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Jurisprudência que cita Painel Intergovernamental Sobre Mudanças Climáticas Ipcc

  • STF - ARGUIÇÃO DE DESCUMPRIMENTO DE PRECEITO FUNDAMENTAL: ADPF 708 DF

    Jurisprudência • Acórdão • 
    • Controle Concentrado de Constitucionalidade
    • Decisão de mérito

    Ementa: Direito constitucional ambiental. Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental. Fundo Clima. Não destinação dos recursos voltados à mitigação das mudanças climáticas. Inconstitucionalidade. Violação a compromissos internacionais. 1. Trata-se de arguição de descumprimento de preceito fundamental por meio da qual se alega que a União manteve o Fundo Nacional sobre Mudanca do Clima (Fundo Clima) inoperante durante os anos de 2019 e 2020, deixando de destinar vultosos recursos para o enfrentamento das mudanças climáticas. Pede-se: (i) a retomada do funcionamento do Fundo; (ii) a decretação do dever da União de alocação de tais recursos e a determinação de que se abstenha de novas omissões; (iii) a vedação ao contingenciamento de tais valores, com base no direito constitucional ao meio ambiente saudável. 2. Os documentos juntados aos autos comprovam a efetiva omissão da União, durante os anos de 2019 e 2020. Demonstram que a não alocação dos recursos constituiu uma decisão deliberada do Executivo, até que fosse possível alterar a constituição do Comitê Gestor do Fundo, de modo a controlar as informações e decisões pertinentes à alocação de seus recursos. A medida se insere em quadro mais amplo de sistêmica supressão ou enfraquecimento de colegiados da Administração Pública e/ou de redução da participação da sociedade civil em seu âmbito, com vistas à sua captura. Tais providências já foram consideradas inconstitucionais pelo Supremo Tribunal Federal em reiteradas decisões. Nesse sentido: ADI 6121 , Rel. Min. Marco Aurélio (referente à extinção de múltiplos órgãos colegiados); ADPF 622 , Rel. Min. Luís Roberto Barroso (sobre alteração do funcionamento do Conselho Nacional da Criança e do Adolescente – CONANDA); ADPF 623 -MC, Relª. Minª. Rosa Weber (sobre a mesma problemática no Conselho Nacional de Meio Ambiente – CONAMA); ADPF 651 , Relª. Minª. Cármen Lúcia (pertinente ao Conselho Deliberativo do Fundo Nacional do Meio Ambiente - FMNA). 3. O funcionamento do Fundo Clima foi retomado às pressas pelo Executivo, após a propositura da presente ação, liberando-se: (i) a integralidade dos recursos reembolsáveis para o BNDES; e (ii) parte dos recursos não reembolsáveis, para o Projeto Lixão Zero, do governo de Rondônia. Parcela remanescente dos recursos não reembolsáveis foi mantida retida, por contingenciamento alegadamente determinado pelo Ministério da Economia. 4. Dever constitucional, supralegal e legal da União e dos representantes eleitos, de proteger o meio ambiente e de combater as mudanças climáticas. A questão, portanto, tem natureza jurídica vinculante, não se tratando de livre escolha política. Determinação de que se abstenham de omissões na operacionalização do Fundo Clima e na destinação dos seus recursos. Inteligência dos arts. 225 e 5º, § 2º, da Constituição Federal ( CF). 5. Vedação ao contingenciamento dos valores do Fundo Clima, em razão: (i) do grave contexto em que se encontra a situação ambiental brasileira, que guarda estrita relação de dependência com o núcleo essencial de múltiplos direitos fundamentais; (ii) de tais valores se vincularem a despesa objeto de deliberação do Legislativo, voltada ao cumprimento de obrigação constitucional e legal, com destinação específica. Inteligência do art. 2º , da CF e do art. 9º , § 2º , da Lei de Responsabilidade Fiscal - LC 101 /2000 ( LRF ). Precedente: ADPF 347 -MC, Rel. Min. Marco Aurélio. 6. Pedido julgado procedente para: (i) reconhecer a omissão da União, em razão da não alocação integral dos recursos do Fundo Clima referentes a 2019; (ii) determinar à União que se abstenha de se omitir em fazer funcionar o Fundo Clima ou em destinar seus recursos; (iii) vedar o contingenciamento das receitas que integram o Fundo. 7. Tese: O Poder Executivo tem o dever constitucional de fazer funcionar e alocar anualmente os recursos do Fundo Clima, para fins de mitigação das mudanças climáticas, estando vedado seu contingenciamento, em razão do dever constitucional de tutela ao meio ambiente ( CF , art. 225 ), de direitos e compromissos internacionais assumidos pelo Brasil ( CF , art. 5º , § 2º ), bem como do princípio constitucional da separação dos poderes ( CF , art. 2º , c/c o art. 9º , § 2º, LRF ).

  • TRT-10 - XXXXX20205100111

    Jurisprudência • Sentença • 

    Segundo o Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC), as mudanças do clima tendem a potencializar problemas de saúde preexistentes... Além disso, num contexto de mudança climática, as populações serão afetadas de forma desigual... Muito se fala dos impactos das mudanças climáticas sobre o meio ambiente, nas áreas econômica e social

  • TRT-10 - : ATSum XXXXX20205100111 DF

    Jurisprudência • Sentença • 

    Segundo o Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC), as mudanças do clima tendem a potencializar problemas de saúde preexistentes... Além disso, num contexto de mudança climática, as populações serão afetadas de forma desigual... Muito se fala dos impactos das mudanças climáticas sobre o meio ambiente, nas áreas econômica e social

Peças Processuais que citam Painel Intergovernamental Sobre Mudanças Climáticas Ipcc

Diários Oficiais que citam Painel Intergovernamental Sobre Mudanças Climáticas Ipcc

  • AL-GO 31/10/2023 - Pág. 52 - Assembléia Legislativa do Estado de Goiás

    Diários Oficiais • 30/10/2023 • Assembléia Legislativa do Estado de Goiás

    Como afirmou o IPCC (Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas), "o aquecimento global é inequívoco e a influência humana no clima é clara."... Os relatórios do Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC) são claros em relação à influência humana no aumento das temperaturas globais e os impactos devastadores que isso acarreta, desde... A regulamentação do mercado de créditos de carbono é uma resposta necessária às mudanças climáticas

  • DOSP 23/11/2023 - Pág. 86 - Suplementos - Diário Oficial do Estado de São Paulo

    Diários Oficiais • 22/11/2023 • Diário Oficial do Estado de São Paulo

    Esta é a afirmação de mais de 800 cientistas do mundo inteiro, 21 deles do Brasil, que integram o IPCC (Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas) em seu Sexto Relatório de Avaliação (AR6)... Neste sentido, o Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC) - organização criada no âmbito das Nações Unidas que tem como objetivo sintetizar e divulgar informações sobre o aquecimento... global e mudanças climáticas - alerta que o único nível tolerável de emissão de gases de efeito estufa é zero

  • AL-GO 21/02/2024 - Pág. 63 - Assembléia Legislativa do Estado de Goiás

    Diários Oficiais • 20/02/2024 • Assembléia Legislativa do Estado de Goiás

    Esta é a afirmação de mais de 800 cientistas do mundo inteiro, 21 deles do Brasil, que integram o IPCC (Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas) em seu Sexto Relatório de Avaliação (AR6)... A educação para a ação climática é fundamental para alimentar a conscientização sobre a urgência e a gravidade das mudanças climáticas... A educação climática aborda os conceitos científicos por trás das mudanças climáticas, incluindo as causas, os efeitos e as projeções futuras

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