Alínea "e" do Inciso I do Artigo 1 Lc nº 64 de 18 de Maio de 1990

Lc nº 64 de 18 de Maio de 1990

Estabelece, de acordo com o art. 14, § 9º da Constituição Federal, casos de inelegibilidade, prazos de cessação, e determina outras providências.
Art. 1º São inelegíveis:
I - para qualquer cargo:
e) os que forem condenados, em decisão transitada em julgado ou proferida por órgão judicial colegiado, desde a condenação até o transcurso do prazo de 8 (oito) anos após o cumprimento da pena, pelos crimes: (Redação dada pela Lei Complementar nº 135, de 2010)
1. contra a economia popular, a fé pública, a administração pública e o patrimônio público; (Incluído pela Lei Complementar nº 135, de 2010)
2. contra o patrimônio privado, o sistema financeiro, o mercado de capitais e os previstos na lei que regula a falência; (Incluído pela Lei Complementar nº 135, de 2010)
3. contra o meio ambiente e a saúde pública; (Incluído pela Lei Complementar nº 135, de 2010)
4. eleitorais, para os quais a lei comine pena privativa de liberdade; (Incluído pela Lei Complementar nº 135, de 2010)
5. de abuso de autoridade, nos casos em que houver condenação à perda do cargo ou à inabilitação para o exercício de função pública; (Incluído pela Lei Complementar nº 135, de 2010)
6. de lavagem ou ocultação de bens, direitos e valores; (Incluído pela Lei Complementar nº 135, de 2010)
7. de tráfico de entorpecentes e drogas afins, racismo, tortura, terrorismo e hediondos; (Incluído pela Lei Complementar nº 135, de 2010)
8. de redução à condição análoga à de escravo; (Incluído pela Lei Complementar nº 135, de 2010)
9. contra a vida e a dignidade sexual; e (Incluído pela Lei Complementar nº 135, de 2010)
10. praticados por organização criminosa, quadrilha ou bando; (Incluído pela Lei Complementar nº 135, de 2010)

MP Eleitoral entra com impugnação de Gilmar Fabris por condenação criminal

O Ministério Público Eleitoral em Mato Grosso, por meio da Procuradoria Regional Eleitoral, requereu a impugnação da candidatura do deputado estadual Gilmar Fabris por condenação criminal. Além de…
0
0

TSE muda jurisprudência e decide que pirataria provoca inelegibilidade

O Tribunal Superior Eleitoral mudou sua jurisprudência vigente desde as eleições de 2014 e decidiu que crime de violação a direito autoral ofende o patrimônio privado e pode provocar inelegibilidade.
0
0

Tribunal Superior Eleitoral tem 64 súmulas válidas publicadas

Vejas as 64 súmulas válidas do TSE Súmula 2 Assinada e recebida a ficha de filiação partidária até o termo final do prazo fixado em lei, considera-se satisfeita a correspondente condição de…
3
0

Revisão criminal por si só não afasta declaração de inelegibilidade na Justiça eleitoral

Na linha do parecer da Procuradoria-Geral Eleitoral, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) julgou improcedente, na sessão dessa segunda-feira, 21 de novembro, ação rescisória de Raimundo Wanderlan…
0
0

Revisão criminal por si só não afasta declaração de inelegibilidade na Justiça eleitoral

Na linha do parecer da Procuradoria-Geral Eleitoral, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) julgou improcedente, na sessão dessa segunda-feira, 21 de novembro, ação rescisória de Raimundo Wanderlan…
0
0

Candidato a prefeito mais votado em Araújos tem indeferimento mantido pelo TRE

Mais um candidato a prefeito que saiu vencedor nas urnas teve o indeferimento mantido pela Justiça Eleitoral. Nesta terça-feira (22), o Tribunal mineiro julgou o registro de candidatura de Francisco…
0
0

Série Inelegibilidades: cidadãos condenados por órgão colegiado ficam inelegíveis

A segunda reportagem da série de matérias sobre inelegibilidades destaca as alíneas “e” e “f” do artigo 1º da Lei Complementar (LC) nº 135/2010, mais conhecida como Lei da Ficha Limpa. A norma,…
1
0
JurisWay
há 8 anos

Série Inelegibilidades: cidadãos condenados por órgão colegiado ficam inelegíveis

A segunda reportagem da série de matérias sobre inelegibilidades destaca as alíneas e e f do artigo 1º da Lei Complementar (LC) nº 135/2010, mais conhecida como Lei da Ficha Limpa. A norma,…
1
0

Corte mantém indeferimento de registro de ex-prefeito de Divinópolis

A Corte Eleitoral, em sessão nesta segunda-feira (19), manteve, por unanimidade, o indeferimento do registro de candidatura de Galileu Teixeira Machado (PMDB) a prefeito da cidade de Divinópolis pela…
0
0

Viamão: acatada impugnação de candidato condenado por crimes praticados enquanto era Secretário Municipal

Nesta quinta-feira, 1º, foi acolhida pelo Juiz Eleitoral da 72ª Zona Eleitoral da Comarca de Viamão a ação de impugnação do Ministério Público Eleitoral contra a candidatura, requerida pelo Partido…
0
0