Parágrafo 5 Artigo 4 da Lei nº 12.850 de 02 de Agosto de 2013

Lei nº 12.850 de 02 de Agosto de 2013

Define organização criminosa e dispõe sobre a investigação criminal, os meios de obtenção da prova, infrações penais correlatas e o procedimento criminal; altera o Decreto-Lei nº 2.848, de 7 de dezembro de 1940 (Código Penal); revoga a Lei nº 9.034, de 3 de maio de 1995; e dá outras providências.
Art. 4º O juiz poderá, a requerimento das partes, conceder o perdão judicial, reduzir em até 2/3 (dois terços) a pena privativa de liberdade ou substituí-la por restritiva de direitos daquele que tenha colaborado efetiva e voluntariamente com a investigação e com o processo criminal, desde que dessa colaboração advenha um ou mais dos seguintes resultados:
§ 5º Se a colaboração for posterior à sentença, a pena poderá ser reduzida até a metade ou será admitida a progressão de regime ainda que ausentes os requisitos objetivos.

A rescisão do acordo de delação premiada

A RESCISÃO DO ACORDO DE DELAÇÃO PREMIADA Rogério Tadeu Romano Sob o ponto de vista processual, a delação premiada consiste na afirmação feita por um acusado, ao ser interrogado em juízo ou ouvido…
1
0
ano passado

Colaboração Premiada: Alegações Finais e o Direito à AmplaDefesa e ao Contraditório

RESUMO : O presente artigo tem como objetivo analisar o momento de apresentação das alegações finais, nos crimes abrangidos pela Lei de Organização Criminosa (Lei nº. 12.850/2013), quando existente a…
1
0

Ouro, Prata, Bronze e Diamante: as pontes do Direito Penal

A doutrina penal adora trazer nomes peculiares para seus institutos. Por exemplo, as contravenções penais são comumente conhecidas como delitos liliputianos; o crime impossível é denominado de “quase…
20
9
Icaro Silva, Advogado
há 2 anos

Crime do Colarinho Branco

UNIVERSIDADE DE ARARAQUARA FACULDADE DE DIREITO GRADUAÇÃO EM DIREITO ICARO DE SOUZA GOMES DA SILVA A DELAÇÃO PREMIADA E SUA RELAÇÃO COM A TEORIA DOS CRIMES DE COLARINHO BRANCO ARARAQUARA 2020 ICARO…
1
0
Douglas Garcia, Estudante de Direito
há 3 anos

Colaboração premiada e o combate eficaz à corrupção.

Douglas Barbosa Garcia COLABORAÇÃO PREMIADA E O COMBATE EFICAZ À CRIMINALIDADE Douglas Barbosa Garcia COLABORAÇÃO PREMIADA E O COMBATE EFICAZ À CRIMINALIDADE Trabalho Científico . 2021 RESUMO O…
1
0
Leandro Antonio, Bacharel em Direito
há 3 anos

Colaboração Premiada

RESUMO O presente artigo tem a finalidade de demonstrar as transformações e as discussões que o instituto da Colaboração Premiada traz ao ordenamento jurídico brasileiro. Expresso no artigo 4º da lei…
4
0

Colaboração premiada

O que é colaboração premiada? Primeiramente é importante ressaltar a diferença entre a colaboração premiada e a delação premiada. A legislação brasileira prevê estes dois institutos, que possibilitam…
1
0

O Instituto da Colaboração Premiada face às Organizações Criminosas

GUIMARÃES MONTEIRO, Rafael. 2018. 1 INTRODUÇÃO O presente trabalho, em seu primeiro capítulo, trata da figura das organizações criminosas, com a apresentação da causa que proporcionou que esta figura…
1
0
Thainã Arrabal, Estudante de Direito
há 4 anos

Delação Premiada.

INTRODUÇÃO 1 DO CRIME ORGANIZADO 1.1 Aspectos históricos do crime organizado 1.2 Organização criminosa no sistema jurídico brasileiro 1.3 Características do crime organizado 2 A DELAÇÃO PREMIADA NA…
4
0

Análise crítica sobre a nova lei de organização criminosa no combate ao crime organizado

Resumo: O Brasil não possuía um conceito legal acerca do que seria organização criminosa. Assim sendo, era utilizada a Convenção de Palermo para conceituar organização criminosa, objeto deste estudo.
2
0