Artigo 5 da Medida Provisoria nº 936 de 01 de Abril de 2020

Medida Provisoria nº 936 de 01 de Abril de 2020

Institui o Programa Emergencial de Manutenção do Emprego e da Renda e dispõe sobre medidas trabalhistas complementares para enfrentamento do estado de calamidade pública reconhecido pelo Decreto Legislativo nº 6, de 20 de março de 2020, e da emergência de saúde pública de importância internacional decorrente do coronavírus (covid-19), de que trata a Lei nº 13.979, de 6 de fevereiro de 2020, e dá outras providências.
Art. 5º Fica criado o Benefício Emergencial de Preservação do Emprego e da Renda, a ser pago nas seguintes hipóteses:
I - redução proporcional de jornada de trabalho e de salário; e
II - suspensão temporária do contrato de trabalho.
§ 1º O Benefício Emergencial de Preservação do Emprego e da Renda será custeado com recursos da União.
§ 2º O Benefício Emergencial de Preservação do Emprego e da Renda será de prestação mensal e devido a partir da data do início da redução da jornada de trabalho e de salário ou da suspensão temporária do contrato de trabalho, observadas as seguintes disposições:
I - o empregador informará ao Ministério da Economia a redução da jornada de trabalho e de salário ou a suspensão temporária do contrato de trabalho, no prazo de dez dias, contado da data da celebração do acordo;
II - a primeira parcela será paga no prazo de trinta dias, contado da data da celebração do acordo, desde que a celebração do acordo seja informada no prazo a que se refere o inciso I; e
III - o Benefício Emergencial será pago exclusivamente enquanto durar a redução proporcional da jornada de trabalho e de salário ou a suspensão temporária do contrato de trabalho.
§ 3º Caso o empregador não preste a informação dentro do prazo previsto no inciso I do § 2º:
I - ficará responsável pelo pagamento da remuneração no valor anterior à redução da jornada de trabalho e de salário ou da suspensão temporária do contrato de trabalho do empregado, inclusive dos respectivos encargos sociais, até a que informação seja prestada;
II - a data de início do Benefício Emergencial de Preservação do Emprego e da Renda será fixada na data em que a informação tenha sido efetivamente prestada e o benefício será devido pelo restante do período pactuado; e
III - a primeira parcela, observado o disposto no inciso II, será paga no prazo de trinta dias, contado da data em que a informação tenha sido efetivamente prestada.
§ 4º Ato do Ministério da Economia disciplinará a forma de:
I - transmissão das informações e comunicações pelo empregador; e
II - concessão e pagamento do Benefício Emergencial de Preservação do Emprego e da Renda.
§ 5º O recebimento do Benefício Emergencial de Preservação do Emprego e da Renda não impede a concessão e não altera o valor do seguro-desemprego a que o empregado vier a ter direito, desde que cumpridos os requisitos previstos na Lei nº 7.998, de 11 de janeiro de 1990, no momento de eventual dispensa.
§ 6º O Benefício Emergencial de Preservação do Emprego e da Renda será operacionalizado e pago pelo Ministério da Economia.
§ 7º Serão inscritos em dívida ativa da União os créditos constituídos em decorrência de Benefício Emergencial de Preservação do Emprego e da Renda pago indevidamente ou além do devido, hipótese em que se aplica o disposto na Lei nº 6.830, de 22 de setembro de 1980, para a execução judicial.

Os Reflexos decorrentes das paralisações empresariais por força da Covid-19 nos contratos de trabalho

Resumo: Este trabalho busca demonstrar o atual cenário pandêmico e seus reflexos decorrentes das paralisações empresariais, bem como apresentar a aplicação do fato do príncipe e o princípio da força…

Cuidados com o benefício emergencial.

o que determina o artigo 5º da MPV 936/20 , veja: "Art. 5º Fica criado o Benefício Emergencial de Preservação do Emprego e da Renda...
Gisele Leite, Advogado
ano passado

Comentários ao Programa Emergencial de Manutenção de Emprego e Renda.

Constituição Federal brasileira, foi a Medida Provisória 936/2020 [1] . Observa-se que o açodamento das autoridades em legislar... quando, entre outros, dispuserem sobre: (Redação dada pela Medida P…
Alisson Tony, Advogado
ano passado

Medida provisória nº 936/2020 – Redução de jornada e de salário e suspensão contratual.

Medida provisória 936/2020 – Redução de jornada e de salário e suspensão contratual. Formulei o presente artigo..., formulo o presente artigo visando abordar e esclarecer os principais pontos …
Priscila Menezes, Advogado
ano passado

Perguntas e respostas sobre a suspensão temporária do contrato de trabalho nos termos da Medida Provisória nº 936/2020

01. Como deve ser feita a suspensão temporária do contrato de trabalho nos termos da medida provisória 936/2020...Perguntas e respostas sobre a suspensão temporária do contrato de trabalho nos …
Lília Soares, Advogado
ano passado

Análises das Medidas Provisórias 927 e 936/2020.

PROVISÓRIA. Conforme se pode denotar pelo disposto nos artigos 3 e 5 da Medida Provisória 936/20, os objetos do Programa... DE PRESERVAÇÃO DO EMPREGO E DA RENDA. Consoante ao que dispõe o artigo 5

MP 936 - Redução salarial ou Suspensão contratual e a falta de comunicação ao Ministério da Economia

estabelecido no Art. 5º , § 2º da MP 936 /2020, veja-se: § 2º O Benefício Emergencial de Preservação do Emprego e da Renda... de dez dias, contado da data da celebração do acordo; (Vide pela Medida
Lilia Soares, Advogado
ano passado

Análises das Medidas Provisórias 927,928 e 936 de 2020.

nos artigos 3 e 5 da Medida Provisória 936 /20, os objetos do Programa Emergencial para Preservação de Emprego e Renda são... o artigo 5 da Medida Provisória 936 /20, o benefício será custeado com …

8 coisas que você precisa saber sobre a suspensão e a redução do contrato de trabalho.

sua compreensão. A priori, a leitura desse artigo não substitui a leitura na integra da MP 936 publicada no dia 1º... de abril de 2020. TÓPICO 1º Não confunda o AUXÍLIO EMERGENCIAL com o BENEFICIO …
Elionai Soares, Advogado
ano passado

A obrigação do empregador de fornecer equipamentos de proteção individual aos seus empregados durante a pandemia do Covid-19

Medida provisória 936 de 01 de Abril de 2020. Diário Oficial da República Federativa do Brasil, Poder Executivo, Brasília.... Com a medida provisória 936/2020 o chamado Benefício Emergencial de …

Termo ou Assunto relacionado