Artigo 9 da Lei nº 12.462 de 04 de Agosto de 2011

Lei nº 12.462 de 04 de Agosto de 2011

Institui o Regime Diferenciado de Contratações Públicas - RDC; altera a Lei nº 10.683, de 28 de maio de 2003, que dispõe sobre a organização da Presidência da República e dos Ministérios, a legislação da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) e a legislação da Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero); cria a Secretaria de Aviação Civil, cargos de Ministro de Estado, cargos em comissão e cargos de Controlador de Tráfego Aéreo; autoriza a contratação de controladores de tráfego aéreo temporários; altera as Leis nºs 11.182, de 27 de setembro de 2005, 5.862, de 12 de dezembro de 1972, 8.399, de 7 de janeiro de 1992, 11.526, de 4 de outubro de 2007, 11.458, de 19 de março de 2007, e 12.350, de 20 de dezembro de 2010, e a Medida Provisória nº 2.185-35, de 24 de agosto de 2001; e revoga dispositivos da Lei nº 9.649, de 27 de maio de 1998.
Subseção I
Do Objeto da Licitação
Art. 9º Nas licitações de obras e serviços de engenharia, no âmbito do RDC, poderá ser utilizada a contratação integrada, desde que técnica e economicamente justificada.
Art. 9º Nas licitações de obras e serviços de engenharia, no âmbito do RDC, poderá ser utilizada a contratação integrada, desde que técnica e economicamente justificada e cujo objeto envolva, pelo menos, uma das seguintes condições: (Redação dada pela Medida Provisória nº 630, de 2013)
(Revogado)
I - inovação tecnológica ou técnica; (Incluído pela Medida Provisória nº 630, de 2013)
(Revogado)
II - possibilidade de execução com diferentes metodologias; ou (Incluído pela Medida Provisória nº 630, de 2013)
(Revogado)
III - possibilidade de execução com tecnologias de domínio restrito no mercado. (Incluído pela Medida Provisória nº 630, de 2013)
(Revogado)
Art. 9º Nas licitações de obras e serviços de engenharia, no âmbito do RDC, poderá ser utilizada a contratação integrada, desde que técnica e economicamente justificada e cujo objeto envolva, pelo menos, uma das seguintes condições: (Redação dada pela Lei nº 12.980, de 2014)
I - inovação tecnológica ou técnica; (Incluído pela Lei nº 12.980, de 2014)
II - possibilidade de execução com diferentes metodologias; ou (Incluído pela Lei nº 12.980, de 2014)
III - possibilidade de execução com tecnologias de domínio restrito no mercado. (Incluído pela Lei nº 12.980, de 2014)
§ 1º A contratação integrada compreende a elaboração e o desenvolvimento dos projetos básico e executivo, a execução de obras e serviços de engenharia, a montagem, a realização de testes, a pré-operação e todas as demais operações necessárias e suficientes para a entrega final do objeto.
§ 2º No caso de contratação integrada:
I - o instrumento convocatório deverá conter anteprojeto de engenharia que contemple os documentos técnicos destinados a possibilitar a caracterização da obra ou serviço, incluindo:
a) a demonstração e a justificativa do programa de necessidades, a visão global dos investimentos e as definições quanto ao nível de serviço desejado;
b) as condições de solidez, segurança, durabilidade e prazo de entrega, observado o disposto no caput e no § 1º do art. 6º desta Lei;
c) a estética do projeto arquitetônico; e
d) os parâmetros de adequação ao interesse público, à economia na utilização, à facilidade na execução, aos impactos ambientais e à acessibilidade;
II - o valor estimado da contratação será calculado com base nos valores praticados pelo mercado, nos valores pagos pela administração pública em serviços e obras similares ou na avaliação do custo global da obra, aferida mediante orçamento sintético ou metodologia expedita ou paramétrica; e
II - o valor estimado da contratação será calculado com base nos valores praticados pelo mercado, nos valores pagos pela administração pública em serviços e obras similares ou na avaliação do custo global da obra, aferida mediante orçamento sintético ou metodologia expedita ou paramétrica. (Redação dada pela Medida Provisória nº 630, de 2013)
(Revogado)
II - o valor estimado da contratação será calculado com base nos valores praticados pelo mercado, nos valores pagos pela administração pública em serviços e obras similares ou na avaliação do custo global da obra, aferida mediante orçamento sintético ou metodologia expedita ou paramétrica. (Redação dada pela Lei nº 12.980, de 2014)
III - será adotado o critério de julgamento de técnica e preço. (Revogado pela Medida Provisória nº 630, de 2013)
(Revogado)
III - ( Revogado ). (Redação dada pela Lei nº 12.980, de 2014)
§ 3º Caso seja permitida no anteprojeto de engenharia a apresentação de projetos com metodologias diferenciadas de execução, o instrumento convocatório estabelecerá critérios objetivos para avaliação e julgamento das propostas.
§ 4º Nas hipóteses em que for adotada a contratação integrada, é vedada a celebração de termos aditivos aos contratos firmados, exceto nos seguintes casos:
I - para recomposição do equilíbrio econômico-financeiro decorrente de caso fortuito ou força maior; e
II - por necessidade de alteração do projeto ou das especificações para melhor adequação técnica aos objetivos da contratação, a pedido da administração pública, desde que não decorrentes de erros ou omissões por parte do contratado, observados os limites previstos no § 1º do art. 65 da Lei nº 8.666, de 21 de junho de 1993.
§ 5º Se o anteprojeto contemplar matriz de alocação de riscos entre a administração pública e o contratado, o valor estimado da contratação poderá considerar taxa de risco compatível com o objeto da licitação e as contingências atribuídas ao contratado, de acordo com metodologia predefinida pela entidade contratante. (Incluído pela Lei nº 13.190, de 2015)

Petição Inicial - TRF01 - Ação Anulatória/Desconstitutiva de Decisão Administrativa c/c Cobrança, Pedido de Compensação por Danos Morais e Pleito de Tutela de Urgência de - Procedimento Comum Cível - de Consorcio Concreta Ecla e Concreta Tecnologia Em Engenharia

EXMO(A). SR(A). DR(A). JUIZ DA VARA FEDERAL DA SEÇÃO JUDICÁRIA DO ESTADO DA BAHIA. CONSÓRCIO CONCRETA/ECLA ("CCE") , inscrito no CNPJ/MF sob o n. , (doc.01 - instrumento de constituição), liderado…

Recurso - TRF01 - Ação Espécies de Contratos - Procedimento Comum Cível - de Consorcio Concreta Ecla, Concreta Tecnologia Em Engenharia e Ecla Engenheiros Consultores contra União Federal e Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia

ADVOCACIA-GERAL DA UNIÃO PROCURADORIA-GERAL DA UNIÃO PROCURADORIA-REGIONAL DA UNIÃO DA 1a REGIÃO NÚCLEO ESPECIALIZADO (PRU1R/CORESP/NUESP) SETOR DE AUTARQUIAS SUL - QUADRA 3 - LOTE 5/6, ED. MULTI…

Recurso - TRF01 - Ação Execução Contratual - Apelação Cível - de União Federal contra Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia, Consorcio Transoceanico Salvador, Constran - Construcoes e Comercio e Construtora Queiroz Galvao

EXCELENTÍSSIMO(A) SENHOR(A) DOUTOR(A) JUIZ(A) FEDERAL DA 14a VARA DA SEÇÃO JUDICIÁRIA DO DISTRITO FEDERAL PROCESSO N.: APELANTE: UNIÃO APELADA: CONSORCIO TRANSOCEANICO SALVADOR, CONSTRAN S/A -…

Recurso - TRF01 - Ação Execução Contratual - Procedimento Comum Cível - de Consorcio Transoceanico Salvador, Constran - Construcoes e Comercio e Construtora Queiroz Galvao contra Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia e União Federal

EXCELENTÍSSIMO(A) SENHOR(A) DOUTOR(A) JUIZ(A) FEDERAL DA 14a VARA DA SEÇÃO JUDICIÁRIA DO DISTRITO FEDERAL PROCESSO N.: APELANTE: UNIÃO APELADA: CONSORCIO TRANSOCEANICO SALVADOR, CONSTRAN S/A -…

Página 9 do Diário Oficial do Município da Serra (DOM-SERRA) de 11 de Abril de 2022

DIÁRIO OFICIAL DO MUNICÍPIO DA SERRA ATOS MUNICIP 6 XV - as sanções; XVI - a opção pelo RDC; e XVII - outras indicações específicas da licitação. § 1º Integram o instrumento convocatório, como…

Página 12 do Diário Oficial do Município da Serra (DOM-SERRA) de 11 de Abril de 2022

§ 2º O contrato de eficiência terá por objeto a prestação de serviços, que poderá incluir a realização de obras e o fornecimento de bens, com o objetivo de proporcionar economia ao órgão ou entidade…

Página 13 do Diário Oficial do Município da Serra (DOM-SERRA) de 11 de Abril de 2022

DIÁRIO OFICIAL DO MUNICÍPIO DA SERRA ATOS MUNICIP 10 § 4º Salvo quando aprovado relatório técnico conforme previsto no inciso II do § 2º e inciso II do § 4º do art. 42 deste Decreto, o licitante da…

Página 94 da NORMAL do Diário Oficial do Estado do Espírito Santo (DOEES) de 11 de Abril de 2022

DIÁRIO OFICIAL DO MUNICÍPIO DA SERRA ATOS MUNICIP 6 XV - as sanções; XVI - a opção pelo RDC; e XVII - outras indicações específicas da licitação. § 1º Integram o instrumento convocatório, como…

Página 97 da NORMAL do Diário Oficial do Estado do Espírito Santo (DOEES) de 11 de Abril de 2022

§ 2º O contrato de eficiência terá por objeto a prestação de serviços, que poderá incluir a realização de obras e o fornecimento de bens, com o objetivo de proporcionar economia ao órgão ou entidade…

Página 98 da NORMAL do Diário Oficial do Estado do Espírito Santo (DOEES) de 11 de Abril de 2022

DIÁRIO OFICIAL DO MUNICÍPIO DA SERRA ATOS MUNICIP 10 § 4º Salvo quando aprovado relatório técnico conforme previsto no inciso II do § 2º e inciso II do § 4º do art. 42 deste Decreto, o licitante da…