Parágrafo 4 Artigo 310 do Decreto Lei nº 3.689 de 03 de Outubro de 1941

CPP - Decreto Lei nº 3.689 de 03 de Outubro de 1941

Art. 310. Após receber o auto de prisão em flagrante, no prazo máximo de até 24 (vinte e quatro) horas após a realização da prisão, o juiz deverá promover audiência de custódia com a presença do acusado, seu advogado constituído ou membro da Defensoria Pública e o membro do Ministério Público, e, nessa audiência, o juiz deverá, fundamentadamente: (Redação dada pela Lei nº 13.964, de 2019) (Vigência)
§ 4º Transcorridas 24 (vinte e quatro) horas após o decurso do prazo estabelecido no caput deste artigo, a não realização de audiência de custódia sem motivação idônea ensejará também a ilegalidade da prisão, a ser relaxada pela autoridade competente, sem prejuízo da possibilidade de imediata decretação de prisão preventiva. (Incluído pela Lei nº 13.964, de 2019) (Vigência) (Vide ADI 6.298) (Vide ADI 6.300) (Vide ADI 6.305)
Rayza Silva, Advogado
há 6 dias

Da legalidade da Audiência de Custódia - Após o prazo legal de 24 horas

 Em que pese haver a determinação legal do Art. 310, §4º do CPP – que aduz: “Transcorridas 24 (vinte e quatro) horas após o decurso do prazo estabelecido no caput deste artigo, a não realização de…
1
2
Pierre Reis, Estudante de Direito
há 5 meses

Direito Processual Penal: entenda tudo sobre a Audiência de Custódia.

Nos últimos anos, a busca por um sistema judicial mais justo e transparente tem levado a uma reavaliação profunda dos procedimentos adotados durante a prisão em flagrante. Nesse contexto, a audiência…
7
3

Custo de um Detento para o Estado e os Reflexos da Audiência de Custódia no Sistema Penitenciário do Estado de São Paulo.

RESUMO O presente trabalho aborda a contribuição da audiência de custódia na diminuição de presos provisórios no sistema penitenciário do Estado de São Paulo, correlacionando-se com o custo de um…
1
0

Pacote Anticrime Legislação Penal e Processual Penal

Qual é o verdadeiro propósito de combater a criminalidade no país, principalmente com relação aos crimes de natureza grave e que vêm crescendo no nosso país há décadas. Como o tráfico de drogas,…
2
0
Pamela Busa, Estudante de Direito
ano passado

O juiz de garantias e o sistema carcerário brasileiro

RESUMO: Este trabalho, tem o intuito de analisar o instituto do juiz de garantias, em especial a sua legislação, apresentando seus conceitos, sua responsabilidade, sua competência, a vedação, sua…
2
0

O Juiz das Garantias, Lei 13964/19.

Resumo: Este artigo tem por objetivo tratar acerca da decisão do Ministro do Supremo Tribunal Federal Luiz Fux que suspendeu a eficácia do art. 3A, introduzido no CPP através da Lei 13.964/19 e fazer…
1
0

Audiência de Custódia

1.  Audiência de Custódia, consiste em um ato em que a pessoa que tenha sua liberdade restringida, em flagrante delito nos termos do art. 310, § 4º do Código de Processo Penal, em seguida o flagrante…
1
0

Lei 13.964/2019

O Pacote anticrime, Lei 13.964/2019, tem sua origem no Ministério da Justiça e Segurança Pública, capitaneada pelo à época Ministro Sergio Moro, Ex-juiz Federal, para que fosse criado um projeto de…
2
0

Sistema Acusatório à Luz do Estado Democrático de Direito.

O presente artigo se propõe a analisar o sistema acusatório penal brasileiro em face dos direitos e garantias firmados na Constituição de 1988. A doutrina majoritária compreende ser no Brasil vigente…
1
0
Tamires Ribeiro, Advogado
há 2 anos

Audiência de Custódia

 Na área penal é uma audiência fundamental  Acontece sempre quando uma pessoa é presa em flagrante ou provisoriamente (manado de prisão judicial). I) PARA QUE SERVE  É uma audiência que a pessoa…
1
2