Artigo 10 da Lei nº 12.016 de 07 de Agosto de 2009

Lei nº 12.016 de 07 de Agosto de 2009

Disciplina o mandado de segurança individual e coletivo e dá outras providências.
Art. 10. A inicial será desde logo indeferida, por decisão motivada, quando não for o caso de mandado de segurança ou lhe faltar algum dos requisitos legais ou quando decorrido o prazo legal para a impetração.
§ 1o Do indeferimento da inicial pelo juiz de primeiro grau caberá apelação e, quando a competência para o julgamento do mandado de segurança couber originariamente a um dos tribunais, do ato do relator caberá agravo para o órgão competente do tribunal que integre.
§ 2o O ingresso de litisconsorte ativo não será admitido após o despacho da petição inicial.
Julio Souza, Advogado
há 7 meses

Em julgamento virtual, STF decide acerca do Tema 846:

do processo com resolução de mérito, nos termos do art. 487, inciso I, do CPC/2015, combinado com o art. 10 da Lei ... que a contribuição social do artigo 1º da Lei Complementar 110/2001 …
Andrielly Ribeiro, Advogado
há 11 meses

Mandado de Segurança: o que é e para que serve?

. Art. 1º, Lei 12.016/2009: Conceder-se-á mandado de segurança para proteger direito líquido e certo, não amparado..., nos termos do art. 1º, § 2º da Lei 12.016/2009. Atos públicos destas …

Qual recurso interpor de uma decisão absurda proferida pela Turma Recursal do Juizado Especial Cível?

A resposta para a pergunta de qual recurso interpor de uma decisão absurda proferida pela Turma Recursal do Juizado Especial Cível é “a famosa” para todos os advogados e estudantes de direito:…

Recorribilidade de decisões interlocutórias no processo civil brasileiro na sistemática do Código de Processo Civil de 2015

SILVA, Victor Hugo Verissimo da SILVA, Iuri Daniel de Andrade BONINI, Luci Mendes de Melo RESUMO: O Código de Processo Civil de 2015 , uma vez que o referido diploma legal modificou processo civil…

Advogado, Mandado de Segurança em Concurso Público

Resumo: O presente estudo pretende analisar o novo posicionamento do Supremo Tribunal Federal, exarado no Recurso Extraordinário nº 227480, acerca do direito à nomeação do candidato aprovado em…
há 4 anos

Mandado de Segurança: Aplicação no Direito Previdenciário

UNIVERSIDADE CÂNDIDO MENDES GERSON MARTINS PIAUHY MANDADO DE SEGURANÇA E A SUA APLICAÇÃO NO DIREITO PREVIDENCIÁRIO São Paulo 2017 MANDADO DE SEGURANÇA E A SUA APLICAÇÃO NO DIREITO PREVIDENCIÁRIO…
XBCD Advogados, Advogado
há 4 anos

Declinação de competência: Impugnação via Agravo de Instrumento e a possibilidade do Mandado de Segurança

Como é certo, quando falamos de competência, tratamos sobre a fixação das atribuições de cada um dos órgãos jurisdicionais, sendo a demarcação dos limites dentro dos quais podem eles exercer a…

Nova sistemática recursal das decisões interlocutórias e o agravo de instrumento: desafios a serem enfrentados

O Novo Código de Processo Civil alterou de forma significativa as normas referentes aos Recursos, visando reduzir a morosidade na tramitação dos processos e conferir efetividade ao princípio da…

Breve análise do instituto do mandado de segurança

I N T RODUÇÃO É o presente trabalho uma pesquisa não exauriente sobre o remédio constitucional Mandado de Segurança, visando fazer-se compreender seu conceito, abrangência, respaldo legal e…

Aplicação subsidiária do Código de Processo Civil de 2015 as ações de mandado de segurança, mandado de injunção, ação popular e ação civil pública

A Constituição da Republica Federativa do Brasil de 88 arrolou no seu artigo 5º , incisos LXIX , LXX , LXXI e LXXIII determinadas ações judiciais para a realização e garantia dos direitos individuais…