Valdivino Sousa, Contador
há 27 dias

Jogos digitais desperta o interesse de alunos por Matemática

que é Matemático Pedagogo e Psicopedagogo. Mesmo depois que as escolas reabrirem, essa pode continuar sendo uma ferramenta...
Valdivino Sousa, Contador
há 2 meses

Como o cérebro desenvolve habilidades cognitivas com os números?

Como o cérebro desenvolve habilidades cognitivas com os números? Matemático, Pedagogo e Psicopedagogo Valdivino Sousa... #Habilidades #Cognitivas #Números #Trends , #XYZ #Pedagogo #Psicopedagogo
Valdivino Sousa, Contador
há 3 meses

Matemático explica sobre a Discalculia, como saber se a criança tem este distúrbio?

com especialização em Psicopedagogia , Valdivino Sousa , explica sobre o distúrbio da discalculia, que é quando a criança... multidisciplinar com o envolvimento de especialistas nas áreas de psicope…
Valdivino Sousa, Contador
há 4 meses

Como ensinar Matemática na Educação infantil com o cotidiano das crianças?

infantil com o cotidiano das crianças O Matemático e Pedagogo com especialização em Psicopedagogia, Valdivino Sousa, fala... com especialização em Psicopedagogia Cínica e institucional. Segundo …
Valdivino Sousa, Contador
há 4 meses

Psicopedagogia: para quem é indicado?

Psicopedagogia: para quem é indicado? Psicopedagogia para quem é indicado? muitos não sabem, mas a Psicopedagogia é..., neuropsicologia, medicina, entre outras áreas. Quem estuda Psicopedagogia
Milton Sousa, Jornalista
há 4 meses

O que é Psicopedagogia e para quem é indicado?

O que é Psicopedagogia e para quem é indicado? O que é Psicopedagogia e para quem é indicado? muitos não sabem..., mas a Psicopedagogia é o campo do saber formado pela psicologia e pela pedagogia, …
Valdivino Sousa, Contador
há 5 meses

Alunos se depara com novo método de ensino na pandemia Covid-19

. O Matemático , Pedagogo e Psicopedagogo Valdivino Sousa , autor do livro: Conheça as Vantagens e as Desvantagens da Educação á...
Senado
há 7 anos

Senadores aprovam regulamentação da profissão de psicopedagogo

A Comissão de Assuntos Sociais (CAS) aprovou nesta quarta-feira (5) projeto de lei da Câmara dos Deputados ( PLC 31/2010 ) que regulamenta a atividade de Psicopedagogia. Pelo texto, a profissão…
Senado
há 7 anos

Regulamentação da profissão de psicopedagogo está pronta para análise da CAS

Está pronto para ser votado pela Comissão de Assuntos Sociais (CAS) o PLC 31/2010, da ex-deputada Professora Raquel Teixeira, que regulamenta o exercício da atividade de psicopedagogia. A proposição…
Senado
há 8 anos

CE promove debate sobre regulamentação da psicopedagogia nesta quarta

A Comissão de Educação, Cultura e Esporte (CE) realiza, nesta quarta-feira (3), a partir das 10h, audiência pública para instruir a votação de projeto de lei da Câmara ( PLC 31/2010 ) que regulamenta…
Resultados da busca Jusbrasil para "Psicopedagogo"
APELAÇÃO/REEXAME NECESSÁRIO APELREEX 45895 PR 2002.70.00.045895-7 (TRF-4)
Jurisprudência03/06/2009Tribunal Regional Federal da 4ª Região
Ementa: IMPOSTO DE RENDA DESPESAS COM PSICOPEDAGOGIA. POSSIBILIDADE DE DEDUÇÃO. 1. Tendo em conta que a orientação psicopedagógica é função exercida pelo psicólogo, nos termos do art. 4º do Decreto nº 53.464/64, os gastos com tais serviços são dedutíveis do imposto de renda. 2. Apelação e remessa oficial desprovidas.
APELAÇÃO CÍVEL ApCiv 00062715020134036143 SP (TRF-3)
Jurisprudência01/08/2019Tribunal Regional Federal da 3ª Região
Ementa: AÇÃO DE MANDADO DE SEGURANÇA - CONCURSO PÚBLICO - CARGOS DE PSICOPEDAGOGO E PEDAGOGO - CONSELHO DE PSICOLOGIA A CONSIDERAR QUE O CARGO DE PSICOPEDAGOGO É PRIVATIVO DE PROFISSIONAIS DE SUA ALÇADA, ADMITINDO, CONTUDO, TRATAR-SE DE FUNÇÃO MULTIDISCIPLINAR - NECESSIDADE DE DILAÇÃO PROBATÓRIA - INADEQUAÇÃO DA VIA ELEITA - IMPROVIMENTO À APELAÇÃO DO CONSELHO 1. Nos termos do Edital 01/2013, dentre outros cargos, abriu o Município de Araras concurso para o provimento de cargos de Pedagogo e Psicopedagogo, exigindo para o primeiro formação em ensino superior no curso de Pedagogia e, para o segundo, ensino superior no curso de Pedagogia, com especialização que habilite o interessado ao cargo, fls. 22. 2. Em tal cenário de controvérsia, o próprio Conselho admite a pluralidade e encampação de atuação das profissões, ao assim se manifestar, fls. 281, segundo parágrafo : "No entanto, a Psicopedagogia constituindo-se numa atividade de natureza multiprofissional (...)". 3. Não se trata, aqui, vênias ao exemplo, de provimento de cargo de Psicólogo com exigência de formação superior em Direito, onde se flagra a ululante usurpação profissional inerente ao ramo da Psicologia, pois os campos do saber são destoantes. 4. Uma vez envolta a Psicopedagogia aos ramos da Pedagogia e da Psicologia, aos limites das raias do mandado de segurança, bem andou o E. Juízo de Primeiro Grau ao reconhecer a inadequação da via eleita, porquanto insuficientes os elementos presentes ao feito, para formação de convencimento jurisdicional acerca da extensão de ambas as formações acadêmicas. 5. Como bem depurado pela r. sentença, segundo norma do Conselho Nacional de Educação, numa análise perfunctória, inexistiria mácula na autuação do Pedagogo em seara de Psicopedagogia, fls. 271-v. 6.
Ap Cível/Rem Necessária AC 10223160014914001 MG (TJ-MG)
Jurisprudência14/03/2018Tribunal de Justiça de Minas Gerais
Ementa: PEDIDO DE TRATAMENTO COM PSICOPEDAGOGO. LAUDO PARTICULAR. IMPOSSIBILIDADE. - Segundo precedentes atuais, constitui a saúde e a educação direito do cidadão, com o que se deve visar à otimização dos recursos estatais a fim de procurar atender o maior número possível de indivíduos com os recursos existentes. O orçamento financeiro do Estado não é capaz de atender a todas as necessidades e cada caso concreto deve ser analisado com base no princípio da razoabilidade - Permitir o tratamento com psicopedagogo para um único menor - portador, ao que tudo indica, de TDH - certamente alavancaria um sem número de ações iguais, repetitivas, com base em precedentes que não podem ser satisfeitos, inclusive porque o atestado médico é de clínico particular -- não do SUS, como o exige a jurisprudência do STF.
Agravo de Instrumento AI 70067367375 RS (TJ-RS)
Jurisprudência21/06/2016Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul
Ementa: FORNECIMENTO DE SESSÕES PSICOPEDAGÓGICAS. BLOQUEIO DE VALORES. POSSIBILIDADE. CONCESSÃO DE TRATAMENTO EM DUPLICIDADE. INOCORRÊNCIA. 1. Em caso de descumprimento da tutela antecipada concedida, é cabível o bloqueio de valores, que nada mais é que a tutela específica da obrigação, havendo previsão legal no art. 497 e no art. 536 , § 1º , ambos do CPC/15 , aplicáveis às decisões que concedem tutela provisória, conforme estabelece o art. 519 do referido Código. 2. O determinado fornecimento de acompanhamento psicopedagógico não caracteriza a concessão de tratamento em duplicidade pelo fato de já haver acompanhamento psicológico do menor, porquanto tais modalidades de assistência são complementares, inclusive com expressa indicação acerca da sua necessidade em laudo médico. Ademais, a própria psicóloga que atende o adolescente, vinculada à rede pública de saúde, reconheceu a importância do tratamento concomitante realizado por psicopedagogo. NEGARAM PROVIMENTO. UNÂNIME. (Agravo de Instrumento Nº 70067367375, Oitava Câmara Cível, Tribunal de Justiça do RS, Relator: Luiz Felipe Brasil Santos, Julgado em 16/06/2016).
O psicopedagogo e a escola
Artigos06/10/2017Fernanda
Por Maria Cristina Basile Palermo ( www.educacaoehipismo.com.br ) Retomando o tema sobre a escolha da escola, hoje abordo a importância do psicopedagogo. É importante nos atentarmos para o fato de que boa parte do tempo a criança passa no ambiente escolar. Será lá que as principais etapas do crescimento e desenvolvimento, infância e juventude serão vividas. E por se tratar de um ambiente de aprendizagem, inúmeros fatores corroboram para uma boa absorção do conteúdo, bem como tantos outros dificu...
Reexame Necessário REEX 1150961 PR 0115096-1 (TJ-PR)
Jurisprudência02/04/2002Tribunal de Justiça do Paraná
Ementa: ADMINISTRATIVO - 'REEXAME NECESSÁRIO - MANDADO DE SEGURANÇA - MATRÍCULA DE MENOR QUE AINDA NÃO COMPLETOU A IDADE PREVISTA PARA O INGRESSO NA PRIMEIRA SÉRIE DO ENSINO FUNDAMENTAL MAS QUE POSSUI CONDIÇÕES PSICOPEDAGÓGICAS A TANTO - MANUTENÇÃO DA SENTENÇA. Se o menor, alfabetizado, possui condições psicopedagógicas mais que suficientes para cursar a primeira série do ensino fundamental, revela-se ilegal o ato negador da matrícula a pretexto de que, por questão de dias, não tinha ela atingido a idade prevista em norma estadual'.
AGRAVO DE INSTRUMENTO AG 38046 PR 2002.04.01.038046-0 (TRF-4)
Jurisprudência20/08/2003Tribunal Regional Federal da 4ª Região
Ementa: DESPESAS COM SERVIÇOS DE PSICOPEDAGOGIA. ART. 8º , II , DA LEI 9.250 /95. - Considerando que a orientação psicopedagógica é função do psicólogo, a teor do art. 4º do Decreto nº 53.464/64, os gastos do contribuinte com serviços desta natureza estão previstos entre os valores dedutíveis da base de cálculo do imposto de renda, nos termos do art. 8º, II, a, da Lei nº 9.250/92. - Agravo de instrumento provido. Agravo regimental prejudicado.
AGRAVO DE INSTRUMENTO AG 38046 PR 2002.04.01.038046-0 (TRF-4)
Jurisprudência20/08/2003Tribunal Regional Federal da 4ª Região
Ementa: DESPESAS COM SERVIÇOS DE PSICOPEDAGOGIA. ART. 8º , II , DA LEI 9.250 /95. - Considerando que a orientação psicopedagógica é função do psicólogo, a teor do art. 4º do Decreto nº 53.464/64, os gastos do contribuinte com serviços desta natureza estão previstos entre os valores dedutíveis da base de cálculo do imposto de renda, nos termos do art. 8º, II, a, da Lei nº 9.250/92. - Agravo de instrumento provido. Agravo regimental prejudicado.
AGRAVO DE INSTRUMENTO AI 00028941720188190000 RIO DE JANEIRO BANGU REGIONAL 4 VARA CIVEL (TJ-RJ)
Jurisprudência22/02/2018Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro
Ementa: CUSTEIO DE TRATAMENTOS DE EQUOTERAPIA, HIDROTERAPIA, PSICOPEDAGOGIA E PSICOMOTRICIDADE. EFICÁCIA DO TRATAMENTO E URGÊNCIA NÃO DEMONSTRADAS. NECESSIDADE DE CONTRADITÓRIO. 1. Criança portadora de transtorno de espectro autista que requereu tratamento multidisciplinar a ser custeado pelo plano de saúde. Indicação de terapia ocupacional pelo método Bobath e integração sensorial e seus equipamentos, fonoaudiologia baseado no conceito neuroevolutivo Bobath, IS e eletroestimulação, psicologia, psicopedagogia, psicomotricidade, hidroterapia e equoterapia. Negativa de cobertura de tratamento baseado em equoterapia, hidroterapia, psicopedagogia e psicomotricidade. 2. Inexistência de dado seguro que aponte a eficácia das terapias solicitadas, tampouco do perigo de dano irreparável para imposição imediata de tal prestação pelo plano de saúde agravante. 3. Urgência não caracterizada a justificar a concessão da tutela, sem que se observe a dialeticidade do processo e a produção de provas. 4. Precedentes jurisprudenciais. 5. Recurso conhecido a que se dá provimento.
Reexame Necessário REEX 1150961 PR Reexame Necessário 0115096-1 (TJ-PR)
Jurisprudência15/04/2002Tribunal de Justiça do Paraná
Ementa: ADMINISTRATIVO - 'REEXAME NECESSÁRIO - MANDADO DE SEGURANÇA - MATRÍCULA DE MENOR QUE AINDA NÃO COMPLETOU A IDADE PREVISTA PARA O INGRESSO NA PRIMEIRA SÉRIE DO ENSINO FUNDAMENTAL MAS QUE POSSUI CONDIÇÕES PSICOPEDAGÓGICAS A TANTO - MANUTENÇÃO DA SENTENÇA. Se o menor, alfabetizado, possui condições psicopedagógicas mais que suficientes para cursar a primeira série do ensino fundamental, revela-se ilegal o ato negador da matrícula a pretexto de que, por questão de dias, não tinha ela atingido a idade prevista em norma estadual'.
Buscar mais 41.617 resultados sobre "Psicopedagogo" na busca Jusbrasil