Inciso II do Artigo 30 da Constituição Federal de 1988

Constituição Federal de 1988

Nós, representantes do povo brasileiro, reunidos em Assembléia Nacional Constituinte para instituir um Estado Democrático, destinado a assegurar o exercício dos direitos sociais e individuais, a liberdade, a segurança, o bem-estar, o desenvolvimento, a igualdade e a justiça como valores supremos de uma sociedade fraterna, pluralista e sem preconceitos, fundada na harmonia social e comprometida, na ordem interna e internacional, com a solução pacífica das controvérsias, promulgamos, sob a proteção de Deus, a seguinte CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL.
Art. 30. Compete aos Municípios:
II - suplementar a legislação federal e a estadual no que couber; (Vide ADPF 672)

[Resumo] Informativo STF 1096

Olá, pessoal Fiquem atentos aos novos julgados divulgados pelo Supremo Tribunal Federal no Informativo de Jurisprudências nº 1096. Não se esqueçam de acessar a íntegra da nova edição para conhecer as…
2
0

[Resumo] Informativo nº 1077/2022 do Supremo Tribunal Federal

Olá, amigos e amigas! Vamos conhecer o resumo dos principais julgados de mais uma edição do informativo de jurisprudências do STF? Acesse a íntegra da Edição nº 1077 AQUI . Abraço, Plenário DIREITO…
7
0

[Resumo] Informativo nº 1073/2022 do Supremo Tribunal Federal

Olá, amigos e amigas! Vamos conhecer o resumo dos principais julgados de mais uma edição do informativo de jurisprudências do STF? Acesse a íntegra da Edição nº 1073 AQUI . Abraço, Plenário DIREITO…
12
2

[Resumo] Informativo nº 1060/2022 do Supremo Tribunal Federal

Olá, pessoal! Mais um informativo de jurisprudências do STF está no ar! Conheça a íntegra da Edição nº 1060 AQUI . Abaixo, o resumo dos principais julgados da edição. Abraços e até a próxima!…
6
3

TJ-SP anula lei municipal que obrigava estudo da Bíblia em escolas públicas

Via @consultor_juridico | A Administração Pública não pode proibir ou impor comportamento algum a terceiro, salvo se estiver previamente embasada em determinada lei que lhe faculte proibir ou impor…
2
1
Fabiana Campos, Advogado
há 3 anos

STF assegura competência suplementar dos municípios e concorrente dos governos estaduais e distrital na adoção de medidas contra o Covid-19

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), concedeu em parte medida cautelar da Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental nº 672, proposta pelo Conselho Federal da…
1
0

A repartição horizontal da competência legislativa concorrente sobre o meio ambiente e no combate ao COVID-19. Jurisprudência do STF (e CRÍTICAS...).

(*) ATENÇÃO! A Câmara Legislativa do Município TXP aprovou uma lei regulamentando a proteção ao meio ambiente daquela localidade. Em ação movida por empresa de construção, pretendendo anular…
1
0

Lei municipal que restringe transporte por aplicativo, como Uber, é inconstitucional

bit.ly/2OxkAYk | A proibição ou restrição da atividade de transporte individual é inconstitucional, por violação aos princípios da livre iniciativa e da livre concorrência. Com esse entendimento, o…
3
0

Coronavírus no Direito Constitucional

Neste estado de Pandemia, muitas dúvidas surgiram de quem pode fazer o que em relação às competências legislativas da União, Estados, Municípios e DF. A primeira coisa que precisamos lembrar é que em…
1
0
Caio Mattos, Advogado
há 4 anos

AGU não pode forçar estados e municípios a relaxar quarentena, como quer Bolsonaro

Ainda que a Advocacia-Geral da União venha a tentar forçar judicialmente estados e municípios a seguir as ordens do governo federal sobre relaxamento das medidas de isolamento social — como quer o…
2
1