Art. 29A da Constituição Federal - Constituição Federal de 88

Constituição Federal de 1988

ÍNDICE TEMÁTICO
Art. 29-A. O total da despesa do Poder Legislativo Municipal, incluídos os subsídios dos Vereadores e excluídos os gastos com inativos, não poderá ultrapassar os seguintes percentuais, relativos ao somatório da receita tributária e das transferências previstas no § 5o do art. 153 e nos arts. 158 e 159, efetivamente realizado no exercício anterior: (Incluído pela Emenda Constitucional nº 25, de 2000)
I - 7% (sete por cento) para Municípios com população de até 100.000 (cem mil) habitantes; (Redação dada pela Emenda Constituição Constitucional nº 58, de 2009) (Produção de efeito)
II - 6% (seis por cento) para Municípios com população entre 100.000 (cem mil) e 300.000 (trezentos mil) habitantes; (Redação dada pela Emenda Constituição Constitucional nº 58, de 2009)
III - 5% (cinco por cento) para Municípios com população entre 300.001 (trezentos mil e um) e 500.000 (quinhentos mil) habitantes; (Redação dada pela Emenda Constituição Constitucional nº 58, de 2009)
IV - 4,5% (quatro inteiros e cinco décimos por cento) para Municípios com população entre 500.001 (quinhentos mil e um) e 3.000.000 (três milhões) de habitantes; (Redação dada pela Emenda Constituição Constitucional nº 58, de 2009)
V - 4% (quatro por cento) para Municípios com população entre 3.000.001 (três milhões e um) e 8.000.000 (oito milhões) de habitantes; (Incluído pela Emenda Constituição Constitucional nº 58, de 2009)
VI - 3,5% (três inteiros e cinco décimos por cento) para Municípios com população acima de 8.000.001 (oito milhões e um) habitantes. (Incluído pela Emenda Constituição Constitucional nº 58, de 2009)
§ 1o A Câmara Municipal não gastará mais de setenta por cento de sua receita com folha de pagamento, incluído o gasto com o subsídio de seus Vereadores. (Incluído pela Emenda Constitucional nº 25, de 2000)
§ 2o Constitui crime de responsabilidade do Prefeito Municipal: (Incluído pela Emenda Constitucional nº 25, de 2000)
I - efetuar repasse que supere os limites definidos neste artigo; (Incluído pela Emenda Constitucional nº 25, de 2000)
II - não enviar o repasse até o dia vinte de cada mês; ou (Incluído pela Emenda Constitucional nº 25, de 2000)
III - enviá-lo a menor em relação à proporção fixada na Lei Orçamentária. (Incluído pela Emenda Constitucional nº 25, de 2000)
§ 3o Constitui crime de responsabilidade do Presidente da Câmara Municipal o desrespeito ao § 1o deste artigo. (Incluído pela Emenda Constitucional nº 25, de 2000)

Ex-presidente da Câmara de Eldorado do Sul terá de ressarcir R$ 114 mil

Em sessão do Tribunal Pleno desta quarta-feira (03), o Tribunal de Contas do Estado (TCE-RS) considerou regulares, com ressalvas, as contas de gestão do exercício de 2012, ex-presidente da Câmara de…
TCE/MS
há 4 anos

Pleno do TCE-MS aplica R$ 16,6 mil em multas e reprova contas de 2010 de Corguinho

O Pleno do Tribunal de Contas de Mato Grosso do Sul (TCE/MS) analisou nesta quarta-feira (20/05) um total de 26 processos e julgou seis deles irregulares. Os conselheiros Iran Coelho, Ronaldo Chadid,…

Novos indicadores ajudam TCE-SP a aumentar eficiência administrativa

A análise das contas públicas pelos Tribunais de Contas é motivo de muitas preocupações e críticas, em razão de acharem ser culpa do Tribunal uma análise inflexível, o que, na verdade, deve-se ao…

PRE/SP obtém impugnação de mais quatro candidatos fichas sujas

 A Procuradoria Regional Eleitoral em São Paulo (PRE/SP), em ações promovidas pelo titular André de Carvalho Ramos, obteve o indeferimento do registro de candidatura de quatro candidatos “fichas…

PRE/SP obtém impugnação de mais quatro candidatos fichas sujas

A Procuradoria Regional Eleitoral em São Paulo (PRE/SP), em ações promovidas pelo titular André de Carvalho Ramos, obteve o indeferimento do registro de candidatura de quatro candidatos fichas sujas.

Contas de Governo de Nobres tem parecer favorável

O Tribunal de Contas de Mato Grosso emitiu parecer prévio à aprovação das Contas Anuais de Governo da Prefeitura Municipal de Nobres, exercício de 2013 sob a responsabilidade de Sebastião Gilmar Luiz…
TCE/MS
há 5 anos

Pleno do TCE/MS julga 27 processos de prestações de contas e rejeita quatro

Os conselheiros do Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso do Sul (TCE/MS) rejeitaram quatro processos de prestações de contas, e responderam a uma consulta de gestor público de órgão…
Rafael Costa, Advogado
há 6 anos

Lei do município de Aporá altera o artigo 29 da Constituição!

Circula nas redes sociais notícia de que fora aprovada, no município de Aporá, lei municipal que altera o inciso IV do artigo 29 da Constituição Federal . Incrédulo, pesquisei no JusBrasil para ver…
TCE/MS
há 6 anos

“Repasse ao Poder Legislativo Municipal relativo a Cosip deve observar a totalidade dos recursos arrecadados”, esclarece TCE/MS

O presidente da Câmara Municipal de Ponta Porã, Caio Augusto Cesar de Souza Moraes encaminhou ao Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso do Sul, através de Consulta questionamento sobre a…

"Mais de 90% das Câmaras Municipais têm suas contas rejeitadas", diz conselheiro do TCE

Mais de 90% das Câmaras Municipais do Maranhão têm as prestações de contas rejeitadas pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE), afirmou o conselheiro-substituto do Tribunal de Contas do Estado,…