HABEAS CORPUS HC 00432054120048190000 (TJ-RJ)Ementa: HABEAS CORPUS - HOMICÍDIO OUALIFICADO.HOMICÍDIO QUALIFICADO TENTADO. EXCESSO DE PRAZO.INOCORRÊNCIA. HABEAS CORPUS - HOMICÍDIO OUALIFICADO.HOMICÍDIO QUALIFICADO TENTADO. EXCESSO DE PRAZO.INOCORRÊNCIA. HABEAS CORPUS - HOMICÍDIO OUALIFICADO.HOMICÍDIO QUALIFICADO TENTADO. EXCESSO DE PRAZO.INOCORRÊNCIA. HABEAS CORPUS - HOMICÍDIO OUALIFICADO.HOMICÍDIO QUALIFICADO TENTADO.- EXCESSO DE PRAZO.INOCORRÊNCIA. - Estando perfeitamente justificado o atraso ocorrido, não há se falar em constrangimento ilegal, ainda mais, quando já pronunciado o réu, estando o feito aguardando o cumprimento de diligências requeridas pelas partes para designação de data para a sessão plenária.Ordem denegada.
RESTAURAÇÃO DE AUTOS RA 00367721620078190000 (TJ-RJ)Ementa: HOMICÍDIO QUALIFICADO. HOMICÍDIO QUALIFICADO TENTADO. PRISÃO PREVENTIVA. REVOGAÇÃO. AUSÊNCIA DOS PRESSUPOSTOS NECESSÁRIOS. HOMICÍDIO QUALIFICADO. HOMICÍDIO QUALIFICADO TENTADO. PRISÃO PREVENTIVA. REVOGAÇÃO. AUSÊNCIA DOS PRESSUPOSTOS NECESSÁRIOS. HOMICÍDIO QUALIFICADO. HOMICÍDIO QUALIFICADO TENTADO. PRISÃO PREVENTIVA. REVOGAÇÃO. AUSÊNCIA DOS PRESSUPOSTOS NECESSÁRIOS. HOMICÍDIO QUALIFICADO. HOMICÍDIO QUALIFICADO TENTADO.- PRISÃO PREVENTIVA.- REVOGAÇÃO.- AUSÊNCIA DOS PRESSUPOSTOS NECESSÁRIOS. - Não estando presentes os elementos necessários para a prisão cautelar, correta a decisão que revogou a prisão preventiva dos recorridos. - A prisão cautelar é medida de caráter extremo, somente admitida em situações excepcionais, quando demonstrada, em dados concretos, a presença de qualquer dos pressupostos à sua decretação. - Recurso improvido.
EMBARGOS INFRINGENTES E DE NULIDADE EI 00139075520028190038 (TJ-RJ)Ementa: EMBARGOS INFRINGENTES E DE NULIDADE. JÚRI.HOMICÍDIO QUALIFICADO. SOBERANIA DOS VEREDICTOS.AFASTAMENTO DA TESE DE HOMICÍDIO CULPOSO. EMBARGOS INFRINGENTES E DE NULIDADE. JÚRI.HOMICÍDIO QUALIFICADO. SOBERANIA DOS VEREDICTOS.AFASTAMENTO DA TESE DE HOMICÍDIO CULPOSO. EMBARGOS INFRINGENTES E DE NULIDADE. JÚRI.HOMICÍDIO QUALIFICADO. SOBERANIA DOS VEREDICTOS.AFASTAMENTO DA TESE DE HOMICÍDIO CULPOSO. EMBARGOS INFRINGENTES E DE NULIDADE.- JÚRI.HOMICÍDIO QUALIFICADO.- SOBERANIA DOS VEREDICTOS.AFASTAMENTO DA TESE DE HOMICÍDIO CULPOSO. - A decisão do nobre Conselho de Sentença no sentido de reconhecer que o agente praticou homicídio qualificado encontra respaldo no conjunto probatório, devendo, pois, ser mantida.Irrelevante que a tese defensiva de homicídio culposo tenha sido negada por quatro votos a três, eis que as decisões do Júri são tomadas por maioria, nos termos do artigo 488 , do Código de Processo Penal . - Recurso improvido.
Apelação Crime ACR 903879 PR 0090387-9 (TJ-PR)Ementa: APELAÇÃO CRIME - TRIBUNAL DO JÚRI - HOMICÍDIO CONSUMADO E TRÊS TENTATIVAS DE HOMICÍDIO - DESCLASSIFICAÇÃO PARA HOMICÍDIO CULPOSO E CONDENAÇÃO POR UM HOMICÍDIO TENTADO - ABSOLVIÇÃO QUANTO AOS DEMAIS - PROVIMENTO PARCIAL DO RECURSO. 1. Sendo manifestamente contrária à prova dos autos a desclassificação operada, impõe-se prover o recurso para sujeitar o réu a novo Júri, neste particular. 2. Absolvido o réu por dois crimes tentados (e não mera desclassificação), impõe-se tal reconhecimento. 3. Condenação que remanesce quanto a um homicídio tentado, impondo-se retificação da pena.
Homicídio QualificadoO Crime de Homicídio e suas Qualificadoras Homicídio Qualificado Ocorre o homicídio qualificado somente se o crime for cometido com dolo (com intenção de matar) e estiverem presentes as causas que o qualificam, que estão presentes no art. 121 , do Código Penal . Durante a investigação criminal, a acusação decide se uma ou mais dessas qualificadoras constarão na acusação. No julgamento, mesmo que seja condenado, o acusado pode ser considerado inocente, pelo júri , de cada qualificadora , que pode...
HABEAS CORPUS HC 00301809220038190000 (TJ-RJ)Ementa: HABEAS CORPUS. JÚRI. HOMICÍDIO QUALIFICADO. HOMICÍDIO QUALIFICADO. HOMICÍDIO QUALIFICADO TENTADO. EXCESSO DE PRAZO. CONSTRANGIMENTO ILEGAL. Réu pronunciado pela prática de dois homicídios qualificados, um deles tentado, não sofre constrangimento ilegal em razão de excesso de prazo, nos termos da Súmula nº 21, do Supremo Tribunal Federal, mormente quando o julgamento pelo Júri está aprazado para pouco mais de um mês. Inexistência de constrangimento ilegal. Ordem denegada.
Apelação Crime ACR 903879 PR Apelação Crime 0090387-9 (TJ-PR)Ementa: APELAÇÃO CRIME - TRIBUNAL DO JÚRI - HOMICÍDIO CONSUMADO E TRÊS TENTATIVAS DE HOMICÍDIO - DESCLASSIFICAÇÃO PARA HOMICÍDIO CULPOSO E CONDENAÇÃO POR UM HOMICÍDIO TENTADO - ABSOLVIÇÃO QUANTO AOS DEMAIS - PROVIMENTO PARCIAL DO RECURSO. 1. Sendo manifestamente contrária à prova dos autos a desclassificação operada, impõe-se prover o recurso para sujeitar o réu a novo Júri, neste particular. 2. Absolvido o réu por dois crimes tentados (e não mera desclassificação), impõe-se tal reconhecimento. 3. Condenação que remanesce quanto a um homicídio tentado, impondo-se retificação da pena.
AÇÃO PENAL AP 196 PB (STF)Ementa: RIXA, HOMICIDIO E TENTATIVA DE HOMICIDIO. 1. NÃO TENDO SIDO APURADO O AUTOR DO TIRO CAUSADOR DO HOMICIDIO, NÃO E ADMISSIVEL QUE POR ELE RESPONDAM TODOS OS PARTICIPANTES DA RIXA, QUE PRESSUPOE GRUPOS OPOSTOS. 2. EXTINTA, PELO DECURSO DE TEMPO, A AÇÃO PENAL PELA RIXA, DEVOLVEM-SE OS AUTOS A JUSTIÇA DO ESTADO, PARA PROSSEGUIMENTO DO PROCESSO PELA TENTATIVA DE MORTE IMPUTADA A DETERMINADO PARTICIPE DA RIXA.
AÇÃO PENAL AP 196 PB (STF)Ementa: RIXA, HOMICIDIO E TENTATIVA DE HOMICIDIO. 1. NÃO TENDO SIDO APURADO O AUTOR DO TIRO CAUSADOR DO HOMICIDIO, NÃO E ADMISSIVEL QUE POR ELE RESPONDAM TODOS OS PARTICIPANTES DA RIXA, QUE PRESSUPOE GRUPOS OPOSTOS. 2. EXTINTA, PELO DECURSO DE TEMPO, A AÇÃO PENAL PELA RIXA, DEVOLVEM-SE OS AUTOS A JUSTIÇA DO ESTADO, PARA PROSSEGUIMENTO DO PROCESSO PELA TENTATIVA DE MORTE IMPUTADA A DETERMINADO PARTICIPE DA RIXA.
Apelação Crime ACR 209614 PR Apelação Crime 0020961-4 (TJ-PR)Ementa: HOMICIDIO SIMPLES. JULGAMENTO. PEDIDO DE ABSOLVICAO OU, QUANDO NAO, DE DESCLASSIFICACAO DE HOMICIDIO DOLOSO PARA HOMICIDIO CULPOSO. Decisao em harmonia com a prova dos dos autos. A culpabilidade do acusado foi reconhecida pelo Conselho Permanente da Justiça Militar Estadual com suficiente respaldo probatorio.