Decreto dispensa a autenticação de livros contábeis na escrituração digital

Foi publicado no Diário Oficial o Decreto nº 9.555, de 2018, que trata da autenticação de livros contábeis de pessoas jurídicas não sujeitas ao Registro do Comércio. Este ato complementa os avanços…
Márcio Balduchi, Contador
ano passado

Decreto que dispensa autenticação de livros contábeis para todas as empresas que utilizam o SPED é publicado

Foi publicado, no Diário Oficial de ontem (7/11), o Decreto nº 9.555, de 2018, que trata da autenticação de livros contábeis de pessoas jurídicas não sujeitas ao Registro do Comércio. Este ato…

A DCTFweb será acessada pelo eCAC e emitirá as guias para recolhimento.

A DCTFWeb é gerada a partir das informações prestadas no eSocial e na EFD-Reinf, escriturações digitais integrantes do Sistema Público de Escrituração Digital (SPED). Transmitidas as apurações, o…

EFD-Contribuições: Divulgada Orientação da Migração para EFD-Reinf

Devem as entidades componentes do Grupo 1 (faturamento no ano de 2016 acima de R$ 78.000.000,00) a que se refere a Instrução Normativa RFB 1.701/2017, sujeitas à escrituração da CPRB na EFD-Reinf,…

Conselho Federal de Contabilidade integra nova fase do Sped

O desafio de unificar a prestação e o arquivamento das informações fiscais, agilizando o trabalho de empresas e agentes públicos foi tema do Fórum de Simplificação e Integração Tributária, realizado…

eSocial: mais que uma tendência, um projeto que veio para ficar

Apesar do prazo apertado, são poucos os que conhecem este projeto – que foi criado pelo Governo Federal paraconsolidar o envio de informações pelo empregador (seja este pessoa física ou jurídica) em…

Escrituração Fiscal Digital de Retenções e Outras Informações Fiscais (EFD-REINF)

Por meio da Instrução Normativa RFB nº 1.701, de 14/03/2017 (DOU de 16/03/2017), foi instituída a Escrituração Fiscal Digital de Retenções e Outras Informações Fiscais ( EFD-REINF ). A EFD-REINF…

Decreto estabelece obrigatoriedade da Nota Fiscal Eletrônica em PE

A Secretaria da Fazenda do Estado de Pernambuco (Sefaz-PE) divulgou hoje, através do decreto 43.733 no Diário Oficial do Estado, a obrigatoriedade da utilização da Nota Fiscal Eletrônica – NF-e…
Neide Rosati, Advogado
há 4 anos

Penalidades aplicadas ao Sped, Icms e Ipi

ICMS – SP Muitas empresas entendem que, em São Paulo, não existem penalidades para a entrega em atraso da EFD ICMS/IPI. Ledo engano. Toda ação ou omissão praticada pelo sujeito passivo, seja em…

Receita publica IN que dispõe sobre escrituração para indústrias de bebidas e de fumo

A Receita Federal publicou hoje (21/6), a Instrução Normativa nº 1652 que dispõe sobre a obrigatoriedade de escrituração do Livro de Registro de Controle da Produção e do Estoque (Bloco K do SPED)…
Resultados da busca Jusbrasil para "Sistema Público de Escrituração Digital (Sped)"
Entenda o Sistema Público de Escrituração Digital - SPED.
Notícias12/02/2018Alexis
Conceitua-se SPED o sistema que unifica as atividades de recepção, validação, armazenamento e autenticação de livros e documentos que integram a escrituração comercial e fiscal dos empresários e das sociedades empresárias, mediante fluxo único, computadorizado, de informações. Conhecendo o sistema. O Decreto 6.022 /07 instituiu o SPED (Sistema Público de Escrituração Digital). Assim, o SPED é um instrumento que visa unificar várias atividades, dentre elas: recepção de dados, validação, armazenam...
Sistema Público de Escrituração Digital (Sped): tema de curso no CRCPR
Curitiba, 2 de abril de 2009. Destacando a preocupação do Conselho com a atualização dos profissionais, o presidente do CRCPR, Paulo Caetano, abriu hoje, 2 de abril, no auditório do CRCPR, em Curitiba, o curso do Programa de Educação Continuada do CRCPR sobre o Sistema Público de Escrituração Digital (Sped). Iniciado em Palotina e Jacarezinho, no dia 9 de março, o programa está sendo ministrado em 52 cidades do estado, totalizando 104 cursos somente nesse semestre. O instrutor Edison Garcia Juni...
Rio de Janeiro passa a utilizar SPED - Sistema Público de Escrituração Digital para apuração do ICMS
Notícias30/05/2019COAD
Com a medida, o Estado reduz a burocracia para cumprimento da sua principal obrigação tributária. O Estado do Rio de Janeiro anunciou que deixará de exigir a entrega da GIA-ICMS - Guia de Informação e Apuração do ICMS, sua principal obrigação tributária acessória. O Imposto será apurado através da EFD ICMS-IPI, do Sistema Público de Escrituração Digital (Sped). O Sped é uma plataforma de captação de documentos fiscais e escriturações exigidas, tanto pelo fisco federal, no caso a Receita Federal,...
Buscar mais 1.362 resultados sobre "Sistema Público de Escrituração Digital (Sped)" na busca Jusbrasil Notícias