÃO

  • STF - AÇÃO DIRETA DE INCONSTITUCIONALIDADE: ADI 4891 DF

    Jurisprudência • Decisão • 
    • Controle Concentrado de Constitucionalidade
    • Decisão de mérito

    Afirma que tais exigências restringem a atuação das entidades beneficentes, cujo desempenho nos seus variados setores tem complementado a atuação estatal e reduzido, ainda que a passos miúdos, o déficit... Afirma que a Constituição não exige lei complementar para disciplinar o § 7º do artigo 195, mas apenas lei ordinária... Assevera assim que caberia à lei ordinária referida pelo citado artigo regulamentar a constituição e o funcionamento das entidades beneficentes de assistência social

  • TRT-4 - Recurso Ordinário Trabalhista: ROT XXXXX20205040261

    Jurisprudência • Acórdão • 

    ADICIONAL DE INSALUBRIDADE. GRAU MÉDIO. RUÍDO. NÍVEIS SUPERIORES AOS LIMITES DE TOLERÂNCIA FIXADOS NO ANEXO 01 DA NR-15 DA PORTARIA 3.214/78 DO MTE. FORNECIMENTO INSUFICIENTE DE EPIs. DEVIDO. O trabalho desempenhado em exposição contínua ao fator de risco à saúde originado do agente ruído a níveis superiores aos limites de tolerância fixados no Anexo 01 da NR-15 da Portaria 3.214/78 do MTE, sem o fornecimento de equipamentos individuais de proteção em quantidade suficiente a elidir as formas de ação do agente insalubre, enseja o pagamento de adicional de insalubridade em grau médio. DANO MORAL. NÃO CARACTERIZAÇÃO. INDENIZAÇÃO INDEVIDA. Refeitório da empresa que demanda o percurso de trajeto de 150 metros a céu aberto e sujeita o trabalhador a eventuais intempéries não causa dano de ordem moral ao trabalhador, senão que no máximo mero dissabor. Não demonstrada a violação aos direitos personalíssimos da autora, não há cogitar de indenização por dano moral, nos termos do art. 5º , X , da CF .

Diários Oficiais que citam Constituição em Miúdos

  • AL-BA 06/04/2023 - Pág. 13 - Assembléia Legislativa do Estado da Bahia

    Diários Oficiais • 05/04/2023 • Assembléia Legislativa do Estado da Bahia

    da Igualdade Racial em Miúdos e 500 (quinhentos) livros Constituição em Miúdos II – 3ª Edição... em Miúdos I – 3ª Edição, 500 (quinhentos) livros Estatuto da Criança e do Adolescente – ECA em Miúdos, 500 (quinhentos) livros Lei Maria da Penha em Miúdos – 2ª Edição, 500 (quinhentos) livros Estatuto... suas atribuições HOMOLOGA à Inexigibilidade Nº 003/2023, Processo Nº 0887/2023, em nome do SENADO FEDERAL, CNPJ Nº00.XXXXX/0005-49, referente a aquisição de 500 (quinhentos) livros da coleção Constituição

  • DOM-SJC 10/05/2024 - Pág. 1 - NORMAL - DOM-SJC

    Diários Oficiais • 09/05/2024 • DOM-SJC

    Art. 2º O estudo da “Constituição em Miúdos” consistirá em: I - promover, fomentar e estimular o estudo e a compreensão da Constituição Federal , tendo como base a Constituição em Miúdos; II - expandir... em Miúdos em comemoração à promulgação da Constituição da República Federativa do Brasil, ocorrida em 5 de outubro de 1988... Art. 4º O Poder Executivo, caso necessário, poderá firmar convênio para impressão de exemplares da Constituição em Miúdos. Art. 5º O Poder Executivo regulamentará a presente Lei, no que couber

Modelos que citam Constituição em Miúdos

  • [Modelo] Exibição de documentos

    Modelos • 23/04/2021 • Marcos Albuquerque

    ARGUMENTOS JURÍDICOS Há um brocardo jurídico romano com a seguinte expressão da mihi factum, dabo tibi ius, trocando em miúdos, dá-me os fatos que lhe darei o direito... sessenta salários mínimos, bem como executar as suas sentenças. § 1o Não se incluem na competência do Juizado Especial Cível as causas: I - referidas no art. 109 , incisos II , III e XI , da Constituição Federal

  • Defesa Prévia Sindicância

    Modelos • 05/04/2023 • Renato Borges

    que é nossa Carta Magna , a Constituição da Republica Federativa do Brasil (1988)... RESPEITADOS PRINCÍPIO DA LEGALIDADE Pois bem, ao se falar em administração pública, ela é uma atividade que se desenvolve debaixo da lei, na forma da lei e para atingir os fins previstos na lei, "trocando em miúdos... Tendo em vista que a Constituição Federal é nossa lei suprema, toda a legislação infraconstitucional, portanto deverá absolver e obedecer tal princípio

  • Parecer do Ministério Público em Segundo Grau - Apelação - Porte de Drogas - Violação de Domicílio - Busca e Apreensão - Nulidade - Habeas Corpus de Ofício

    Modelos • 21/09/2015 • Rômulo de Andrade Moreira

    Da Constituição Federal... Sobre o cenário de muitos casos brasileiros, Cleunice Pitombo destaca: “Infelizmente, no Brasil e em outros lugares, em que o miúdo desconhece os próprios direitos, o abuso policial surge manifesto... Do consentimento a que se refere o art. 5.º , XI , da CF não se infere que poderão ser realizadas buscas sem determinação judicial, apenas sob a anuência do morador

Peças ProcessuaisCarregando resultados...
DoutrinaCarregando resultados...
ArtigosCarregando resultados...
NotíciasCarregando resultados...